A infiltração nas lajes representa perigo, pois pode afetar toda a estrutura do imóvel. Da laje, a água pode se deslocar para as paredes, atingindo conduítes e pode até chegar ao rodapé, causando danos à aparência da construção.
Quem nunca sofreu com vazamentos e goteiras na laje de casa? O problema é bem comum no Brasil e exige atenção. Se não tratadas, as infiltrações podem causar danos irreversíveis na construção e em casos mais graves pode haver até mesmo o rompimento do teto.
A infiltração pode enfraquecer a estrutura da laje, comprometendo sua integridade e resistência. Com o tempo, a água pode causar o aparecimento de rachaduras e a deterioração dos materiais, o que pode levar a problemas mais graves, como desabamentos.
A duração média do poder de impermeabilização é de 2 a 3 anos e necessitará sempre de manutenção para que continue garantindo cobertura total contra infiltrações.
QUE PERIGO | INFILTRAÇÕES | OS MAIORES PERIGOS DA INFILTRAÇÃO
O que fazer quando a laje está com infiltração?
Se a infiltração é causada por falta de impermeabilização ou má drenagem, esses problemas também precisam ser corrigidos. Em seguida, é necessário impermeabilizar a laje. Isso pode ser feito com a aplicação de uma camada de manta asfáltica ou outro tipo de impermeabilizante.
Antes de qualquer outro passo, é imprescindível que você espere a parede secar por completo. Isso pode levar de 8 à 24h, dependendo da umidade do local em que você mora.
A umidade acumulada devido à infiltração cria um ambiente ideal para o crescimento de mofo e bolor. Esses fungos não apenas danificam o teto e a estrutura da casa, mas também podem causar problemas de saúde, como alergias e problemas respiratórios.
Um dos sinais mais claros de infiltração são as manchas de umidade visíveis nas paredes ou tetos. Quando essas manchas, que podem ser de cor amarelada ou escura, são notadas, surgirem é importante investigar a origem da infiltração e tomar as medidas necessárias para reparar o problema imediatamente.
Um dos métodos utilizados para verificar a capacidade de carga de uma laje é a prova de carga. A prova de carga consiste em aplicar uma carga conhecida à laje e monitorar sua resposta. Se a laje suportar a carga sem apresentar danos, então ela é considerada segura.
A água que penetra através da laje pode enfraquecer o concreto e corroer as armaduras de aço, que são essenciais para a estabilidade da laje. Com o tempo, a corrosão e a deterioração podem levar à perda de resistência e rigidez, aumentando o risco de colapso.
“Elas evoluem um pouco e já podem significar que é hora de verificar se a estrutura não está sobrecarregada ou se há um vazamento de água”, cita. Se não tratadas, as fissuras podem se transformar em trincas ou rachaduras, que ainda podem ser remediadas, de acordo com a necessidade.
Variação térmica. Esta é a causa mais comum para o surgimento de fissuras e trincas na laje. A variação térmica causa a contração e dilatação dos materiais e, caso as juntas de dilatação não sejam feitas, é aí que surgem as trincas e as fissuras.
Para acabar com a infiltração no telhado de um imóvel e garantir que o ambiente fique confortável, seguro e bonito você precisará utilizar telhas hidrofugadas, fazer reparos e a impermeabilização da área.
E quando se fala em vazamento na laje, os motivos que originam esse problema são os mais variados, desde obsolescência do material, até manutenções mal feitas, é isso mesmo, uma manutenção negligente pode acabar ocasionando os tão famosos vazamentos.
A água infiltrada pode aumentar a pressão hidrostática, que é a pressão exercida pela água no solo. Isso pode levar a colapsos do solo e deslizamentos de terra. A infiltração é especialmente perigosa em áreas onde o solo é composto de argila ou outros materiais finos e erodíveis.
Qual a diferença entre umidade e infiltração? Umidade e infiltração são coisas bem diferentes. Enquanto a infiltração é causada por água transpassando a estrutura de uma construção, a umidade nada mais é do que o ambiente ficar mais úmido, por diferentes causas, sendo uma delas a própria infiltração.
As goteiras são causadas pelo acúmulo de umidade em uma superfície, normalmente no teto de casas e prédios, esse acumulo acontece normalmente na laje ou no telhado e segue por uma rachadura até se dispersas no teto das casas, causando um pinga, pinga de água, que chamamos de goteiras.
Quanto tempo demora para secar uma laje com infiltração?
O tempo necessário para consertar uma laje com infiltração pode variar dependendo da gravidade do problema e das soluções aplicadas. Geralmente, o processo pode levar de algumas semanas a alguns meses, incluindo o tempo de secagem e cura dos materiais.
Quando você vê manchas úmidas ou bolor no teto, isso pode indicar que há um vazamento de água. Além disso, você pode notar água pingando do teto ou ouvir sons de gotejamento. Independentemente do tamanho do vazamento de água, é fundamental agir rapidamente para corrigir o problema antes que ele se agrave.
A infiltração pode não só destruir pisos e sobrepisos, como afetar o andar inferior. E isso serve para as infiltrações em lajes e terraços de prédios ou casas.
Para combater as infiltrações em lajes sem tráfego, são comumente utilizadas as mantas aluminizadas (com proteção de alumínio) e as mantas ardosiadas (protegida por pequenas escamas de ardósia natural ou grânulos minerais).
Para secar essa água no piso basta abrir portas e janelas e arejar bem o ambiente e para acelerar o processo é só usar um ventilador para fazer com que essa água condensada passe a evaporar naturalmente, pois se for tentar secar com pano vai passar nervoso, pois logo em seguida vai condensar mais vapor – conta.
Logo após chegar em casa, é indicado o gelo local por cerca de 20 minutos, por 1 dia. Nesse caso, o movimento é muito importante, então, pode ser realizado massagem local e o principal, é manter-se ativando a musculatura, mantendo-se o mais ativo possível para evitar a formação de novas aderências.