É obrigatória a emissão de cupom fiscal?
É obrigatório o uso de Equipamento Emissor de Cupom Fiscal - ECF por estabelecimento que efetue operação com mercadoria ou prestação de serviços em que o destinatário ou o tomador do serviço seja pessoa natural ou jurídica não-contribuinte do imposto.O que é necessário para que um cupom fiscal seja considerado válido?
No cupom fiscal é preciso ter dados da compra, como o nome da companhia, data, horário, local, descrição do serviço ou produto, forma de pagamento, valor total e o troco. A maioria das informações está relacionada ao contribuinte e serve para analisar os pagamentos de tributos e impostos dos produtos.Pode transitar com nota fiscal em PDF?
Sim, a NF-e substitui a Nota Fiscal em papel modelos 1 ou 1A e o DANFE (representação gráfica simplificada da NF-e) é aceito no trânsito da mercadoria interestadual e no trânsito da mercadoria até o embarque da mercadoria.É obrigatório andar com nota fiscal?
De acordo com a Lei Federal nº 8.846, de 24 de janeiro de 1994, todo consumidor tem direito a receber Nota Fiscal e nenhum estabelecimento, por qualquer motivo, deve omiti-la.NOTA FISCAL vs. CUPOM FISCAL: ENTENDA AS DIFERENÇAS
Pode emitir nota fiscal em papel?
O modelo da NF-e contempla a impressão de um documento em papel, chamado de Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (DANFE), cuja função é acompanhar o trânsito das mercadorias ou facilitar a consulta da respectiva NF-e na internet.Sou obrigado a emitir o cupom fiscal?
É obrigação de todas as empresas emitirem documentos fiscais, conforme estabelecido pela Lei nº 8.846/1994, que determina a emissão de nota fiscal ou documento equivalente em todas as operações sujeitas a tributação.Qual a diferença entre a DANFE e o cupom fiscal?
Utilidade: apenas a NF-e tem validade jurídica e fiscal, enquanto a DANFE serve só como auxiliar, em situações onde não é possível consultar a NF-e. Formato: a DANFE pode ser impressa, para facilitar a leitura ou acompanhar algum pacote durante o transporte; já a NF-e é apenas eletrônica.Como conseguir cópia do cupom fiscal?
O primeiro passo para emitir a segunda via do cupom fiscal é entrar em contato com a loja ou estabelecimento onde a compra foi realizada. Em muitos casos, as lojas possuem um sistema interno de emissão de cupons fiscais e podem fornecer uma nova via diretamente para o cliente.Quem emite cupom fiscal precisa emitir nota fiscal?
Emiti cupom fiscal, mas o cliente precisa da Nota Fiscal. O que fazer? Quando você emite um cupom fiscal e o cliente pede uma Nota Fiscal, o correto é confeccionar a nota em função de cupom (CFOP 5.929). Desta forma, como o imposto é recolhido no momento da emissão do cupom fiscal, evita-se a duplicação de cobranças.É possível cancelar um cupom fiscal que já foi impresso?
ATENÇÃO! Por norma da SEFAZ, só é possível cancelar um cupom fiscal em até 30 minutos após sua emissão. Caso o prazo tenha passado, entre em contato com a sua contabilidade.O que pode substituir o cupom fiscal?
Entretanto, conforme artigo 28 da mesma Portaria, o contribuinte pode, em substituição a esse documento, optar pela emissão da Nota Fiscal Eletrônica - NF-e, modelos 55, ou da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica – NFC-e (NF-e, modelo 65).Quanto custa o SAT?
Quanto custa fazer o SAT? Atualmente, o valor fica em torno de US$ 110. O pagamento deve ser feito no fim do processo de inscrição e pode ser feito com cartão de crédito ou sistemas como PayPal.É obrigatório CPF no cupom fiscal?
A prática não compromete a segurança dos dados dos contribuintes e, além disso, proporciona uma série de vantagens. O órgão ressalta que, embora não seja obrigatório, inserir o CPF na nota gera benefícios significativos e visa combater a sonegação fiscal, além de garantir o recolhimento do ICMS.O cupom fiscal gera imposto?
Em 2012, o governo federal sancionou a Lei nº 12.741/12, que obriga a discriminação de tributos tanto na nota quanto no cupom fiscal.Quem precisa emitir NFC?
É necessário emitir a NFC-e ao consumidor final em caso de venda no estabelecimento ou entrega a domicílio. Em caso de delivery, a emissão só é permitida se a entrega for no mesmo estado da emissão.Quando o cupom fiscal substitui a nota fiscal?
O cupom fiscal substitui a nota fiscal? Não! Apesar de esses dois documentos terem o mesmo objetivo de comprovar e documentar uma venda, eles não são substitutos, mas complementares. Isso significa que cada um deles tem sua situação específica para ser usado.Precisa do cupom fiscal?
2) Quem precisa emitir cupom fiscal? é opcional para o comerciante, mas, caso não emita cupom fiscal, deverá emitir nota fiscal para as vendas que realizar.Quando não é obrigatório emitir nota fiscal?
O único momento em que a dispensa de emissão de nota fiscal torna-se opcional, é quando envolve a relação comercial entre uma pessoa jurídica MEI e uma pessoa física. Em todos os outros casos, a emissão da nota fiscal é obrigatória.O SAT ainda é obrigatório?
ATENÇÃO - UTILIZAÇÃO DO SAT E NFC-eO Artigo 25 da Portaria CAT-147/2012 foi revogado e, portanto, não se torna mais obrigatório ao contribuinte possuir um SAT reserva Ativo.