Além de problemas com sujeira no motor, essa maior admissão de ar pode gerar consumo de combustível elevado. O primeiro motivo para isso é a mistura destas partículas com o combustível, que irá queimar de forma mais irregular, provocando assim maior injeção e logo consumo.
Sim, dependendo da legislação local, tirar o mangote da moto dá multa. O uso incorreto do mangote pode fazer com que você seja multado pois em muitos locais a legislação de trânsito estabelece limites específicos de ruído para veículos motorizados.
O artigo 244 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece regras essenciais para o uso seguro de motocicletas, motonetas e ciclomotores. Ele proíbe comportamentos perigosos, como: Empinar a motocicleta (popularmente conhecido como “dar grau”). Transitar sem capacete adequado, tanto para condutor quanto passageiro.
Entre 20% e 50% do limite da via: infração grave, multa de R$ 195,23 e acréscimo de cinco pontos na CNH. Acima de 50% do limite da via: infração gravíssima, multa de R$ 293,47, que pode ser multiplicada por três, acréscimo de sete pontos da CNH.
Ou seja, a função do filtro de ar é restringir a entrada de partículas indesejadas no motor, como poeira, sujeiras, areia, pequenos insetos e demais detritos que podem causar danos caso não sejam filtradas.
“Em geral, uma vela dura entre 10 mil e 12 mil quilômetros”, diz o engenheiro da NGK. A durabilidade é menor do que nos automóveis, pois os motores de motocicletas alcançam rotações mais altas.
O que acontece se eu tirar o filtro da minha moto?
Isso porque, naturalmente, o oxigênio carrega diversas partículas e impurezas minúsculas que, sem o filtro de ar da moto, entrariam diretamente na câmara de combustão, comprometendo a queima de gasolina, acelerando o desgaste dos componentes do cabeçote — como pistões, válvulas, guias e sedes — e, claro, prejudicando a ...
Posso usar um filtro de ar esportivo na minha moto?
A instalação de um filtro de ar esportivo é uma modificação popular entre os entusiastas de carros e motos. Os filtros de ar esportivos podem melhorar o desempenho do veículo, proporcionando um ganho de potência e um som mais agressivo.
A função do filtro de ar esportivo é a mesma que um filtro de ar padrão, porém o diferencial dele é que a peça consegue colocar mais ar para a câmara de combustão dentro do motor. Isso faz com que o veículo consiga realizar uma maior queima de combustível, consequentemente ele ganha um pouco mais potência.
O artigo 4º, § 4º, estabelece que no período noturno a viseira deve ser a de padrão cristal. Obviamente o piloto não poderá usar viseiras fumês ou espelhadas quando estiver escuro, já que atrapalha sua visão para identificar pedestres, sinalização e demais veículos.
Quem pilota nas estradas brasileiras provavelmente já ouviu falar do artigo 244, ou artigo do grau, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Junto deste apelido, ele se tornou popular por ser sinônimo de regulamentação contra manobras arriscadas em vias públicas.
Dessa maneira, se você for flagrado com a viseira totalmente levantada enquanto conduz sua motocicleta, ou com capacete sem viseira e sem os óculos de proteção, você será autuado por cometer uma infração. Assim, o condutor deverá arcar com o valor de R$ 88,38 e terá 3 pontos adicionados ao seu documento de habilitação.
Poder você pode nesse caso vai entrar mais oxigênio, mais mistura, vai gerar até mais potência, mas vai ter um risco de desgaste prematuro e até mesmo quebra no seu motor, do contrário você pode utilizar sem o filtro mas vai ter que correr esse riscos aí ao andar com a motocicleta.
O filtro de óleo protege o motor da motocicleta contra sujeiras que podem prejudicá-lo. Ele desempenha um papel fundamental na redução do desgaste das peças internas e no controle da temperatura do motor. É uma peça que exerce influência direta sobre o desempenho geral da moto.
Sem o filtro de ar antes do motor, todas as partículas de poeiras e outros detritos penetrarão na câmara de combustão, trazendo sérios problemas ao motor do veículo.
Inciso I (2ª parte) – não utilização de vestuário de acordo com as normas e especificações aprovadas pelo Contran: embora o Código de Trânsito esteja em vigor desde 1998, o Conselho Nacional de Trânsito ainda não regulamentou qual deve ser o vestuário adequado para os condutores de motocicletas, motonetas e ...
O escapamento esportivo é permitido por lei desde que a peça tenha o catalisador. O escapamento esportivo é permitido em carros e motos, desde que respeitem as normas de ruído e emissão de gases poluentes. Caso o veículo exceda o limite de ruído permitido, o agente de trânsito pode aplicar uma multa.