É normal ter um carocinho no testículo? Não. O surgimento de qualquer tipo de carocinho nesta região deve ser investigado pelo médico urologista para afastar doenças como o câncer de testículo, inflamações, cistos e outras alterações.
Estou com um carocinho no testículo. O que pode ser?
Epididimite e orquite
Inflamação na região do epidídimio ou do próprio testículo pode causar aumento das dimensões do órgão. Com isso pode-se formar um nódulo na bolsa escrotal que facilmente se confundi com um caroço no testiculo. Normalmente outros sintomas como dor para urinar e febre acompanham o quadro .
Na maioria dos casos de câncer de testículo, os homens têm um nódulo em um dos testículos ou podem perceber o testículo aumentado ou inchado. Às vezes, o nódulo provoca dor, mas na maioria das vezes não é doloroso. Os homens com câncer de testículo podem notar uma sensação de peso ou dor abdominal ou no escroto.
Entre as principais causas de nódulo no testículo, podemos destacar: hidrocele (bolsas de líquido que surgem nos testículos e são mais comuns em bebês e em homens de 40 anos); varicocele (inchaço e dilatação das veias e artérias presentes no interior dos testículos); epididimite (inflamação do epidídimo);
O que significa um caroço na parte íntima do homem?
As causas mais comuns do caroço na virilha são linfonodos aumentados, IST (infecções sexualmente transmissíveis) e hérnia inguinal. Mas ele também pode surgir devido a doenças autoimunes e câncer.
Quando procurar um médico: É imperativo buscar atendimento médico se o caroço cresce rapidamente, muda de forma ou textura, apresenta vermelhidão, calor, secreção, causa dor ou é persistente, para um diagnóstico precoce e tratamento eficaz.
O que pode causar um caroço embaixo do saco escrotal?
O caroço no testículo pode surgir devido ao acúmulo de líquidos ou sangue junto ao testículo, como no caso da hidrocele ou varicocele, sendo um sintoma relativamente comum que pode surgir em homens de qualquer idade, desde crianças até idosos, mas também pode surgir devido a torção no testículo ou até câncer.
É normal ter um carocinho no testículo? Não. O surgimento de qualquer tipo de carocinho nesta região deve ser investigado pelo médico urologista para afastar doenças como o câncer de testículo, inflamações, cistos e outras alterações.
Quais são os primeiros sinais de câncer no testículo?
Além de observar a presença de caroços, o câncer de testículo apresenta outros sinais e sintomas que pedem atenção, como: alterações no tamanho (aumento ou diminuição), forma e textura dos testículos; endurecimento; sensação de peso nos testículos; dor difusa na parte baixa do abdômen; sangue na urina e sensibilidade ...
Nódulos e cistos no testículo nem sempre são perigosos. Muitas vezes, essas alterações são benignas e não representam risco à saúde. No entanto, em alguns casos, podem ser sinais de condições mais graves, como tumores malignos. Por isso, é essencial buscar uma avaliação médica ao notar qualquer mudança na região.
Os caroços nos testículos podem ocorrer em todas as fases da vida. Quando surgem, podem significar cistos, hidrocele (um acúmulo de fluídos) ou até mesmo o crescimento anormal de células no órgão, que pode representar um tumor no testículo.
Se posicione em pé na frente de um espelho e veja se visualiza alguma alteração em alto-relevo na pele da região; Com as mãos, examine cada testículo colocando cada um deles entre os dedos indicador, médio e o polegar. Um deles pode parecer maior do que o outro, isso é normal.
O que pode ser confundido com câncer de testículo?
Os sintomas de câncer de testículo são bastante localizados e até podem ser confundidos com outra condição: orquiepididimite, que é uma inflamação dos testículos e dos epidídimos.
Pode se apresentar como uma nodulação endurecida, do tamanho semelhante a uma ervilha na fase inicial, podendo atingir grandes dimensões em fases mais avançadas. Geralmente o crescimento deste nódulo não causa sintomas de dor.
A espermatocele, ou cisto de epidídimo, se forma na região do epidídimo, uma estrutura localizada acima dos testículos, que é o canal responsável por transportar o esperma. Ele é causado por um acúmulo de espermatozóides, causado por uma obstrução do canal. O quadro pode aparecer associado a sintomas ou não.
Quais são os sintomas de um tumor benigno no testículo?
Os principais sintomas de tumor de testículo são presença de um caroço ou inchaço no testículo, dor ou sensibilidade, aumento ou mudança de tamanho do órgão, sensação de peso ou pressão no escroto, desconforto na região lombar ou abdominal.
As bolinhas no saco escrotal também podem ser causadas pelos grânulos de Fordyce que são glândulas sebáceas aumentadas. Esses grânulos podem afetar o saco escrotal, pênis, glande ou prepúcio levando ao aparecimento de uma ou mais bolinhas amarelas, esbranquiçadas ou avermelhadas de 1 a 3 mm de tamanho.
O câncer de testículo inicia-se como uma massa escrotal, que geralmente é indolor. O diagnóstico é feito por ultrassonografia. O tratamento é a orquiectomia e, às vezes, dissecção de linfonodos, ocasionalmente seguida por radioterapia, quimioterapia, ou uma combinação de ambas, dependendo da histologia e do estágio.
Em geral, o prognóstico para o câncer de testículo é bom, e a maioria destes tumores são curados, mesmo que exista disseminação da doença. Alguns outros fatores também podem afetar o prognóstico, como: Tipo de câncer de testículo.
É normal um testículo ser ligeiramente maior do que o outro. Cada testículo normal tem um pequeno tubo espiral chamado de epidídimo, que pode parecer uma pequena protuberância no lado externo superior ou parte média do testículo.
Os sintomas da hérnia escrotal são semelhantes ao da hérnia inguinal: Aparecimento de protuberância ou inchaço da região da virilha ou testículos; Dor ou desconforto na região ao carregar peso ou se levantar; Sensação de peso na região dos testículos ao caminhar.
Consiste em um acúmulo de líquido dentro do escroto envolvendo o testículo, podendo causar inchaço, o que gera um desconforto ao paciente. No geral, acomete bebês, mas também pode afetar homens em qualquer idade.
O que pode ser encontrado no testículo de um polvo?
Nos polvos os órgãos reprodutivos são caracterizados por um complexo gonádico formado pelo testículo e o Saco de Needham nos machos e pelo ovário, glândulas oviductais e ovidutos, nas fêmeas (Figura 4).
Quando o homem tem apenas um testículo pode ter filhos?
Homem com apenas um testículo pode ter filhos? Essa pergunta muitas vezes gera dúvidas. O homem que possui apenas um dos testículos, mas não tem nenhum outro problema continuará fértil, ou seja, poderá gerar um filho.