Segundo o art. 230, inciso 5º, do CTB, veículos não registrados e devidamente licenciados não têm o salvo-conduto para circular em áreas urbanas e públicas. Isso inclui, é claro, as nossas valentes motos de trilha. A desobediência a essa regra constitui infração gravíssima.
Então, conforme o art. 230, inciso 5º, do Código de Trânsito Brasileiro, os veículos que não estejam registrados e devidamente licenciados, não podem andar em vias urbanas e públicas. Isso inclui as motos de trilha.
230, inciso 5º, do Código de Trânsito Brasileiro, sujeitando o infrator às penalidades de multa e apreensão do veículo, além da medida administrativa de remoção do veículo.
As motos de trilha podem não estar equipadas com os dispositivos obrigatórios para veículos de rua, como luzes, espelhos e buzina, tornando-as perigosas para a circulação em vias públicas.
É possível rodar com uma moto de trilha em vias públicas, se estiver licenciada e devidamente registrada no Detran. Conforme o artigo 230 e inciso 5 do Código Brasileiro de Trânsito, a falta de documentação de uma moto pode gerar algumas penalidades, como multas e apreensão do veículo.
PODE ANDAR COM MOTO DE TRILHA NA RUA? COMO ANDAR SEM PROBLEMAS!
Pode andar de moto de trilha na BR?
A desobediência a essa regra constitui infração gravíssima. Traduzindo para o português claro: prepare-se para uma dança das multas, apreensão do veículo e até mesmo uma medida administrativa de recolher sua amada motocicleta. Mas há exceções? A realidade é que a moto de trilha não é feita para rodar em vias públicas.
Diante desta realidade, a melhor opção é cumprir a lei e não ter problemas: caso se queira fazer do off-road um esport/hobby frequente, o ideal é optar pelas CRF, que devem ser transportadas até a trilha em picapes ou carretas, e não rodando.
Portanto, o documento legal que comprova propriedade do dono sobre o veículo de trilha é a nota fiscal de compra. A nota fiscal de compra de uma moto de trilha deverá estar no nome do atual proprietário, pois a mesma será usada como documento de comprovação de propriedade.
Como se sabe, as motos de trilha são produtos ideais para recreação, e elas contém apenas a numeração do motor e do chassi, os quais são relacionados à nota fiscal. Portanto, esses produtos não têm numeração de Renavam, e consequentemente não necessitam de emplacamento.
Modelos como a mini moto de trilha 125cc Pro Tork podem ser pilotados por crianças a partir de 5 anos. É uma mini moto de trilha a gasolina que pesa menos de 50 quilos. A mini moto de trilha da Pro Tork modelo TR 100F também é indicada para quem tem mais de 5 anos.
Já falamos acima que moto de trilha na cidade não é permitido – ela não pode circular em vias de asfalto. O proprietário deve colocá-la sobre um reboque e levá-la para uma área rural – sem esquecer da nota fiscal da moto para comprovar a procedência caso haja fiscalização.
É muito comum as pessoas se perguntarem se moto paga IPVA. A resposta é: sim! Na publicação a seguir, mostramos quais as regras de cada região com base nos anúncios de 2024 e que devem se repetir em 2025.
Basta acessar a ficha de Bens e Direitos, escolher o grupo "02 - Bens Móveis" e o código 01, que é referente a veículo automotor terrestre. “No caso dos veículos automotores, deve preencher com o número do Renavam no campo correspondente.
Devido ao seu formato e construção, estes pneus não são permitidos nas vias públicas e devem somente ser utilizados em competições ou ambientes fora de estrada.
Apesar das reformas pelas quais passam, os pneus remold não têm a mesma qualidade – não oferecem a mesma segurança – do que pneus novos. Além disso, os pneus remold não são recomendados para rodar em estradas. Então, se você está planejando uma viagem, melhor não contar com pneus remold.
O Conselho Regional de Farmácia (CRF) pode aplicar multa por ausência de farmacêutico responsável técnico em drogaria no momento da fiscalização. Esse foi o entendimento da 7ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1).
O valor de uma moto de trilha pode variar bastante dependendo da marca, modelo, ano de fabricação e condição geral da moto. Algumas motos de trilha novas podem custar cerca de R$ 10.000, enquanto outras mais avançadas e de alta performance podem custar mais de R$ 30.000.
De acordo com a Comissão de Viação e Transportes, somente veículos com potência superior a 125 cilindradas estão autorizados a circular em vias federais de trânsito rápido. Se o seu automóvel se enquadrar nessa categoria e cumprir com as outras normas, você pode aproveitar as rodovias nacionais.