É errado falar pego?

O professor Pasquale fala sobre as diferentes pronúncias de 'pego', particípio passado do verbo 'pegar'. Segundo ele, a grafia antiga previa acento circunflexo, favorecendo 'pêgo'; contudo, o acento caiu. Hoje, na linguagem oral, a pronúncia varia de região para região, e os dois modos são aceitos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cbn.globoradio.globo.com

É correto dizer pego?

Na tradição da língua, o particípio passado de pegar é pegado, não ocorrendo jamais a forma pego. Por analogia com verbos que têm duas formas de particípio passado, uma regular e outra irregular (como pagar: pagado e pago), criou-se a forma irregular pego.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em curso-objetivo.br

Tinha pego é errado?

A resposta só pode ser “tinha chegado“. Pegar tem dois particípios: pego e pegado. Modernamente, aceitam-se as duas construções: tinha pego, tinha pegado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blogs.correiobraziliense.com.br

Foi pega ou pêga?

Reforço que deve ser observado o verbo auxiliar (como exposto mais acima): “A Polícia tinha pegado prova contra o traficante.” “Prova contra o traficante foi pega (é ou ê) pela Polícia.” Etimologicamente, o particípio irregular “pego” não possui lógica.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em exame.com

É pegar ou pega?

A forma pegapode ser [segunda pessoa singular do imperativo de pegar] , [terceira pessoa singular do presente do indicativo de pegar] , [nome feminino no português de Portugal / nome masculino no português do Brasil] , [nome feminino] ou [nome masculino] .
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em dicionario.priberam.org

Cópias Hilárias De Filmes Famosos

Foi pego tem acento?

Segundo ele, a grafia antiga previa acento circunflexo, favorecendo 'pêgo'; contudo, o acento caiu. Hoje, na linguagem oral, a pronúncia varia de região para região, e os dois modos são aceitos. 'Pegado' também é uma opção válida.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cbn.globoradio.globo.com

É errado falar trazido?

O verbo trazer, assim como o verbo chegar não é abundante, ou seja, não apresenta mais de uma forma de particípio, como os verbos: salvar (salvado/salvo), aceitar (aceitado, aceito); entregar (entregado/entregue), dentre outros. Logo, não diga “Eu tinha trago”, diga “ Eu tinha trazido”!
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brasilescola.uol.com.br

Tinha compro ou comprado?

Os verbos COMPRAR, CHEGAR, TRAZER e FALAR não são abundantes, o que significa que só têm um particípio, que é regular: COMPRADO, CHEGADO, TRAZIDO e FALADO. Não se deve, portanto, em tempo algum ou por qualquer razão, usar as construções TINHA COMPRO, TINHA CHEGO, TINHA TRAGO ou TINHA FALO.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pt.linkedin.com

Tinha pego existe?

De acordo com a norma culta da Língua Portuguesa, “Tinha pego” e “Tinha pegado” são aceitas e podem ser escritas em textos. Lembrando que “pegado” é a utilização formal do nosso idioma e “pego” costuma ser mais usado em situações coloquiais do cotidiano, tornando-se consagrado na língua.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em concursosnobrasil.com

"Quer que eu pego" está errado?

Pode parecer bonitinho mas dizer “Quer que eu pego” pega mal. O correto é usar o presente do subjuntivo… Lembra como conjugar? Que eu pegue, que tu pegues, que ele pegue… e por aí vai.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em rhportal.com.br

É certo falar pego?

É certo, por um lado, que o verbo pegar tem pronúncia aberta no presente do indicativo: eu pego (é), tu pegas (é), ele pega (é)... 4. No particípio passado, porém, é consenso entre os estudiosos do idioma que a pronúncia deve ter timbre fechado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em migalhas.com.br

Quais foram as palavras que perderam o acento?

Por exemplo: anéis, fiéis, papéis, pastéis, céu, chapéu, troféu, véu, destrói, herói, faróis e sóis. O acento também desaparece nas paroxítonas com “i” e “u” tônicos que formam hiato (sequência de duas vogais que pertencem a sílabas diferentes) com a vogal anterior, que, por sua vez, faz parte de um ditongo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educacao.sp.gov.br

Tinha pego ou tinha pedido?

A forma regular “pegado” é frequentemente usada com os auxiliares ter e haver. Quando a frase está na voz ativa, ou seja, quando o sujeito da ação está em destaque, recomenda-se o uso de “pegado”. Veja alguns exemplos: “Ele disse que já tinha pegado a documentação no consulado.”
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pensarcursos.com.br

O que significa a giria pegada?

estar muito pegado a uma pessoa

Ser muito da sua intimidade. Confrontar: pejado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em dicionario.priberam.org

É correto falar peço?

Como se escreve: peço ou pesso? A forma correta de se escrever esse verbo é “peço”, com ç. O uso do ss é equivocado, não existe no vocabulário português. A palavra “peço” nada mais é do que o verbo “pedir”, conjugado na 1ª pessoa do singular, do presente do indicativo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.stoodi.com.br

O que é pegamos?

verbo transitivo

Fazer aderir, colar, unir. 2. Agarrar, segurar.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em dicionario.priberam.org