eventos esportivos e competições: em eventos esportivos de inverno ou competições de ciclismo e motocross, a balaclava é permitida e muitas vezes essencial pra garantir a segurança e o desempenho dos atletas.
Art. 1º Fica proibido o ingresso ou a permanência de pessoas utilizando capacete, balaclava ou qualquer tipo de cobertura que oculte a face nos estabelecimentos privados comerciais, industriais e prestadores de serviço, bem como nas repartições públicas em que haja atendimento ao público.
Importante acessório de proteção para para qualquer motociclista, principalmente em dias mais frios. Além de fazer parte das roupas para motociclista, a balaclava protege o seu rosto, pescoço e cabeça do vento cortante na estrada. Esse peça traz bastante conforto no dia a dia e também tem preço acessível.
A proposta foi aprovada por unanimidade e, se sancionada pelo Poder Executivo, ficará proibida a entrada de pessoas em estabelecimentos comerciais, industriais e financeiros, repartições públicas e prestadoras de serviços, hospitais e maternidades, com capacete ou a conhecida touca ninja.
Polícial PRF falando sobre o uso do capacete aberto nas rodovias: 17 de junho de 2020
A Polícia Penal pode usar balaclava?
A balaclava não pode ser usada de qualquer forma, disse elee. “Trata-se de um equipamento necessário a determinadas atividades policiais e sua utilização deverá ser justificada pelo comandante da unidade. Não poderá ser um equipamento que simplesmente encubra o rosto de alguém.”
A Balaclava X11, conhecida também como touca ninja, é uma segunda pele feita em tecido flexível com proteção térmica ideal para os motociclistas no combate ao frio e calor. Usada embaixo do capacete, a Balaclava tem tamanho único e pode ser usada tanto por homens quanto por mulheres.
Usar a balaclava pode ser uma ótima maneira de aumentar o nosso conforto e proteção durante as atividades ao ar livre. Você pode usá-la quando for dar aquela corridinha marota de manhã. Essa peça protegerá você do vento, principalmente nos dias mais frios.
Segundo o PL, fica proibido carregar qualquer tipo de objeto no braço e antebraço pelo condutor de motos e similares. O descumprimento será considerado falta gravíssima, acarretando a retenção do veículo e pagamento de multa.
Se você é praticante de esportes pode até conhecer esse EPI por outro nome, já que ele é muito usado especialmente por pilotos profissionais e amadores de motocross e corridas em geral. Entretanto, fora do ambiente laboral, esse EPI é comumente conhecido como “touca ninja”.
Por isso, é recomendável retirar a balaclava ao entrar em lugares fechados ou movimentados, e utilizá-la apenas durante a prática esportiva ou em ambientes onde sua função é necessária.
Em jeito de conclusão, fica o leitor a saber que não há qualquer impedimento legal. Usar luvas é uma decisão do condutor, em nome do seu conforto e segurança. Se optar por conduzir com este acessório, o importante é que faça com luvas indicadas para a condução.
ATENÇÃO: No Brasil, adquirir ou utilizar colete à prova de balas sem autorização, ou que não esteja registrado em seu nome é crime inafiançável (mais informações no site DFPC). Respeite a lei e mantenha regularizados todos os seus produtos e documentos.
Em seu Artigo 2º, a nova lei estabelece: “É especialmente proibido o uso de máscara ou qualquer outra forma de ocultar o rosto do cidadão com o propósito de impedir-lhe a identificação”, diante disso, o tema tem sido objeto de grande debate no meio acadêmico, razão pela qual, faremos algumas considerações.
§1º Excetuam-se os equipamentos de proteção individual, aprovados pelo Cmt GCM, que poderão ser usados, exclusivamente, em operações em que se faça necessário seu uso. Art. 8º É vedado ao guarda civil municipal o uso de peças, equipamentos ou uniformes das Forças Armadas, Forças Auxiliares ou paramilitares.
Não se deve transportar um capacete numa mochila. O equipamento pode balançar e desestabilizar o condutor. Além disso, em caso de quedas, a pessoa pode sofrer lesões mais graves e o capacete ficará danificado.
O Colete para Motoboy é utilizado como proteção individual, suas faixas são altamente refletivas e fluorescentes. Equipamento de uso obrigatório conforme a resolução do CONTRAN 219 que estabelece a segurança através deste item para todo motoboy, mototáxi, motoqueiros e ciclistas, que trasportam cargas.
Popularmente a balaclava também é denominada gorro de ninja e em Portugal como "passa-montanhas". O nome "balaclava" tem origem na localidade de Balaclava, na Crimeia (Ucrânia). Durante a Guerra da Crimeia, gorros tricotados eram enviados a tropas britânicas para protegê-las do frio extremo da região.
A balaclava é essencial para garantir conforto e higiene no capacete, além de proteger a pele contra o vento e o frio. Junto com a película anti-embaçante vira o combo perfeito! 🏍️💥
Ideal para proteção do rosto, a Balaclava Preta é uma máscara que envolve toda cabeça e pescoço do usuário. Balaclavas são itens muito indicados para uso operacional e em jogos de airsoft, pois ajuda a proteger o rosto de disparos e empecilhos existentes na selva.
Apesar da alta procura desse tipo de capacete com bluetooth, conforme destacou a reportagem do Jornal da Record, segundo a lei, ter o equipamento não é proibido, mas o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) determina que ele não pode ser usado por quem está pilotando para fazer chamadas com o celular ou ouvir música.
É proibida, segundo a resolução 292/2008 do Contran, a modificação de rodas e pneus que ultrapassem os limites do pára-lamas da motocicleta. A modificação do tamanho dos pneus também é ilegal.
Entrou em vigor nesta sexta-feira (3) a lei nacional que torna obrigatório o uso de máscaras de proteção facial em espaços públicos, como ruas e praças, em veículos de transporte público, incluindo carros de aplicativos de transporte, e em locais privados acessíveis ao público.