Comer alimentos variados é importante Segundo a nutricionista Nathalia Prado, existem várias reações em nosso organismo que necessitam dos micronutrientes presentes nos mais variados alimentos, por isso, não é muito saudável repetir as mesmas refeições todos os dias.
Privar seu organismo de comida, principalmente se for recorrente, pode causar danos à sua saúde. Alguns sintomas podem aparecer depois de algum tempo, como tontura, enjoo, mal-estar, dor de cabeça etc. Eles variam de pessoa para pessoa.
Ausência de nutrientes e variedade de vitaminas e minerais. Comer a mesma comida todos os dias, pode limitar sua dieta para nutrientes ricos, e até privar substâncias importantes e essenciais para a saúde.
“O jejum pode fazer com que o organismo reduza o gasto energético a fim de reduzir risco de desnutrição. Além disso, pode levar à perda de massa muscular”, completa. Ao pular refeições, pode haver um prejuízo aos hormônios responsáveis pelo controle do apetite e do metabolismo.
Funciona assim: em jejum, o organismo promove o catabolismo proteico, que nada mais é do que a perda de massa muscular. Isso ocorre porque o corpo usa a glicose do fígado e depois a glicose muscular. É possível perder peso rapidamente, mas a primeira consequência é o famoso efeito sanfona.
"Além disso, essa prática pode resultar em desequilíbrios no metabolismo, pois quando passamos muito tempo sem comer, o corpo entra em um estado de privação de nutrientes. Isso faz com que o organismo desacelere o metabolismo para conservar energia e garantir sua sobrevivência", aponta a profissional.
Segundo a especialista, jejum não emagrece, pular refeições não emagrece e cortar determinados alimentos também não emagrece. Fazendo isso nosso corpo tende a economizar energia.
Depende. “Algumas pessoas sentirão a necessidade de jantar, mesmo que seja uma refeição mais leve, como um lanche. Outras conseguem iniciar um jejum e pular o jantar. Devemos sempre analisar as necessidades biológicas das pessoas ao recomendar fazer ou não essa refeição noturna”, explica Lígia.
Afinal, é bom comer feijão todo dia? Sim, ter um consumo regular dessa leguminosa pode ser benéfico para a saúde, desde que seja parte de uma dieta balanceada!
Especialista ressalta que hábito pode levar a deficiências nutricionais e enfraquecimento do sistema imunológico. Ao pular uma refeição, deixamos de fornecer ao nosso corpo os nutrientes essenciais para seu bom funcionamento.
"Comer apenas uma vez ao dia pode aumentar o risco de desenvolver doenças como diabetes e problemas cardiovasculares, além de causar cansaço e alterações no metabolismo", afirma José Marcelo Natividade, endocrinologista e metabologista (Hospital das Clínicas da FMUSP).
Para quem trabalha até seis horas diárias, a CLT estabelece uma pausa de refeição de 15 minutos. Esse intervalo não faz parte da jornada de trabalho, ou seja, o trabalhador não é remunerado por esse período.
R: Pular o almoço frequentemente pode ter consequências negativas a longo prazo para a saúde. Isso pode levar a desnutrição, deficiências nutricionais, instabilidade emocional, problemas de concentração e até mesmo desequilíbrios hormonais.
Para quem quer perder peso, o jantar é um ponto-chave na hora de cortar calorias. Mas será que ele é realmente a refeição que mais engorda? Segundo a nutricionista Amanda Gerbasi, isso não é verdade. “É um mito.
No almoço, entre 12h e 13 horas, recomenda-se ingerir uma maior quantidade de calorias por ser o horário em que gastamos mais energia. O prato deve ser balanceado, com uma boa quantidade de verduras e legumes, uma fonte de proteína e carboidratos ricos em fibra.
Para algumas pessoas, ficar um longo período sem se alimentar pode gerar enjoo, tontura, dor de cabeça e mal-estar —em geral, sintomas relacionados à hipoglicemia (baixo nível de açúcar no sangue). Porém, há pessoas que perdem completamente o apetite quando passa uma ou duas horas do horário que costumam comer.
Em 2 semanas é possível perder entre 1 kg e 2 kg de forma saudável, e essa perda de peso pode variar de acordo com o metabolismo da pessoa, do tipo de dieta e da prática de atividades físicas de forma regular. Além de tudo isso, seguindo as mesmas regras, quanto mais acima do peso ideal, mais rápido é o emagrecimento.
Fora o baixo rendimento, não tomar o café da manhã pode causar ganho de peso. “Como o cérebro percebe que o organismo está sem energia armazenada, estimula a ingestão de uma quantidade maior de alimentos calóricos na próxima refeição”, diz a nutricionista.
Não tomar café da manhã afeta negativamente a saúde metabólica, levando a riscos como obesidade e diabetes. Especialistas destacam a importância dessa refeição para o bom funcionamento do corpo, incluindo aspectos como energia, concentração e controle do peso.