A gengiva escura não é necessariamente sinônimo de má higienização ou de algum tipo de doença ou lesão. Na verdade, ela pode ser apenas resultado de uma concentração maior de melanina. A melanina é uma proteína natural do organismo, produzida em maior quantidade nas pessoas negras.
Comumente, a alteração na cor pode indicar gengivite ou periodontite. A saber, essas doenças indicam que a gengiva pode estar machucada ou que há algo incomum com o dente. Em ambos os casos, o ideal é que um dentista seja consultado.
A mancha escura (ou pigmentação melânica da gengiva, como é chamada pelos dentistas) é super comum e fisiológica, principalmente em indivíduos negros, asiáticos e hispânicos. Por isso, é diferente de outras condições, como a gengivite, pois é algo natural de cada pessoa e não causa dor.
O tratamento para gengivas escurecidas é indicado quando existe problema de saúde bucal. Nesse sentido, o paciente precisa ir ao dentista e passar por uma limpeza profissional profunda, capaz de remover a placa e o tártaro, ajudando a reduzir a inflamação e melhorar a saúde gengival.
Quais são as principais causas da gengiva roxa escura?
A gengiva roxa tem origem exógena ou endógena.
Também apresentam proveniência fisiológica ou patológica. A pigmentação de origem exógena tem início após o contato com um corpo estranho na mucosa oral, enquanto a pigmentação endógena advém da produção de melanina do indivíduo.
Dicas de Saúde - O que causa o escurecimento da gengiva?
Como tratar gengiva preta?
A Despigmentação Gengival é um ótimo tratamento para corrigir as gengivas escuras e deixá-las rosadas novamente. A zona de cor escura muitas vezes pode ser removida através deste procedimento indolor que revela o tecido de cor rosa por baixo. Após o processo de cicatrização a gengiva de cor mais clara permanece.
As gengivas saudáveis são de cor rosa claro e parecem túrgidas e sem sangramento. Colorações esbranquiçadas ou escuras, ou mesmo sangramento, ou a presença de ou a presença de gengivas arroxeadas são um sintoma de doença ou infecção.
Gengivas saudáveis são rosa e firmes. Se a cor das suas gengivas mudar, é um sinal de um problema de saúde dentária ou de uma doença que afeta o corpo.
Além de sangrar, as bordas das gengivas podem ficar vermelhas, inchadas e sensíveis ao toque. Com o acúmulo de placa, a gengiva também pode se separar dos dentes, criando as bolsas periodontais. Com esses espaços, mais placa e tártaro podem se acumular, piorando ainda mais a inflamação da gengiva.
Periodontite (ou doença periodontal) é uma infecção bacteriana dos tecidos, ligamentos e ossos específicos que envolvem e sustentam seus dentes, coletivamente conhecidos como periodonto.
Caso o escurecimento da gengiva aparecer de modo repentino, ou estar acompanhado de dor ou de outros sintomas, como sangramento e inchaço, não ignore, o melhor é procurar um dentista para identificar o problema.
O tártaro negro se forma a partir da placa bacteriana, mas tem uma textura diferente e é difícil de remover. De acordo com a Associação Americana de Odontologia (ADA), a placa é uma mistura de saliva, bactérias, alimentos e ácidos produzidos pelas bactérias a partir do açúcar e do amido.
O bicarbonato de sódio é bastante utilizado para a assepsia bucal e é uma boa alternativa de clarear os dentes naturalmente. O modo de usar é simples, o pó de bicarbonato de sódio deve ser aplicado diretamente na escova de dente ou acrescentado na pasta dental durante o processo de escovação.
A hiperplasia gengival é uma condição caracterizada pelo crescimento anormal da gengiva, que pode encobrir parte dos dentes. Além de prejudicar a saúde bucal, esse quadro costuma afetar a autoestima do paciente. Dessa forma, é fundamental diagnosticá-la e tratá-la de forma adequada.
Manchas pretas na boca podem ter várias causas, como bolhas ou hiperpigmentação. Em casos raros, elas podem indicar algo mais sério, como câncer de boca. Muitas condições inofensivas podem causar o desenvolvimento de uma ou mais manchas pretas na boca.
O hemangioma é uma neoplasia benigna comum na região de cabeça e pescoço, e é relativamente rara na cavidade oral, podendo causar prejuízo estético e funcional a depender da sua localização. Sua localização mais frequente é o lábio superior, mas pode ocorrer em outras regiões, como língua, mucosa jugal e palato.
Alguns tipos de traumas nos dentes podem causar manchas pretas. A principal delas é a necrose pulpar, que é a morte da parte interna do dente. A polpa dental é uma camada sensível e recheada de vasos sanguíneos. Dependendo do acidente, ela pode ficar comprometida e deixar os dentes com manchas escuras.
Como posso saber se tenho tártaro dentro da gengiva?
Mas como saber se estou com tártaro? A formação do tártaro é facilmente visível, se estiver acima do nível da gengiva. Por isso identificar se está ou não com ele nos dentes não é difícil. Porque o sinal mais comum é uma cor marrom ou amarela nos dentes na região da margem gengival.
Escovação inadequada, falta do uso do fio dental e pouca frequência de visitas ao dentista são os principais motivos para o acúmulo de placa bacteriana, que, com o tempo, se mineraliza e se transforma em tártaro.
A gengiva escura não é necessariamente sinônimo de má higienização ou de algum tipo de doença ou lesão. Na verdade, ela pode ser apenas resultado de uma concentração maior de melanina. A melanina é uma proteína natural do organismo, produzida em maior quantidade nas pessoas negras.
Além disso, o dentista também pode recomendar alguns tratamentos para tirar a mancha escura da gengiva, incluindo laser de díodo, raspagem com bisturi ou microabrasão, que é uma raspagem feita com uso de brocas delicadas.
A gengiva marginal circunda o elemento dentário, formando a superfície de tecido mole do sulco gengival. A gengiva interdental apresenta formato piramidal sobre o ponto de contato dentário. A gengiva inserida é firme e contínua com a margem gengival, ligada ao periósteo do osso alveolar.
Se seus dentes estão parecendo maiores do que o normal e você nota retração de gengivas, ou mesmo maior distanciamento da gengiva, é um sinal clássico de uma doença gengival , ou de periodontite – não é apenas parte natural do envelhecimento.
A gengiva saudável tem uma cor rosa ou coral suave, apesar de poder conter outros pigmentos, dependendo da sua origem étnica. Se parecerem avermelhadas ou inchadas, se sangrarem ao escovar os dentes ou usar o fio dental ou se começarem a se retrair, são alterações que podem indicar sinais de doença da gengiva.
O dente escuro na raiz pode ser resultado de diversos fatores. Entre as causas mais comuns, destacam-se: Traumas dentais: Um impacto forte pode danificar a estrutura do dente, levando ao escurecimento. Cárie dentária: A deterioração da estrutura do dente devido à cárie pode causar descoloração.