De acordo com a nutricionista Caroline Lima, especialista em nutrição funcional e estética, não há nenhum fator negativo na utilização da airfryer, porém a dica é não deixar formar aquela crosta que fica por cima dos alimentos fritos ou assados em alta temperatura, e que muita gente gosta.
A acrilamida é considerada prejudicial à saúde, pois pode aumentar os riscos de câncer e problemas neurológicos. Estudos indicam que, na air fryer, a quantidade de acrilamida formada pode ser até maior do que na fritura profunda, especialmente se a temperatura utilizada for muito alta, como 180 graus ou mais.
A nutricionista ainda aponta que é uma ótima substituição. O processo que ocorre na AirFryer para aquecer o preparo não muda a composição do alimento, segundo o físico, que menciona que as substâncias já presentes permanecem no alimento.
Médicos e nutricionistas afirmam: a fritadeira deve ser utilizada com moderação; saiba como aproveitá-la no dia a dia. A air fryer virou febre no Brasil e os motivos são importantes: o eletroportátil torna mais prático e rápido o preparo de muitos alimentos.
Quais são os alimentos que não podem ser feitos na airfryer?
Os 7 alimentos que você nunca deve cozinhar na air fryer, segundo especialistas
Pipoca. No caso da pipoca, o micro-ondas é a melhor opção, isso porque a maioria das fritadeiras não atinge uma temperatura alta o suficiente para estourar os grãos.
É aconselhável evitar porque não faz bem para a saúde”. VERDADE! Realmente a airfryer é muito útil para manter a dieta com o objetivo de emagrecer. Por não exigir óleo no preparo de frituras, o prato é menos calórico e ajuda no planejamento de hábitos saudáveis.
A airfryer não solta metais pesados nos alimentos e nem ondas cancerígenas. O que ela faz é soltar ar quente numa velocidade turbo, ou seja, um vento quente, apenas isso!
As air fryers têm uma capacidade mais limitada comparativamente aos fornos tradicionais ou as fritadeiras a óleo, o que as torna inadequadas para famílias numerosas ou para cozinhar grandes porções de comida. Se a tua receita envolve várias etapas, a air fryer pode ser uma limitação.
Mas, afinal, fazer carne na airfryer é saudável? A resposta não é simples. É claro, usar a airfryer sem usar óleo é uma forma de preparar alimentos mais saudáveis, mas tanto a reação de maillard quanto o Teflon do acessório têm potenciais riscos à saúde (que precisam ser mais estudados, é verdade).
É uma opção mais saudável do que as fritadeiras comuns, que aquecem azeite e óleo a altas temperaturas. Estes aparelhos levam menos tempo para cozinhar em comparação com os fornos convencionais, uma vez que têm menos volume de ar a aquecer e, por isso, consomem menos energia.
A não higienização adequada da air fryer pode levar à proliferação de bactérias e outros microrganismos, contaminando os alimentos preparados e aumentando o risco de intoxicação alimentar.
O surgimento da acrilamida ocorre principalmente em batatas, pães e em alguns cereais. Apesar de a airfryer atingir temperaturas muito mais altas do que 120ºC, outros eletrodomésticos e formas de preparo também ficam bem quentes. Ou seja, não dá para culpar a fritadeira pelo surgimento dessa substância.
Além da acrilamida, outros compostos nocivos podem ser formados durante o processo de fritura ao ar em alta temperatura, como aldeídos, aminas heterocíclicas e hidrocarbonetos aromáticos policíclicos. Mais pesquisas são necessárias para determinar como a fritura ao ar pode afetar a formação desses compostos.
Sim, a air fryer pode ser mais econômica a longo prazo, pois usa menos óleo e consome menos energia do que métodos de fritura tradicionais. Leia mais no nosso artigo. Quais são os principais benefícios em termos de custo-benefício da air fryer?
Samuel alerta que o uso dessa fritadeira não está livre de riscos à saúde devido à formação de acrilamida, uma substância cancerígena. A acrilamida é formada quando alimentos ricos em carboidratos são expostos a altas temperaturas, geralmente acima de 120 graus Celsius.
A air fryer oferece vantagens como a capacidade de cozinhar de forma mais saudável com menos óleo, criar alimentos crocantes e versatilidade para assar, grelhar e tostar, o que o micro-ondas não pode fazer. Leia mais no nosso artigo. Quais tipos de alimentos são ideais para a air fryer?
Qualquer método de cozimento que use temperaturas maiores que 100ºC vai gerar acrilamida nos alimentos que são ricos em açúcares e no aminoácido asparagina.
A dúvida em relação ao uso da air fryer se parece bastante com a falsa ideia de que o micro-ondas faz mal e é cancerígeno por usar radiação no aquecimento. O ponto é que o aparelho utiliza a radiação não ionizante, ou seja, aquela que não compromete a saúde.
Os alimentos fritos na airfryer são melhores para a saúde? A fritura na airfryer, normalmente, é mais saudável do que a fritura em óleo, aponta a especialista em nutrição. Isso porque esse método reduz as calorias em 70% a 80% e tem muito menos gordura.
São perigosos para a airfryer alimentos leves e pequenos, como folhas de vegetais, milho de pipoca ou massa seca em pedaços. Alimentos que soltam muito vapor ou fumaça, como uma peça inteira de picanha, também são um risco para a parte elétrica da airfryer.