É definitivamente possível, e provavelmente bastante comum. Quando eu estava na faculdade, eu e outra garota com meu nome tínhamos que encaminhar e-mails da escola uma para a outra porque as pessoas os enviavam para a pessoa errada.
Entretanto temos diversos casos de pessoas como mesmo nome e sobrenome que são chamadas de homônimos. Sei que isso é muito difícil de acontecer, mas talvez em um grande empresa não seja. Podemos falar que é improvável, mas não que é impossível.
Nomes homônimos são literalmente o mesmo nome, ou seja, o que diferencia essas pessoas são os seus documentos pessoais, como CPF, RG e Inscrição perante o INSS.
é normal ter homônimos (pessoas com mesmo nome/sobrenome). ele pode ter o msm nome que você, mas o que diferencia é o CPF, data de nascimento e nome da mãe.
E essa acepção foi mantida em português. Por isso, ao nos referirmos a pessoas que têm o mesmo nome próprio, dizemos que elas são xarás e, ainda, que uma é xará da outra. Existe também outra forma de se utilizar o vocábulo xará: como vocativo.
“Xará” é sinônimo de homônimo. Além disso, “xará” escreve-se com X, nunca com CH. Isso porque essa palavra vem do termo tupi xa'ra, que deriva de xe'rera: “aquele que leva o meu nome”.
O que acontece se duas pessoas tiverem o mesmo nome?
Os gemeos que tiverem nome igual deverão ser inscriptos com duplo prenome ou nome completo diverso, de modo a se poderem distinguir uns dos outros. (Dec. n. 9.886, cit., art.
Sim, é. Depende da origem do sobrenome. Sou parente de todos que têm o meu sobrenome, já que ele se originou de uma área específica e não surgiu independentemente em outros lugares.
O IBGE disponibiliza uma ferramenta online chamada "Nomes no Brasil", que possibilita investigar a popularidade dos nomes. Este website oferece informações curiosas sobre os nomes registrados no país, classificados por gênero, cidades e estados.
Como saber se alguém tem o mesmo nome completo que eu?
IBGE traz divisão por gêneros, cidades e estados em todo o Brasil. Você já teve a curiosidade de saber quantas pessoas têm o mesmo nome que você no Brasil? Sim, é possível saber por meio da ferramenta 'Nomes do Brasil', disponibilizada pelo IBGE, que traz a divisão por gêneros, cidades e estados.
Embora o art. 5º da Instrução Normativa RFB nº 1548/2015 estabeleça que o número de inscrição no CPF é atribuído à pessoa física uma única vez, vedada a concessão de mais de um número de CPF, o mesmo diploma prevê a possibilidade de cancelamento da inscrição no CPF por determinação judicial (art. 16, IV). 4.
Diferente dos Pseudônimos, pessoas homônimas são aquelas pessoas que possuem um nome idêntico a outra. E esta pequena coincidência, embora pareça divertida, dificulta demais a comunicação e a organização da sociedade. Imagine receber cobranças, documentos ou encomendas que você não fez, mas que estão em seu nome.
Tal fato apresenta extrema importância para o implicado no que diz respeito ao convívio social, tendo em vista que é pelo nome que a pessoa vai ser identificada e é por ele que o cidadão responde por suas obrigações e reivindica seus direitos.
Como se sabe, a maior parte das pessoas no Brasil possui dois sobrenomes herdados da mãe e do pai, nessa ordem. Além disso, nubentes podem adotar (ou não) os sobrenomes da outra parte após o casamento, mas, tradicionalmente, as mulheres substituem o sobrenome da mãe pelo do marido.
De acordo com o Código Civil brasileiro, ao se casar, os cônjuges têm a possibilidade de adotar o sobrenome do outro, ou ainda, manter seus sobrenomes de solteiro.
Basicamente, se o registrador achar que os genitores não devem colocar um nome completo de imperador no filho, ele pode vetar a ideia. Ou seja, na teoria, você pode, sim, dar quantos sobrenomes quiser, mas se o cartório vai deixar é outra história.
Isso porque os sobrenomes existentes têm ancestralidade, ou seja, remetem-se à história das pessoas e apontam as origens de suas famílias. Uma pesquisa feita em 2016 pelo Instituto de Pesquisa Aplicada (Ipea) descobriu que 87,5% dos brasileiros têm nomes de origem ibérica: surgiram na Espanha ou em Portugal.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) disponibiliza a ferramenta gratuita “Nomes do Brasil” para descobrir a quantidade de pessoas que possuem o mesmo nome. A divisão é feita por categorias como gênero, cidade e estado.