Então esse post é para você! ➡️ Nos primeiros meses de vida quando o bebê sentir vontade de fazer cocô provavelmente irá fazer muita força, ficar vermelho, chorar, gemer, levar até 20 minutos para conseguir evacuar (ou soltar pum) mesmo com cocô mole. ➡️ Isso tem nome científico: DISQUESIA!
Trata-se de um Distúrbio Funcional Gastrointestinal conhecido como Disquesia, que é decorrente de imaturidade e incoordenação na evacuação. Durante o episódio o bebê faz força para evacuar, pode ficar vermelho, chorar e gemer. Tende a se resolver após eliminação de fezes pastosas.
O que a grávida sente quando o bebê se mexe? Quando os movimentos do bebê na barriga começam a ser perceptíveis, muitas vezes, no início, são confundidos com as atividades intestinais. Isso porque, nesse primeiro momento, a sensação é semelhante a de ter gases.
Isso ocorre porque nos bebês muito pequenos não há coordenação do trato gastrointestinal e cérebro. E uma forma de ajudarmos os bebês nesse processo é ir a favor de como as coisas acontecem no nosso corpo.
O que fazer quando o bebê não consegue soltar gases?
Movimentar o corpinho do recém-nascido pode ajudar a dissipar os gases. Uma boa maneira de fazer isso é deitando a criança de barriga para cima e fazer movimentos de dobrar e esticar as pernas, como se ele estivesse pedalando. Essa compressão vai ajudar a dissolver e soltar os gases.
Costuma começar depois de duas ou três semanas de vida e costuma melhorar por volta dos três meses (mas nem sempre). Quando a mãe amamenta e o bebê chora de tarde, sempre há alguma alma caridosa que diz: “Claro!
Por si só, o gás intestinal raramente indica uma condição mais complicada. No entanto, se os episódios de flatulência forem constantes, ou se estiverem associados a outros sintomas, pode ser necessário consultar um especialista.
A não ser que seu médico tenha dito o contrário, relações sexuais não fazem mal ao bebê. Não existe pênis humano longo o bastante para sequer chegar perto do bebê no útero.
A aerofagia em bebês é o processo de engolir ar ou corrente de ar. Nos bebês a aerofagia pode ocorrer ao se alimentar, ao chorar, ou quando chupam dedos ou chupeta. Geralmente esse processo ocasionará gases no estômago do bebe os quais são em sua maioria eliminados através do arroto.
Embora a disquesia do lactente possa ser angustiante para os pais, trata-se de uma perturbação natural do desenvolvimento que não constitui uma ameaça para a saúde do bebé e que desaparecerá nos primeiros meses de vida.
O gás é uma ocorrência natural e comum em recém-nascidos. Os gases, geralmente, surgem nas primeiras duas semanas do pequeno e acontecem devido ao fato do sistema digestivo dele ainda estar em processo de desenvolvimento. Embora alguns pareçam não ter problemas com gases, outros podem ficar com um desconforto.
Na disquesia, o bebê apresenta esforço, mas as fezes são macias e normais. Já na prisão de ventre, as fezes são endurecidas, a frequência de evacuações é reduzida e pode haver dor ou desconforto ao evacuar, sendo causada geralmente por retenção fecal ou alterações na alimentação.
Quando o bebê se espreme ou faz força não significa que ele está com cólicas. Essas situações são normais, principalmente nos bebês pequenos. Eles fazem força para evacuar e essas expressões não necessitam de nenhum manejo especial. Por isso, não se preocupe se o bebê se espreme muito, às vezes até ficando vermelho.
A disquesia dura somente de 1 a 2 semanas, podendo surgir até os 9 meses, que é o período que o bebê aprende a coordenar a vontade de evacuar com a eliminação das fezes.
A cólica normalmente começa no primeiro mês de vida, piora quando o bebê tem cerca de seis semanas de idade, e desaparece, com frequência de maneira súbita, por volta dos três a quatro meses de idade.
O bebê pode ficar vários dias sem evacuar, isto ocorre pela mudança do ritmo intestinal, ou seja, toda vez que o leite chega no estômago do bebê, ocorre um reflexo muscular que vai descendo por todo o trato gastrointestinal até o bebê evacuar.
Na maioria dos casos, é normal o bebê golfar devido a um trato gastrointestinal imaturo e ao tamanho do estômago, que é pequeno e se enche rapidamente quando o bebê é alimentado.
A cólica é um espasmo da musculatura lisa do intestino enquanto que os gases são uma acumulação de ar. Dão desconforto, mas não uma dor tão intensa como as cólicas. Podem aparecer, por exemplo, devido a uma técnica de amamentação incorreta que promove a indesejada ingestão de ar.