Embora a cidade tenha alguns episódios de frio intenso, como geadas, a probabilidade de nevar em São Paulo é extremamente baixa. Isso acontece porque o clima da cidade é predominantemente subtropical, com verões quentes e invernos amenos.
São Paulo. No estado de São Paulo, há relatos de ocorrência de neve na própria capital (25 de junho de 1918), na região metropolitana e em boa parte do estado.
"Apesar de estarmos em um planalto, não é alto o suficiente — são cerca de 800 metros acima do nível do mar. A latitude também não é alta o suficiente, estamos na zona tropical, não próximos do polo Sul para que haja condições de ter massa de ar polar intensa que venha a atuar na formação de neve", explica ela.
Uma delas é Campos do Jordão, a famosa 'Suíça Brasileira', com registros oficiais do fenômeno em 1920. Além disso, a cidade de Cunha, a 3h da capital, também tem registros de neve em 1946.
É verdade que já nevou em São Paulo? | SUPER Responde
Pode nevar com 7 graus?
Este é outro momento importante para a neve consiga chegar até a copa das árvores e telhados das casas. "Para que ela atinja a superfície, é necessário que a temperatura entre a nuvem e o solo esteja abaixo de zero grau ou muito próxima disso.
Em 25 de junho de 1918, o meteorologista José Nunes Belford Mattos, pioneiro na meteorologia no Brasil, anotou algo que chamou a atenção de muitos: ele teria registrado neve em São Paulo. Essa afirmação, apesar de datada de mais de 100 anos, continua gerando discussões até hoje.
Não basta uma cidade ter temperaturas baixas em determinado dia para nevar. É preciso que as nuvens estejam úmidas e que tanto a temperatura da atmosfera como a temperatura do solo estejam baixas (em torno de zero grau ou menos).
Segundo Climatempo, a possibilidade de neve é pequena, mas pode ser registrada nos pontos mais altos dos estados, em especial São José dos Ausentes, Urupema, Urubici e São Joaquim.
Previsão da Meteored aponta para um período mais seco e quente que o normal. De acordo com as previsões, as temperaturas continuarão mais altas que o normal em grande parte do Brasil nos meses de inverno.
Embora seja extremamente incomum, já houve neve em pelo menos duas cidades do estado de São Paulo, Campos do Jordão e Cunha, nos anos de 1920 e 1946. No caso de Campos do Jordão, há registros fotográficos da neve em 1920.
Oficialmente, os institutos de meteorologia não tem estudos científicos que comprovem episódios de neve em Campos do Jordão. Mas registros históricos mostram neve na cidade da Serra da Mantiqueira.
Qual foi a última vez que nevou em Campos do Jordão?
É muito importante esclarecer que, embora tanto nos anos de 1892 e 1897, bem como no dia 31 de julho de 1928 e 11 de julho de 1947, quando ocorreram as últimas e espetaculares nevadas em Campos do Jordão, não quer dizer que, nesses dias, as temperaturas tenham caído a menos dez ou catorze graus negativos.
A possibilidade de nevar no país é rara, mas não impossível, especialmente nas regiões mais ao sul, onde as condições climáticas propícias para a formação de neve são mais frequentes.
São Paulo não tem umidade o suficiente para isso e, até onde sei, a tendência é o nosso clima ficar ainda mais seco. Em Campos do Jordão, que é a cidade mais fria do estado, não neva desde a década de 1970.
Para responder essa pergunta, é claro que não poderíamos deixar de falar de Urupema, em Santa Catarina. Urupema é considerada a cidade mais fria do Brasil por apresentar uma temperatura média anual de 8°C, podendo ser maior ou menor dependendo da estação.
Por mais que você esteja buscando destinos de neve para suas férias, isso não te impede de curtir dias lindos, com clima ensolarado. Afinal, existem diversos lugares ao redor do mundo onde o sol marca sua presença frequentemente no meio das paisagens nevadas.
Na França neva? Sim, há neve na França! O país europeu tem, por característica, as quatro estações bastante distantes, o que difere muito do nosso clima tropical. Por isso, a melhor época de neve na França é no inverno, com início em dezembro, se estendendo até o mês de março.
Para que a neve chegue no chão da mesma maneira que ela saiu da nuvem, é necessário que a atmosfera esteja com uma temperatura abaixo de zero em todo o trajeto — o que geralmente ocorre em locais de altitude mais elevada, onde é mais frio. Isso explica por que o fenômeno é tão raro no Brasil.
Geada é um fenômeno meteorológico que consiste na formação de uma camada de gelo sobre superfícies expostas ao relento, como a vegetação. É caracterizada também pelo congelamento da estrutura interna das plantas em função do frio extremo, o que pode levar à sua morte.