É errado falar 17 e meia?

Em se tratando de Gramática Normativa, o plural, em enumerações, só será obtido com números de “dois” em diante; com 1,5, por exemplo, a concordância exige apenas o singular. Assim, pontualmente, é uma e meia; é meio-dia e meia.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em vocesa.abril.com.br

É correto dizer meia?

Usamos a palavra meio quando podemos substituí-lo por “um pouco”, “mais ou menos”, “metade” ou quando ela é um substantivo masculino. Por outro lado, usamos a palavra meia quando podemos substituí-la por “metade de uma” ou quando ela é um substantivo feminino. Gostou? Não esqueça de acompanhar o blog para mais.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em editorialpaco.com.br

É correto falar 12:30 ou 12:30?

A expressão meio-dia e meio (12h 30min.) é comumente dita, no entanto, é incorreta. Pois o numeral fracionário meio deve concordar em gênero com a palavra da qual ele é uma fração.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brasilescola.uol.com.br

É correto falar meio-dia e meia?

A forma correta é meio-dia e meia.

Meia é um adjetivo e está no género feminino porque concorda com o nome feminino hora, que não é expresso mas está implícito: – Vou almoçar ao meio-dia e meia [hora].
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em infopedia.pt

Faz dois meses ou faz dois meses?

Enquanto o “faz” pode ser a forma conjugada do verbo a ser usada tanto como pessoal quanto como impessoal, o “fazem”, o verbo “fazer”, conjugado na 3ª pessoa do plural no indicativo, só pode ser usado como verbo pessoal. Ou seja, o “fazem” indica uma ação que duas ou mais pessoas toma.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ead.unisinos.br

03 - AR EM 17

Estou meio cansada ou meia cansada?

A palavra "meio" reduz a força do adjetivo "cansada". Não se trata de um adjetivo, mas de um advérbio, uma classe de palavras que é invariável (ou seja, não tem masculino e feminino). Portanto, "meia cansada" é aquela que você usou o dia inteiro no pé e que está inteiramente cansada de você.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em colegioanglomorumbi.com.br

E pouco ou e pouca?

P.e: «Tenho pouco tempo»; «Ela comprou poucos livros»;« Ele teve pouca sorte»; «Entre as minhas colegas, são poucas as espertas». A palavra pouco, no entanto, para além de quantificador existencial, pronome indefinido, adjectivo, e até substantivo, também funciona como uma palavra invariável, como advérbio.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ciberduvidas.iscte-iul.pt

Qual o correto 7h ou 7hs?

As possibilidades parecem ser muitas: 07:00, 07h00min, 7hs, 7hrs, 7h., 7H; mas regras existem e devem ser respeitadas. De acordo com o gramático Domingos Paschoal Cegalla, devemos grafar as horas com letras minúsculas, com um simples h, sem os dois pontos, sem o duplo zero e sem o ponto (7h, 13h, 21h).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em forbes.com.br

Como se escreve 19h30min?

Temos diversas formas de grafar as horas. As mais... Está errado porque o mim de minutos só se acrescenta quando por opção acrescenta os segundos. O correto é 19h30 (somente o h minúsculo no meio e sem pontuação.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em facebook.com

Qual e o correto: 24h ou 00h?

Meia-noite, 0h: o dia começa à 0h e vai até a meia-noite (ou até as 24h). Zero hora marca o início de um dia; meia-noite, o fim.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www12.senado.leg.br

E meia pizza ou meio?

“Meio” e “meia”

No sentido de “um pouco” ou “mais ou menos”, “meio” é invariável, por isso não flexiona. Mas se for no sentido numérico da palavra, quando “meio” significa “metade”, ele concorda com o verbo. Por exemplo: “ele pediu uma pizza meia calabresa, meia mussarela.”
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.portalpos.com.br

Qual o correto: má formação ou malformação?

O argumento utilizado c sempre o mesmo: mal é advérbio, e antes de um substantivo deve vir um adjetivo e não um advérbio; portanto, em lugar de mal deve usar-se o adjetivo feminino má - má formação, palavra que também aparece escrita de duas outras maneiras: má-formação e maformação.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em revistas.ufg.br

E ela mesma ou e ela mesmo?

Ela mesmo? ou Ela mesma arrumou a sala? Quando equivale a próprio, mesmo é variável: Ela mesma (própria) arrumou a sala; As vítimas mesmas reclamaram. Como advérbio, significa até, também, de fato, exatamente, e é invariável: Mesmo as amigas a deixaram; Foi mesmo uma boa notícia.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em curso-objetivo.br

É menos ou menas?

Outra palavra usada de forma equivocada é menas. O uso correto é menos, advérbio de intensidade, que não varia no gênero, sendo acompanhado de substantivo masculino ou feminino, por exemplo: Há menos pessoas no local, entre ontem e hoje.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em colegiomonforte.com.br

Estou meio gripada ou meia gripada?

Em situações em que mais ou menos se encaixar melhor o termo correto a usar será 'meio', onde couber a palavra 'metade', emprega-se o termo 'meia'.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em catho.com.br

Como se escreve a partir de 99?

A expressão “a partir de” é uma locução prepositiva formada pela preposição “a”, pelo verbo “partir” e pela preposição “de”. Note que são três palavras distintas; devem, portanto, ser escritas separadamente. A forma “apartir de” não está correta em nenhum contexto. E “à partir de”, com o acento que indica crase?
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em vocesa.abril.com.br

Faz jus ou faz jus?

A palavra “faz” se refere à terceira pessoa do singular, no presente do indicativo, do verbo “fazer”. Portanto, dizemos ou escrevemos: “ela faz” ou “ele faz”. Já o termo “fazem” corresponde à terceira pessoa do plural do verbo “fazer”, no presente do indicativo, isto é, “eles fazem” ou “elas fazem”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mundoeducacao.uol.com.br

É correto dizer "houveram"?

Conforme explicado, a forma correta sempre vai ser “houve”. Isso porque o verbo haver, no sentido de existir/acontecer, é impessoal e, assim sendo, só se conjuga na terceira pessoa do singular. Dessa forma, é errado escrever houveram mesmo se a frase estiver no plural, como por exemplo: “houveram muitas oportunidades”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em querobolsa.com.br

Faz 7 anos ou faz 7 anos?

Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos; Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em curso-objetivo.br