Durante a noite é normal que o furo possa liberar algum líquido, principalmente dias após a perfuração, e isso já se torna um ponto de proliferação de bactérias, que podem prejudicar a cicatrização.
Mesmo tendo todos os cuidados ao limpar o piercing, podem surgir alguns sinais que indicam que a pele em volta está ficando inflamada ou com uma infecção, como inchaço no local, dor intensa, vermelhidão intensa, sangramento ou presença de pus.
não ignore sinais de infecção: mesmo após a cicatrização, atente-se a sinais como vermelhidão, dor, inchaço ou secreção —se notar algo incomum, consulte um profissional; mantenha a pele hidratada: manter a área ao redor do piercing hidratada ajuda a evitar ressecamento e irritação.
Secreção: Pequenas quantidades de uma substância semelhante a sebo, podem ser produzidas pelas glândulas sebáceas na pele. Isso é normal; Acúmulo de células mortas da pele: Às vezes, células mortas da pele se acumulam ao redor do furo, formando uma casquinha. Isso é uma parte natural do processo de renovação da pele.
Aumento da área vermelha e inchada para a pele ao redor; Dor muito intensa ou insuportável; Presença de pus, com secreção branca, amarelada ou esverdeada, ou sangue no local; Presença de febre ou mal estar.
Limpar o local com solução de iodopovidona ou clorexidina. Injetar anestésico local utilizando agulha de calibre 25 ao longo da linha de incisão sobre a cúpula do abscesso ou, de modo mais eficaz, como um bloqueio de campo ao redor de todo o abscesso; em alguns locais, também pode-se utilizar bloqueio do nervo.
A presença de pus indica que a ferida está comprometida por uma infecção, embora também possa ser um sinal de que o corpo está se esforçando para combater a infecção e promover a cicatrização da lesão.
Sintomas de rejeição penetrante: mais joias se tornando visíveis na parte externa do piercing. o piercing permanece dolorido, vermelho, irritado ou seco após os primeiros dias.
Como saber se estou com o piercing inflamado? Quando ocorre vermelhidão na região perfurada, dores, formação de pus e inchaços semanas após a introdução da joia, mesmo após realizar todos os cuidados solicitados, é o momento de se preocupar.
O que são as bolinhas de pus que aparecem no piercing?
“Os granulomas são pequenas bolinhas, normalmente avermelhadas, que aparecem ao redor do piercing quando algo não vai bem. Essas bolinhas, ou granulomas, indicam que algo falhou durante a cicatrização do seu piercing, e para fazer com que esse granuloma vá embora é preciso identificar qual sua causa.”
São sintomas comuns após o furo do piercing por dois ou três dias sentir queimação, dor leve e sensibilidade ao toque ou ao dormir. O sangramento se acontecer deve parar no mesmo dia em algumas horas ou até minutos. Mais que isso é sinal de infecção e um médico deve ser procurado.
Como saber se a cicatrização do piercing está boa?
✨Um piercing totalmente cicatrizado não tem aquele aspecto avermelhado que foi feito a pouco tempo, não há mais presença de dor ou formação de casquinhas. ✨Quando está 100% cicatrizado, a pele ao redor da joia tem a mesma cor e aspecto da pele ao redor da perfuração.
Você sente que eles ficam mais abertos, mais largos, como se tivesse aumentado. O outro sinal é que a joia fica mais pendurada, como se tivesse mais haste aparecendo do que antes. e junto a isso pode vim vermelhidão, inchaço, coceira, descamação, sente como se o piercing.
Então é isso! O melhor a fazer é retirar o piercing. e tratar. com algum óleo ou creme que contém a vitamina e, porque vai ajudar aí na sua cicatrização.
Podem ocorrer dores, formação de bolhas, crostas e pequenos sangramentos. Em casos mais graves, o organismo ainda pode responder com pus e febre. As reações alérgicas à tatuagem são, muitas vezes, atreladas a um tipo de pigmento inserido na arte.
NÃO UTILIZE DE FORMA ALGUMA: antisséptico, álcool, iodo, água oxigenada, creme, cosméticos, maquiagem, pomada ou qualquer outro produto químico. Impede a cicatrização, causando contaminação, inflamação, ressecamento e reações alérgicas.
A existência de pus ou secreção, principalmente de cor amarelada ou esverdeada e mais espessa, também é um indicativo de infecção. É normal que algumas feridas apresentem secreção, mas esta é fluida e de cor clara. Porém, não necessariamente uma ferida que não apresenta pus deixa de estar infeccionada.
Uma feridaé preocupante se você observar sinais como aumento do pus, calor excessivo, inchaço, dor crescente ou febre. Esses sintomas podem indicar uma infecção grave. Se a ferida não mostrar sinais de melhora em alguns dias, é fundamental consultar um médico para avaliação e tratamento adequado5.
Compressas quentes ajudam a acelerar a drenagem e a cura. Em casos mais graves, há necessidade de cortar e drenar o furúnculo cirurgicamente, em uma unidade de saúde.