As pessoas com nanismo são submetidas ao preconceito, à discriminação e a termos pejorativos. Anão, por exemplo, é o termo pejorativo mais utilizado. Historicamente, a expressão é utilizada desde 1865.
A expressão é pejorativa e funciona como um rótulo limitante. O ideal é falar pessoas com nanismo, pois, como quaisquer outros seres humanos, elas preferem ser lembradas por quem são.
XANDÃO PROVA DO PRÓPRIO VENENO EM PROCESSO NOS EUA
Como se chama preconceito com anão?
Essa infantilização, é uma das diversas formas de manifestação do capacitismo, preconceito contra cidadãos com deficiência. Uma das mais comuns está na maneira como algumas pessoas se referem às com nanismo, como explica Vigui: “As pessoas usam muito a terminologia 'anão' para nomear pessoas com nanismo.
Tamanhismo ou discriminação por tamanho é uma discriminação baseada no tamanho de alguém. A discriminição por tamanho se deve a casos extremos de tamanhos físicos, como muito alto, muito pequeno, muito gordo, ou muito magro.
Admite-se que se pode chamar de nanismo quando o tamanho de um indivíduo tem uma estatura até 20% inferior à média dos mesmos indivíduos de sua espécie, à mesma idade. Na espécie humana, em termos de adultos, considera-se pessoa com Nanismo o homem que mede menos de 1,40 m, e a mulher com altura inferior a 1,35 m.
No caso do nanismo – conhecido de forma pejorativa como “anão” – a estatura está abaixo do percentil 03 para a idade, ou seja: a criança ou o indivíduo estaria entre as três menores de 100 indivíduos na média.
As pessoas com nanismo são submetidas ao preconceito, à discriminação e a termos pejorativos. Anão, por exemplo, é o termo pejorativo mais utilizado. Historicamente, a expressão é utilizada desde 1865. O jovem Gabriel Yamin, de 15 anos, que tem nanismo, conta que percebe os olhares na rua, mas encara bem a situação.
Mãe e filho chamam atenção para a inclusão social, ao viralizar vídeos fofos nas redes sociais. Para quem ainda não viu, se prepare para derreter o coração. Os autores do vídeo são, Vanny Santos, de 28 anos e seu filhinho Mario Netto, de 6 anos de idade, que tem acondroplasia (Nanismo).
➡️ Crimes liliputianos, também conhecidos como crimes-anões ou delitos liliputianos, referem-se às contravenções penais, infrações de menor potencial ofensivo em comparação aos crimes propriamente ditos. JUSBRASIL. ⚖️ Exemplos de contravenções penais: Jogos de azar.
O crime tentado também é conhecido por outros rótulos: conatus, crime manco, crime imperfeito, ou, na preferência de Zaffaroni, crime incompleto, em oposição ao crime consumado, reconhecido como completo ou perfeito.
Segundo o Código Penal Brasileiro, quem tem menos de 18 anos é inimputável. Ou seja, o jovem é incapaz de compreender a gravidade de um delito. Isso significa que crimes cometidos por menor de idade são julgados de forma diferente aos de adultos.
Alguns termos e expressões capacitistas perderam seu sentido original e são usados no dia a dia como sinônimo de pessoas “exageradas”, “distraídas” ou “preguiçosas”, entre outros.
Anão para se referir a nanismo é sim de fato pejorativo, muito por "anão" ter sido usado para se referir a pessoas com nanismo principalmente em circos ou de modo a diminuir elas (piada não intencional), tanto que, no nosso mundo até existe lei contra isso e você pode ser levado a justiça por chamar uma pessoa com ...
A altura de pessoas com essa condição não ultrapassa os 1,45 metro, para homens, e 1,40 metro, para mulheres. No Brasil, o nanismo foi reconhecido como uma deficiência em 2004, por meio do Decreto 5.294/04. Com a norma, foram garantidos diversos direitos a essas pessoas para sua inclusão e acessibilidade.