Saber se você precisa de ajuda médica também depende da sua autoavaliação: já percebeu se, mesmo quando você bebe muita água, não urina tantas vezes? Isso pode ser bexiga hipoativa. Alguns dos sintomas dessa condição são sensação de que a bexiga não fica vazia, gotejamento após urinar e ficar várias horas sem urinar.
A hidratação excessiva é muito mais frequente em pessoas cujos rins não excretam urina normalmente; por exemplo, em pessoas com doença cardíaca, renal ou hepática ou em bebês prematuros cujos rins são imaturos (consulte Destaque para idosos: Equilíbrio hídrico).
No organismo, um copo de 200 ml de água demora de 1,5 a 2 horas para se transformar em urina. Para quem não quer acordar à noite para ir ao banheiro, o ideal é evitar cafeína, frutas cítricas, refrigerante e pimenta.
De maneira geral, um adulto costuma urinar de 4 a 6 vezes, em um período de 24 horas. Nesse sentido, é considerado normal acordar no máximo 1 vez durante o sono para ir ao banheiro urinar. Então, caso a frequência seja maior do que isso, é indicado procurar ajuda especializada para investigar o que está acontecendo.
Durante o dia, a maioria das pessoas saudáveis urina cerca de seis a oito vezes, disse o Dr. Jamin Brahmbhatt, urologista do Orlando Health e colaborador da CNN. “Para a maioria, é razoável precisar urinar a cada (três a quatro) horas durante o dia”, acrescentou Brahmbhatt por e-mail.
Se você sente ardência ao urinar, tem vontade de ir ao banheiro com frequência e urina em pouca quantidade, esses sintomas podem indicar infecção do Trato Urinário (ITU), popularmente conhecida como infecção urinária.
Quando há um aumento do nível de açúcar no sangue, ele acaba sendo eliminado pela urina e a água vai junto. É o que a gente chama de diurese osmótica. Então a pessoa sente muita sede e bebe muita água, porque perde muito líquido. Ela não faz muito xixi porque bebe muita água”, explica a dra.
A maioria das pessoas necessita em torno de 2,5 a 3 litros de água por dia, mas o organismo pode tolerar bem o consumo de 8 litros. Os rins, quando funcionam adequadamente, filtram o excesso de água e aumentam o volume da urina para eliminar esse excesso.
Urina muito diluída, é sinal de hidratação em excesso. Sendo assim, os rins precisam trabalhar mais para eliminar o líquido desnecessário. Nos quadros de diabetes descontrolada, isso também pode ocorrer.
Saber se você precisa de ajuda médica também depende da sua autoavaliação: já percebeu se, mesmo quando você bebe muita água, não urina tantas vezes? Isso pode ser bexiga hipoativa. Alguns dos sintomas dessa condição são sensação de que a bexiga não fica vazia, gotejamento após urinar e ficar várias horas sem urinar.
As principais causas são: hiperplasia prostática benigna (próstata aumentada ou obstrutiva), estenose de uretra (estreitamento do canal urinário), estenose de colo vesical (bexiga que não se abre corretamente) e hipocontratilidade detrusora (bexiga que não contrai adequadamente).
Um mau fluxo urinário pode levar à retenção urinária, o que significa que a pessoa é incapaz de urinar, por isso, é extremamente importante procurar aconselhamento médico logo que notar alterações no fluxo da urina, de modo a evitar complicações.
Beber muita água pode provocar o desequilíbrio na concentração de eletrólitos no sangue, principalmente o sódio. O problema é chamado de hiponatremia, que significa a queda do nível de sódio sanguíneo e pode levar, em situações muito graves, à intoxicação por água.
Pode tomar 500 ml de água de uma vez? Em geral sim, pois beber 500 ml de água de uma só vez não é necessariamente prejudicial para a maioria das pessoas, desde que não seja feito de forma excessiva e que não haja condições médicas específicas que exijam restrição de líquidos.
Cerca de 45 minutos. Esse tempo varia de acordo com o tamanho da bexiga e o grau de hidratação do apertado em questão. O líquido que bebemos e ingerimos com os alimentos é absorvido pelo intestino e cai na corrente sanguínea. O trabalho dos rins é filtrar o sangue, produzindo a urina.
Quais são os sinais de falta de água no organismo?
Irritabilidade, cansaço e falta de memória: A falta de água deixa o sangue menos fluído. Por isso, o oxigênio e nutrientes importantes demoram mais a chegar até o cérebro, trazendo prejuízos cognitivos, como raciocínio lento, alterações de memória e irritabilidade, entre outros sinais.
Quando a ingestão de água é baixa ou a perda de água aumenta os rins?
Uma interação entre a hipófise e os rins oferece outro mecanismo. Quando o corpo está com escassez de água, a hipófise secreta vasopressina (também chamada hormônio antidiurético) na corrente sanguínea. A vasopressina estimula os rins a conservar água e a excretar menos urina.
Se você experimenta uma vontade frequente de urinar, mas a quantidade de líquido eliminada é pequena, isso pode ser um sinal de infecção urinária, sobretudo, se acompanhado de outros sintomas, como dor ou sensação de queimação ao urinar.
Uma boa dica é inclinar-se para frente para comprimir o abdômen e colocar pressão sobre a bexiga para ajudar a esvaziá-la completamente. Além disso, antes de sair de casa tente esvaziar sua bexiga ao máximo mesmo que não esteja com vontade de ir ao banheiro.
Distrair-se e apertar os músculos do pavimento pélvico, em vez de correr imediatamente para a casa de banho quando sente urgência, são métodos úteis de exercício. Planear as idas à casa de banho e manter um diário da bexiga também pode ajudar.
Ter vontade de urinar muitas vezes pode ser uma situação completamente normal, principalmente se se tiver consumido muitos líquidos durante o dia. No entanto, a vontade frequente para urinar também pode indicar uma infecção urinária, incontinência e, até, diabetes, especialmente se for acompanhada de outros sintomas.
A bexiga hiperativa não corresponde a uma doença mas a um conjunto de sintomas, como a necessidade urgente de urinar (urgência miccional), com ou sem incontinência, habitualmente acompanhada de frequência e de aumento no número de micções noturnas (noctúria), na ausência de infeção ou outra doença que possa explicar ...