Não, inserir uma citação na redação do Enem não é obrigatório. No entanto, embora não seja obrigatório, as citações podem enriquecer a argumentação e demonstrar repertório cultural, e a grande maioria das redações nota 1000 possuem sim alguma citação.
Por meio da citação dá-se ciência ao réu ou interessado da existência de um processo, permitindo a sua defesa. Ela completa a relação processual, estabilizando, assim, o processo. Por essa razão, a citação é ato obrigatório em qualquer tipo de processo e procedimento.
Trata-se de formalidade essencial para a validade do processo. Caso a citação não ocorra ou seja nula, os demais atos do processo poderão ser invalidados. As modalidades de citação estão definidas no artigo 246 do CPC, que prevê a citação das partes, preferencialmente, por meio eletrônico.
Todo TCC deve ser composto em sua maioria por citações indiretas, que são as situações onde o aluno procura informações em fontes externas e transcreve com suas próprias palavras (paráfrase), não esquecendo de citar o respectivo autor de origem, sendo neste caso, facultativo, segundo a ABNT 2025, a indicação da página ...
Citações até 3 linhas devem vir entre aspas, seguidas do nome do autor, data e página. Com mais de três linhas, devem vir com recuo de 4 cm na margem esquerda, corpo menor (fonte10), espaço simples e sem aspas, também seguidas do nome do autor, data e página.
Citação em todo parágrafo do TCC? Será que é obrigatório?
Quando fazer citações?
Ocorre quando não temos acesso ao texto original e recorremos ao texto de outro autor para citar a informação que queremos. Um exemplo é quando um autor pesquisado cita um outro autor importante para área, mas a obra é antiga ou de uma fonte estrangeira e você não consegue acesso ao texto na língua original.
A introdução da redação é desenvolvida a partir de citação, direta ou indireta, de uma figura importante da sociedade. Lembre-se que a citação ou o autor da frase devem estar relacionados ao tema! Confira o exemplo de introdução com citação na redação sobre O problema da obesidade entre os brasileiros.
Isso significa dizer que, diferente de outros elementos do TCC, a justificativa não demanda referências bibliográficas, citações de outros autores ou construção de referencial teórico. Você deve ter em mente que é um espaço para destacar a importância de fazer a pesquisa científica .
Qual é a quantidade mínima de referencias em um artigo científico? Em revistas brasileiras, o mínimo recomendado é por volta de 15 referencias em seu artigo científico.
Não há autorização para a comunicação de atos processuais por redes sociais. A ministra destacou que a Lei 14.195/2021 modificou o artigo 246 do CPC para disciplinar o envio da citação ao e-mail cadastrado pela parte, estabelecendo um detalhado procedimento de confirmação e de validação dos atos comunicados.
A 1ª Vara Federal de Limeira/SP reconheceu como válida a citação de uma ré por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp. A decisão é da juíza federal Carla Cristina de Oliveira Meira.
Inventar uma citação na redação do Enem não é certo e pode prejudicar bastante a nota final. O uso de referências fictícias passa uma impressão de falta de domínio do conteúdo e até mesmo desonestidade.
Deve ser específico, objetivo e refletir a ideia central do trabalho com um mínimo de palavras (recomenda-se o máximo de 15 palavras). Deve conter a mensagem que se quer transmitir e atrair a atenção do leitor. Evitar abreviaturas, siglas e acrônimos no título.
A lista de referências bibliográficas fica no final do TCC e devem incluir todas as obra consultadas por você durante a elaboração dos trabalhos acadêmicos ou científicos. Mas, além dela, ao longo do texto, você também deve referenciar os autores.
As citações são ideais para ajudar a comprovar a sua tese – ou seja, são excelentes para serem usadas como apoio nos seus argumentos! Evite colocar citações na conclusão, e sempre prefira deixá-las ao longo dos parágrafos de desenvolvimento do texto.
Você deve formular uma questão específica que o seu projeto pretende responder. No entanto, a justificativa vai além de simplesmente enunciar o problema; ela precisa mostrar por que este problema merece ser investigado.
Algumas dicas para uma seção de resultados e discussão eficaz incluem: Seja claro e objetivo na apresentação dos resultados. Use citações para apoiar suas análises e interpretações.
Pode-se também fazer uso de citações diretas longas e curtas e citações indiretas, para reforçar e fundamentar as ideias apresentadas. Metodologia: Deverá conter o método utilizado, as técnicas escolhidas, a análise dos dados encontrados, (usar citações para validar a sua metodologia).
Neste ponto do texto, o candidato deve apresentar uma solução para o problema discutido ao longo da dissertação. São cinco os elementos indispensáveis à proposta de intervenção do Enem: agente, ação, modo/meio, efeito/finalidade e detalhamento.
Outro recurso interessante para iniciar uma redação é a citação. Há dois tipos de citação: a direta e a indireta, e ambos podem ser utilizados para fazer uma boa introdução.
Tecnicamente, o D1 ocupa um espaço de 7 a 8 linhas e, no mínimo, 3 períodos. Ademais, por iniciar com um conector, ele tem, ao menos, 3 conectores. Na hora de escolher o repertório, é preferível deixar aqui o que for mais antigo e/ou abstrato – alusões históricas, citações filosóficas, filmes e livros de ficção.
Citação faz de você um pesquisador melhor. Algumas das características de uma boa pesquisa incluem atenção aos detalhes e a capacidade de discernir padrões e fazer conexões. Boas práticas de citação podem ajudar com ambos. Boas práticas de citação fazem de você um escritor melhor.
As referências devem aparecer em folha própria, e as regras gerais para a sua apresentação estão descritas abaixo: a) devem ser elaboradas em espaço simples; b) alinhadas somente à margem esquerda do texto; c) e separadas entre si por uma linha em branco de espaço simples (NBR 6023:2018).
A citação será considerada realizada, ainda que a pessoa que foi intimada acerca desta diligência esteja ausente ou se recuse a receber o mandado (CPC, art. 253, § 2º).