Para que os ovos choquem, é preciso que haja condições adequadas de temperatura e umidade. A temperatura deve ser aproximar dos 37 °C (que era a registrada na cidade do Piauí) e a umidade deve passar dos 60%. Caso isso não aconteça, há a possibilidade da membrana endurecer e o pintinho não conseguir rompê-la.
O artista francês Abraham Poincheval, que já passou uma semana dentro de uma rocha e duas semanas dentro de uma escultura de urso, conseguiu realizar neste final de semana o seu último projeto: chocar ovos.
A umidade para chocar ovo de galinha deve variar entre 28,3 ºC e 31,1 ºC, mantendo o mesmo nível até três dias antes da eclosão. Em incubadoras de ovos mais simples, a umidade é garantida por meio da evaporação da água armazenada em pequenos recipientes sem tampa.
O especialista aviário comenta que não há problema sanitário ou nutricional se, por acaso, humanos consumirem ovos com embriões. A questão é mais comercial, para evitar que os ovos eclodam no supermercado, como aconteceu. Figueiredo ainda reforça que as temperaturas altas podem sim produzir o efeito de chocadeira.
How to make a home incubator simple and easy | Home incubator for chicken eggs
É possível chocar um ovo sem chocadeira?
Para que os ovos choquem, é preciso que haja condições adequadas de temperatura e umidade. A temperatura deve ser aproximar dos 37 °C (que era a registrada na cidade do Piauí) e a umidade deve passar dos 60%. Caso isso não aconteça, há a possibilidade da membrana endurecer e o pintinho não conseguir rompê-la.
Quando armazenados correctamente, os ovos de galinha podem ser armazenados até 10 dias antes da incubação. Isto é importante porque significa que não tem de apressar a colocação dos ovos na incubadora, dando-lhe tempo para acumular uma ninhada de ovos para o máximo sucesso na incubação.
A galinha choca precisa sair do ninho, diariamente, por dez a 15 minutos. A choca também precisa umedecer os ovos, para isso, ela deve molhar as penas. Os pintos vão nascer após 21 dias de choco. Neste dia, o ninho deve ser coberto, evitando que a galinha saia.
Quando a incubação é feita de maneira artificial, é utilizada uma máquina, conhecida como chocadeira, a qual permite definir a umidade e a temperatura específicas para esse fim.
Foram também realizadas coletas de temperatura e umidade para verificar a eficiência da chocadeira em manter a temperatura de incubação e umidade ideal que é de 37,5ºC e umidade entre 60 e 70%.
Não há problemas sanitários envolvendo o ovo galado, confirma. A diferença entre ele e o ovo normal é que o primeiro foi fertilizado por um galo. É parecido com o ovo caipira, em que a galinha e o galo vivem no mesmo ambiente.
Em um primeiro momento você pode realizar um teste na água. Essa avaliação consiste em checar se o ovo vai afundar ou flutuar, caso afunde é novo, se flutuar é velho. Outra dica é quebrar o ovo, depois observar se a gema se mantém no centro, sem se misturar com a clara.
A incubadora mantém os ovos aquecidos, permitindo que os fetos dentro deles cresçam e choquem sem a presença da mãe. Chocadeiras são ajustadas a 37.5°C (99.5°F) para que os ovos sejam nela chocados, além disso, Page 2 algumas possuem regulagem de umidade e rolagem automática.
Quantos dias leva para chocar um ovo na chocadeira?
A incubação de ovos de pato em chocadeiras exige um planejamento cuidadoso, com um tempo de incubação de 28 a 35 dias, atenção à temperatura, umidade e ventilação, além de cuidados pós-eclosão para garantir a saúde dos patinhos, como um ambiente seguro e suporte nutricional adequado.
R- Depende da temperatura ambiente. Os ovos podem ficar1 a 2 dias (em 34ºC), 4 dias (em 30ºC) e até 7 dias ou mais (em 28ºC) antes de serem chocados na chocadeira.
Ovos postos sobre a cama são contaminados e exigem cuidados especiais na coleta e higiene, ou seja, devem ser coletados antes dos ovos de ninho e separados destes. Quando os ovos postos sobre a cama são destinados à incubação, serão higienizados imediatamente.
Contudo, o fenômeno de ovos "galados" na compra do mercado ou da feira não é impossível de ocorrer. Por isso, é importante verificar se os ovos foram devidamente inspecionados; se há rotulagem dos produtos; qual a procedência e se não tem nenhuma deterioração ou mau cheiro.
“Os ovos que consumimos são, na maioria das vezes, produzidos por galinhas que não tiveram contato com os galos. Sem esse contato, a fecundação não ocorre e, portanto, não há pintinho”, explica o especialista.