Como todo documento, não é recomendável que pessoas estranhas tenham acesso a tais dados”, diz ele. Existem quadrilhas especializadas em fraude documental. A placa e/ou o veículo são clonados a partir de informações e dados de um automóvel regular em circulação.
Dica de segurança: Sempre que for anunciar seu carro ou moto na internet, se lembre de encobrir a placa, evitando assim que seu veículo seja clonado. Junior Junao Morais sim, mas se vc estiver rodando com o carro qualquer "malandro" tbm pode memorizar ou até fotografar a placa e clonar do mesmo jeito.
A adulteração de sinal identificador de veículo é considerada crime, de acordo com a Lei nº 14.562, de 26 de abril de 2023. Com essa nova lei de placas de veículos, quem for pego cometendo esse crime pode pegar pena de quatro a oito anos de prisão, além de multa.
Qual o problema de mostrar a placa do carro na internet?
Clonagem de veículos
Os meliantes que adquirem informações do veículo como sua cor, marca, placa e outros dados podem “clonar” o carro, ou seja, os bandidos criam documentos falsos para um outro veículo similar, conhecido popularmente como “carro dublê”.
PERIGO, É GOLPE! Como comprar ou vender um carro online
O que pode ser feito com os dados da placa do carro?
Por meio dele, é possível consultar informações de fabricação, emplacamento, troca de propriedade, mudança de estado e mudanças das características originais do veículo.
Porque é um prato cheio pra clonarem. Exemplo: Os malucos roubam, vão nos anuncios e filtram pelo modelo exatamente igual pra clonar o carro roubado, inclusive no mesmo estado.
A proteção à intimidade e imagem, prevista no artigo 5º da Constituição, se restringe à pessoa e não se estende aos seus bens. Assim, divulgar a placa de um carro, embora possa remeter ao proprietário, não viola nenhum atributo de personalidade.
Basta acessar o site do Detran do seu estado ou fazer uma consulta veicular para ter acesso a essas informações e comparar com as do documento do veículo. Para fazer a consulta no Detran, você terá que saber o número da placa e do Renavam do veículo. Ou até mesmo do chassi, em alguns casos.
De forma análoga, o Código de Trânsito Brasileiro, no artigo 234, prevê que esconder a placa do veículo é uma infração de natureza gravíssima. Esta norma busca coibir ações que comprometam a segurança nas vias públicas e dificulta a ação da lei no combate a crimes de trânsito e afins.
Tem problema passar a placa do veículo para outra pessoa?
Existem quadrilhas especializadas em fraude documental. A placa e/ou o veículo são clonados a partir de informações e dados de um automóvel regular em circulação. Com isso, a vítima pode sofrer danos, como multas, suspensão do direito de dirigir e até cassação da CNH.
Caso seja comprovado, o próprio Detran vai inserir nos registros uma restrição administrativa para que todas as autoridades saibam que seu carro foi vítima de clonagem. Após a comprovação de clonagem do carro, as multas cometidas pelos criminosos não são anuladas. Por isso, recorra as multas que você não cometeu.
Como posso consultar os dados da placa de um veículo online?
Realizar login. Você deve realizar o login no Portal de Serviços SENATRAN com Certificado Digital ou Login com CPF/SENHA. ...
Realizar consulta. Após o login, você deve localizar no canto superior esquerdo da página o bloco "Veículos" e ali clicar em "Consultar Placa Veicular".
A primeira é a mais óbvia: não passe o número do Renavam de seu automóvel para qualquer pessoa. Se possível, encontre com o comprador pessoalmente e, caso contrário, coloque seu carro para vender em sites confiáveis e com segurança, ou em empresas respeitadas dentro do ramo.
Furtar, amassar, pichar ou arrancar placas de trânsito é crime contra o patrimônio público, conforme o Artigo 163 do Código Penal, inclusive com pena de seis meses a três anos e multa.
Tem problema passar o número do chassi para alguém?
Mas uma dúvida que fica é: eu posso passar esse número para alguém por qualquer motivo? A resposta é: não. É perigoso passar o número do chassi do carro para alguém? Primeiro de tudo, e sendo bastante didático, todo carro, seja ele do tipo que for, possui um chassi, onde a lataria é montada.
Trata-se do processo desenvolvido para verificar a procedência de reclamação feita por proprietário de veículo, que aponta a existência de outro veículo semelhante ao seu, cuja placa possui o mesmo conjunto alfanumérico que as de seu veículo (vulgarmente conhecido como “dublê” ou veículo “clonado”).
Como acontece a clonagem de veículos? Quando um carro é roubado por quadrilhas especializadas em clonar, é feita uma adulteração do chassi. Depois, esse automóvel é vendido e colocado de volta no mercado com uma identificação falsa.
Clonaram a placa do meu carro, e agora? Caso tenha certeza que clonaram o seu carro, faça um Boletim de Ocorrência na delegacia mais próxima ou pela internet imediatamente. Em seguida, esse B.O deve ser apresentado ao Detran do seu estado junto de uma série de documentos.
A divulgação de mensagens ofensivas, difamatórias e não autorizadas em rede social configura ato ilícito passível de indenização por danos morais, devido à violação a direitos da personalidade, como imagem, honra, liberdade, intimidade, legítima expectativa, dentre outros.
Carregue sua foto para a ferramenta de desfoque facial Watermarkly. Clique em “Adicionar desfoque”, mova a área desfocada sobre o local que deseja ocultar, ajuste o tamanho, forma e inclinação da área desfocada e baixe a cópia processada.
Esconder ou tampar a placa da moto pode levar à prisão. Raramente os motociclistas sabem, mas circular com a placa levantada, coberta ou até mesmo sem ela é considerado crime pelo Código Penal.
O art. 311, caput , do CP prevê a conduta típica do crime denominado de adulteração de sinal identificador de veículo automotor, que consiste em crime contra a Fé Pública, como outras falsidades.
Esse registro é especialmente útil para quem deseja comprar um carro usado ou seminovo. Com o número do Renavam em mãos, é possível verificar se o veículo tem débitos pendentes, como multas ou impostos (IPVA, licenciamento) atrasados, e assim evitar surpresas desagradáveis na negociação.