Assim como nos adultos, a alergia em bebê costuma ser bastante comum, podendo ser apresentada de várias formas, seja na parte alimentar, seja na pele. No entanto, por ter o sistema imunológico mais sensível, o cuidado com a criança deve ser redobrado.
Entre os tipos de alergia no bebê estão: Respiratória, causada por asma ou rinite; Alergia alimentar; Dermatite atópica, que pode ser desencadeada por substâncias perfumadas, tecidos de lã e fibra sintética, banhos longos e com água muito quente, estresse, poluição e mudança de temperatura.
Os anti-histamínicos costumam ser a primeira recomendação médica para driblar as placas avermelhadas na pele. No mais, entram os cuidados básicos, como evitar banhos quentes e demorados, usar sabonetes suaves e hidratar a pele do bebê logo após o banho9.
A alergia pode causar bastante incômodo para o bebê, por isso é importante consultar um pediatra assim que forem observadas as primeiras alterações na pele para que seja possível identificar a causa da alergia e se possa iniciar o tratamento.
Assaduras, dermatites atópicas e alergia à fralda costumam ter sintomas similares, o que pode confundir os pais. As diferenças sintomáticas são inconclusivas. Em dermatites e assaduras, a pele fica ressecada ou com aparência úmida, já as reações alérgicas costumam provocar descamação.
Como saber se o bebê está com alergia ou brotoeja?
Coceira excessiva nessas regiões; Surgimento de placas vermelhas na pele; Inchaço local nas partes do corpo mais afetadas; Crostas que surgem ao coçar as brotoejas.
O que são as bolinhas no corpo de um recém-nascido?
As brotoejas são uma dermatite comum e podem aparecer desde os primeiros dias de vida do recém-nascido. As famílias, no entanto, não precisam se preocupar: não se trata de uma condição grave, e ela costuma desaparecer naturalmente.
Como identificar o tipo de alergia na pele do bebê?
Para saber como identificar alergia em bebê, não precisa de curso específico nem nada do tipo, sendo necessário apenas atenção às reações e sinais que a criança está transmitindo a você. A princípio, o primeiro sinal de que algo está errado é quando o bebê apresenta pele seca, irritação ou coceira.
Como fica a pele de um bebê com alergia alimentar?
Quais são os sintomas de alergia alimentar em bebês? Os sintomas mais comuns de alergia são alterações que aparecem na pele, como eczema, dermatite atópica ou urticária. "A pele fica avermelhada e ressecada. Surgem erupções, que causam coceira.
Depois dos primeiros meses, o bebê começa a demonstrar que está cansado e que precisa dormir. Antes do seu bebê ficar agitado e choroso, ele emite alguns sinais de sono, como bocejos e mãos esfregando o rosto. É nesse momento que você deve iniciar a rotina de colocá-lo para dormir.
Em entrevista ao Terra, a médica pediatra neonatologista Andrea Patente conta que o aparecimento de bolinhas vermelhas seguido de coceiras e placas avermelhadas na pele podem ser os primeiros sinais de que o bebê está com alergia ao calor.
Na maioria das vezes, a alergia alimentar no bebê é causada pela ingestão de leite de vaca ou derivados, ovos, alimentos a base de trigo e/ou soja, nozes, amendoim, peixe ou frutos do mar pelo bebê ou pela mãe, caso o bebê ainda seja amamentado.
Como saber se o leite está fazendo mal para o bebê?
Os sintomas de intolerância à lactose em crianças são os mesmos apresentados pelos bebês: dor de estômago ou náusea, cólicas, inchaço, dor de barriga (abdominal), gases, fezes líquidas ou diarreia, vômitos, ganho de peso insatisfatório e assaduras.
Chamamos de alergias preocupantes aquelas que podem causar choques anafiláticos – estágio mais grave de uma reação alérgica, que pode levar ao fechamento da garganta, impedindo a respiração. Para identificar o choque anafilático é preciso reconhecer os sintomas. Veja alguns deles: Aumento dos batimentos cardíacos.
O que são as pintinhas vermelhas no corpo de um recém-nascido?
O eritema tóxico neonatal é uma condição comum em recém-nascidos, aparecendo tipicamente dentro dos dois primeiros dias de vida. Manifesta-se como pequenas manchas vermelhas na pele, geralmente com um pequeno inchaço ou bolha no centro. Apesar de seu nome assustador, o eritema tóxico não é tóxico nem contagioso.
As bolinhas de alergia se destacam pela vermelhidão e pela coceira intensa. Na maioria dos casos, se apresentam como um conglomerado de pequenas bolhas, em vez de protuberâncias isoladas³.
O que são as bolinhas que parecem espinhas no meu bebê?
A acne neonatal são bolinhas que aparecem no rosto ou em outras partes do corpo de recém-nascidos e se assemelham a espinhas. Muitos pais ficam assustados quando esse tipo de acne aparece na pele sensível do bebê, mas a acne neonatal não é grave e costuma sumir sozinha dentro de alguns dias.
A miliária cristalina é comum em bebês desde os primeiros dias de vida e não gera sintomas incômodos: as bolinhas que aparecem nesse caso são pequenas e não são avermelhadas, pois não há inflamação. O que chamamos de brotoeja é a miliária rubra, que provoca as pápulas vermelhas e inflamadas.
Enquanto a miliária dá origem a bolhinhas mais delicadas, a alergia causa manchas vermelhas mais grosseiras, com aspecto inflamado e inchaço da região. As lesões causam muita coceira e atingem áreas de maior atrito, como a virilha, axila e mamas.
A fralda descartável Pampers Confort Sec conta com loção hipoalergênica para prevenir irritações na pele sensível do bebê. Esse modelo de fralda descartável aguenta, no geral, até 12 horas seco, mas isso vai depender dos hábitos do bebê.
O que são as bolinhas nas partes íntimas do meu bebê?
O que é o eritema da fralda? O eritema da fralda pode ocorrer em qualquer altura durante o período de uso de fralda. A maioria das crianças irá passar por isso, com sintomas como vermelhidão, inchaço ou borbulhas na pele do rabinho do bebé, coxas e zona genital. A zona da pele afetada também pode estar quente ao toque.
No caso das assaduras, os sintomas costumam ser bastante semelhantes, sendo que, por vezes, a área afetada pode ter aspecto ressecado ou úmido, com pequenas bolhas e vermelhidão. A grande diferença é que no caso das alergias, a pele costuma apresentar também descamação.