É meio ou meia?

Usamos a palavra meio quando podemos substituí-lo por “um pouco”, “mais ou menos”, “metade” ou quando ela é um substantivo masculino. Por outro lado, usamos a palavra meia quando podemos substituí-la por “metade de uma” ou quando ela é um substantivo feminino. Gostou? Não esqueça de acompanhar o blog para mais.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em editorialpaco.com.br

Estou meio cansada ou meia cansada?

A palavra "meio" reduz a força do adjetivo "cansada". Não se trata de um adjetivo, mas de um advérbio, uma classe de palavras que é invariável (ou seja, não tem masculino e feminino). Portanto, "meia cansada" é aquela que você usou o dia inteiro no pé e que está inteiramente cansada de você.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em colegioanglomorumbi.com.br

Seria meio ou meia?

Em situações em que mais ou menos se encaixar melhor o termo correto a usar será 'meio', onde couber a palavra 'metade', emprega-se o termo 'meia'.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em catho.com.br

É meia pizza ou meio pizza?

“Meio” e “meia”

No sentido de “um pouco” ou “mais ou menos”, “meio” é invariável, por isso não flexiona. Mas se for no sentido numérico da palavra, quando “meio” significa “metade”, ele concorda com o verbo. Por exemplo: “ele pediu uma pizza meia calabresa, meia mussarela.”
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.portalpos.com.br

Qual a diferença entre meia e meio?

Usamos a palavra meio quando podemos substituí-lo por “um pouco”, “mais ou menos”, “metade” ou quando ela é um substantivo masculino. Por outro lado, usamos a palavra meia quando podemos substituí-la por “metade de uma” ou quando ela é um substantivo feminino. Gostou? Não esqueça de acompanhar o blog para mais.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em editorialpaco.com.br

QUANDO USAR MEIO OU MEIA

Como pedir uma pizza meio a meio?

Para sabores meio a meio ou adicional de recheio, você irá escolher o sabor de sua pizza e clicar em ''PERSONALIZAR''. Lá você encontra opções meio a meio, adição de recheio, tipo de massa e tamanho do produto.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em atendimentodominos.zendesk.com

E meio triste ou meia triste?

Se a pessoa quiser dizer que está triste, deve usar o advérbio de intensidade “meio” (que, vinculado a um adjetivo, não flexiona), inclusive se o sujeito for feminino (exemplo: Ela está meio triste). O “meia” deve ser usado quando a frase for relativa a uma fração de número (exemplo: O grupo já tomou meia garrafa).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em redeglobo.globo.com

Fez meses ou fizeram meses?

Se você quer falar sobre algo que alguém está executando como uma ação, o certo é “eles fazem”. Já no caso de você querer se referir a uma determinada quantidade de tempo ou condição do clima, use apenas “faz”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em querobolsa.com.br

E menos ou menas?

Outra palavra usada de forma equivocada é menas. O uso correto é menos, advérbio de intensidade, que não varia no gênero, sendo acompanhado de substantivo masculino ou feminino, por exemplo: Há menos pessoas no local, entre ontem e hoje.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em colegiomonforte.com.br

É ela mesma ou é ela mesmo?

Ela mesmo? ou Ela mesma arrumou a sala? Quando equivale a próprio, mesmo é variável: Ela mesma (própria) arrumou a sala; As vítimas mesmas reclamaram. Como advérbio, significa até, também, de fato, exatamente, e é invariável: Mesmo as amigas a deixaram; Foi mesmo uma boa notícia.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em curso-objetivo.br

Estava meio nervosa ou meia nervosa?

O termo que modifica um adjetivo é o advérbio, o qual é invariável em gênero e em número. Por essa razão, “meio”, advérbio de intensidade equivalente a “mais ou menos”, “um pouco”, deve ser empregado no masculino e no singular, invariavelmente. O correto, portanto, é dizer “meio nervosa”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em trf3.jus.br

Onde usar meio?

Meio = numeral fracionário. Virá vinculado a um substantivo e concorda normalmente: meia-noite, meia garrafa, meia folha. Meio = advérbio de intensidade. Virá vinculado a um adjetivo e não se flexiona: meio cansada, meio distraída, meio louca, meio triste.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em exame.com

Está certo falar meio-dia e meia?

Depois de entender estes significados, vamos ao veredito: o correto é “meio-dia e meia“! Isso porque o “meia”, neste caso, é um numeral que refere-se à metade de uma hora – é como se você estivesse dizendo “meio-dia e meia hora”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em guiadoestudante.abril.com.br

Faz jus ou faz jus?

A palavra “faz” se refere à terceira pessoa do singular, no presente do indicativo, do verbo “fazer”. Portanto, dizemos ou escrevemos: “ela faz” ou “ele faz”. Já o termo “fazem” corresponde à terceira pessoa do plural do verbo “fazer”, no presente do indicativo, isto é, “eles fazem” ou “elas fazem”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mundoeducacao.uol.com.br

Faz 4 anos ou faz 4 anos?

Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos; Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em curso-objetivo.br

É correto dizer "houveram"?

Conforme explicado, a forma correta sempre vai ser “houve”. Isso porque o verbo haver, no sentido de existir/acontecer, é impessoal e, assim sendo, só se conjuga na terceira pessoa do singular. Dessa forma, é errado escrever houveram mesmo se a frase estiver no plural, como por exemplo: “houveram muitas oportunidades”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em querobolsa.com.br

Estou meio gripada ou meia gripada?

A palavra “meio” quando se refere a adjetivo é um advérbio, portanto deve permanecer invariável. Desta forma, o correto é “ela ficou meio cansada depois de estudar a tarde toda”. Por outro lado, quando meio se referir a um substantivo deverá concordar normalmente com ele.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em guiadoestudante.abril.com.br

Quando usar bastante ou bastantes?

Se “muito” sofrer variações, ele é adjetivo e concordará sempre com o substantivo devendo ser utilizada a forma “bastantes”. Se não sofrer variações ele é advérbio, portanto, invariável devendo permanecer na forma singular “bastante”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em exame.com

Quanto é meio-dia?

A expressão meio-dia e meio (12h 30min.) é comumente dita, no entanto, é incorreta. Pois o numeral fracionário meio deve concordar em gênero com a palavra da qual ele é uma fração.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brasilescola.uol.com.br

É certo cobrar o valor da pizza mais cara?

“Segundo o Código do Consumidor (CDC) a pizza de dois sabores deve ter valor proporcional, os estabelecimentos são proibidos de cobrarem o preço do sabor mais caro. Esse tipo de cobrança é considerado prática abusiva, de acordo com as normas do CDC, Art.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em sischef.com

Onde se come pizza com garfo e faca?

É bem raro encontrar alguém que nunca ouviu falar sobre a pizza Napolitana. Ela ficou famosa por seu sabor único e maneira de comer. Nada de usar garfo e faca para apreciá-la, o jeito certo é comer com as mãos. Como começou essa tradição?
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em rossopizza.com.br

Para que serve aquele negócio que vem no meio da pizza?

As mesinhas são de polipropileno e quando colocadas no centro da caixa sobre a pizza, permite o empilhamento de várias pizzas ainda quentes uma sobre as outras evitando o rebaixamento da tampa em direção ao recheio.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em forumdepizzasvendasonline.com.br