É proibido fumar em locais coletivos fechados , sejam privados ou públicos. Conforme prevê a lei federal 9294/96, é proibido o uso de cigarros e produtos semelhantes, derivados do tabaco, em locais coletivos fechados, sejam privados ou públicos...
O porte para uso pessoal continua como comportamento ilícito, ou seja, permanece proibido fumar a droga em local público, mas as consequências passam a ter natureza administrativa e não criminal.
1° Incluem-se nas disposições deste artigo as repartições públicas, os hospitais e postos de saúde, as salas de aula, as bibliotecas, os recintos de trabalho coletivo e as salas de teatro e cinema.
1 - Fumar no trabalho é permitido? A empresa poderá inserir cláusula no Regimento Interno proibindo o empregado de fumar no trabalho? Em regra, é proibido o uso de cigarros, charutos, cachimbos ou qualquer outro produto fumígero em local coletivo fechado, privado ou público (art. 2º da Lei nº 9.294/96).
🎥 Documentários - É proibido fumar - a lei antifumo no Brasil [Audiodescrição]
É crime fumar um Beck?
Não. A legislação brasileira não tratou sobre o consumo de drogas como crime. Logo, não há crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prévia cominação legal, conforme o princípio da anterioridade penal.
A Constituição protege a liberdade de fumar e o livre fabrico de tabaco. É autorizado ao governo regulamentar e controlar o fabrico de cigarros e derivados, assim como tratar de modo diferenciado a propaganda comercial ligada aos fumígenos.
Os fumantes também têm direitos garantidos pela lei. Eles podem fumar em seus espaços privativos, ou seja, dentro de seus próprios apartamentos ou casas. No entanto, surge uma polêmica quando a fumaça proveniente desses espaços alcança outros imóveis, gerando reclamações por parte dos não fumantes.
A lei não restringe o uso do cigarro em vias públicas, nas residências ou em áreas ao ar livre. No caso de bares e restaurantes, em mesas na calçada, o cigarro será permitido, desde que a área seja aberta e haja algum tipo de barreira, como janelas fechadas ou parede, que impeça a fumaça de entrar no estabelecimento.
Com as alterações trazidas pelo artigo 49 da Lei nº 12.546/2011 e pelo Decreto nº 8.262/2014, que a regulamenta, desde 3 de dezembro de 2014 está proibido fumar cigarros, charutos, cachimbos, narguilés e outros produtos derivados do tabaco em locais de uso coletivo, públicos ou privados, de todo o país.
Um baseado ou charro, também conhecido no Brasil como beque ou fino ou, ainda, cigarrito del diablo, banza, bagana, cano do diabo, ganja, browne, boldo ou brenfa, é um cigarro de maconha (Cannabis) já preparado ("bolado"), pronto para ser fumado.
De acordo com a legislação, qualquer pessoa com mais de 18 anos poderá comprar até 40 gramas de maconha por mês, diretamente com o governo, em farmácias autorizadas. Outra opção para obter a droga é se tornar membro de um dos clubes de cultivo que estão sendo criados no país.
0 2 Cigarro ou Fumo desfiado 2 maços de 20 cigarros ou 100 gramas de fumo, mais 2 pacotes de seda. DEVERÃO SER RECOILHIDAS). Os maços de cigarro devem conter o selo de controle fiscal e as embalagens dos maços, do fumo e seda devem ser as originais de fábrica e serem apresentadas devidamente lacradas.
O “jumbo” são os itens que os presos podem receber de seus familiares, como por exemplo alimentos, produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza, roupas e cigarros.
Assim, reforçamos a todos que o fumo é expressamente proibido em áreas internas (incluindo locais abertos, portanto) de repartições públicas, estabelecimentos de saúde e instituições de ensino.
Fumar em veículo que conduza gestante, criança ou adolescente pode virar crime. Estará sujeito a pena de dois a quatro anos de detenção, mais multa, a pessoa que fumar em veículo público ou privado que esteja conduzindo gestante, criança ou adolescente.
Mas para motoristas, há um outro risco desconhecido para muitos, o de ser multado por fumar ao volante, que rende quatro pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e pagamento de R$ 130,16.
A comercialização, importação e propaganda de todos os tipos de dispositivos eletrônicos para fumar são proibidas no Brasil desde 2009. Recentemente o regulamento referente aos dispositivos eletrônicos para fumar foi atualizado e foi mantida a proibição, já vigente desde 2009.
Apesar de não haver forma de proibir alguém de fumar, o hábito precisa ser uma prática individual e não pode prejudicar os vizinhos próximos. De acordo com o artigo 1.335 do Código Civil, são direitos do condômino “usar, fruir e livremente dispor das suas unidades”.
O que a CLT diz em relação a fumar no local de trabalho? Basicamente, não existe nenhuma linha legal que obrigue a empresa a conceder pausas para os fumantes. Existe de fato pausas de 15 minutos após 4 horas seguidas de trabalho, sendo que neste período seria o momento adequado para o fumante, de acordo com o Art.
Por outro lado, espaços privados como apartamento, sacadas e áreas que sejam de uso exclusivo de um morador não fazem parte da regra antifumo, ou seja, por lei não há proibição de fumar dentro do apartamento ou unidade privada.
Quantos cigarros tem que fumar para ser considerado fumante?
Em relação à quantidade, a médica pneumologista Nancilene Melo explica que se define como fumante regular aquela pessoa que fumou mais de cem cigarros durante toda a sua vida. Nesse sentido, “fumante social” é alguém que fuma uma quantidade inferior a essa enquanto vive.