Se você quer saber se o tratamento de canal dói, pode ficar tranquilo. O procedimento costuma ser indolor em função da anestesia aplicada no local. No pós-operatório, no entanto, é normal que o paciente sinta mais sensibilidade no dente em questão, especialmente quando o efeito da anestesia passa.
Normalmente, a dor dura entre 3 a 7 dias após o tratamento do canal. Isso ocorre devido à inflamação no tecido ao redor do dente tratado, mas deve diminuir progressivamente. Se a dor for intensa ou persistir além desse período, pode ser sinal de complicações, como infecção ou problemas no preenchimento do canal.
Além disso, é realizada toda a limpeza da parte interna da raiz. Assim, é um procedimento bastante delicado e que mexe com tecidos que muitas vezes, apresentam-se bastante inflamados. Por isso, uma dor leve, um incômodo cerca de 2 a 3 dias após a realização das etapas da endodontia é considerado normal.
Os principais motivos são: canal recontaminado por bactérias lesivas aos tecidos adjacentes, limpeza incorreta dos canais radiculares secundários, infecções no periodonto — os tecidos de sustentação do dente — ou, até mesmo, falhas devido a dificuldades para execução do procedimento endodôntico da forma desejada.
QUANTOS DIAS O DENTE DÓI DEPOIS DE TRATAR CANAL? - DRA. MELISSA LUCENA
É normal fazer um canal e o dente continuar doendo?
Nesses casos, esta dor pode durar alguns dias, mas se ela persistir por muitos dias ou meses, é importante ficar atento. Essa dor recorrente não é normal. Na verdade, o tempo de desconforto varia caso a caso, mas, até 15 dias depois do tratamento, pode haver incômodo.
Um check-up com raio-X do dente que passou pelo tratamento de canal faz parte do processo pós tratamento de canal. Até completar dois anos, é imprescindível tirar um raio-x do dente para saber se houve surgimento ou redução da lesão apical (infecção).
Quais são os sintomas de um canal dentário inflamado?
Veja como é feito o tratamento de canal
Se a polpa ficar inflamada ou infectada, é preciso ser removida. Uma infecção pode causar um abscesso. A remoção da polpa alivia a dor e o desconforto. É feita uma abertura através da coroa do dente, limpando a região afetada pela cárie.
Na maioria dos casos, você pode retomar suas atividades normais imediatamente após o tratamento de canal. No entanto, evite atividades que possam colocar pressão excessiva no dente tratado, como comer alimentos duros ou praticar esportes de contato, nos primeiros dias.
Recorra aos analgésicos: o dentista pode recomendar o uso de analgésicos de venda livre para aliviar a dor após o tratamento de canal. Siga as instruções do dentista e não tome mais do que a dose recomendada.
Essas são perguntas recorrentes sobre os cuidados pós tratamento. E a resposta é a melhor possível: Sim, você pode fazer tudo isso normalmente. O único cuidado que temos que lembrar é em relação às atividades físicas.
Os sintomas desse problema são muito parecidos com o de uma sinusite comum, como dores de cabeça, no rosto, tosse e febre. No entanto, não basta o uso de antibióticos para curar os sintomas e sim tratar a infecção no dente ou até mesmo, em casos mais graves, optar pela remoção.
Após o tratamento dentário, é necessário ficar de repouso, pelo menos, na primeira semana. Dessa forma, é preciso evitar a realização de atividades físicas ou de qualquer outro exercício que force os músculos, já que pode acontecer algum imprevisto que pode afetar sua recuperação.
O valor do tratamento de canal depende da complexidade do procedimento. Em casos onde a infecção esteja avançada, ele pode ser mais caro. Em geral, seu valor varia entre R$ 250 e R$ 1.500.
Quanto tempo o dente fica dolorido depois do canal?
A duração da dor varia, mas geralmente, o desconforto deve durar apenas alguns dias. Todavia, se o dente dolorido ao toque após canal persistir por mais tempo, é fundamental procurar o dentista para uma avaliação. Cada paciente pode ter uma experiência diferente em termos de dor e tempo de recuperação.
Um tratamento de canal mal feito pode trazer mais problemas do que soluções. Dor constante, uso excessivo de medicamentos e até perda do dente são apenas algumas das consequências.
Quais os sinais e sintomas diante de uma infiltração no dente? Sensibilidade a alimentos frios, quente ou ácidos é um sintoma comum associado aos dentes com infiltrações cariosas. O mau hálito também pode estar presente nesses quadros de infiltração dentária.
Quando a infecção do canal ainda não é muito profunda e não prejudica a saúde da raiz, muito provavelmente o tratamento de canal é o mais indicado. Afinal, a preservação de cada dente é extremamente importante para a saúde bucal.
O paciente pode apresentar pericementite infecciosa (presente quando o tratamento não foi bem realizado), fratura de instrumentos no canal que resultaram em uma comunicação com o tecido periodontal de suporte, o dente pode apresentar uma fratura ou trinca, além de outras causas de dor.
Caso você conte com um serviço de canais por assinatura, ao ficar com a TV sem sinal, você pode entrar em contato com a operadora para averiguar o que está acontecendo. Por lá, eles vão te responder se o problema é algo relacionado à estrutura de transmissão ou se é referente à emissora que emite a frequência.