Ela mesmo? ou Ela mesma arrumou a sala? Quando equivale a próprio, mesmo é variável: Ela mesma (própria) arrumou a sala; As vítimas mesmas reclamaram. Como advérbio, significa até, também, de fato, exatamente, e é invariável: Mesmo as amigas a deixaram; Foi mesmo uma boa notícia.
Quando a palavra 'mesmo' reforça o ser citado há flexão. Já quando 'mesmo' tem sentido de realmente, a palavra fica invariável e aparece depois do verbo. No caso da pergunta do ouvinte, o correto é dizer 'Ela mesma não sabia a resposta'.
Em língua portuguesa, a palavra “mesmo” é um adjetivo, mas pode também ter função de advérbio. A primeira categoria apresenta variações de gênero e número, enquanto a segunda é invariável. Veja exemplos: Exemplos (adjetivo) Ela mesma trocou a lâmpada. Eles mesmos trocaram a lâmpada.
Embora empregados com frequência na escrita e na fala, desaconselha-se o uso de O MESMO, A MESMA, OS MESMOS, AS MESMAS para substituir pronome ou substantivo.
Qual o certo? Eu mesma ou eu mesmo? O correto é eu mesma, eu mesma. Existe uma função aí adjetiva, eu sou mulher, então eu digo eu mesma, eles mesmos disseram, nós mesmos dissemos, eu mesma disse.
O gênero da palavra “mesmo” deve acompanhar o sexo da pessoa. Portanto, se tratar-se de uma mulher é “comigo mesma”. Se for um homem, é “comigo mesmo”.
Os pronomes "ele" e "ela" são pronomes pessoais utilizados para se referir a pessoas, sendo "ele" utilizado para se referir a uma pessoa do gênero masculino e "ela" utilizado para se referir a uma pessoa do gênero feminino.
“Mesmo” é uma palavra que pode desempenhar diferentes funções em uma frase. 1) Como pronome demonstrativo, “mesmo” é normalmente empregado como partícula de reforço, com o sentido de “próprio”, podendo variar em gênero e número, de acordo com o pronome ou substantivo a que se refere.
Nesse caso, a palavra “mesmo” se adapta à forma “mesma” quando o substantivo é feminino e singular, “mesmos” quando masculino e plural, e “mesmas” quando feminino e plural.
Utilizamos onde com verbos de permanência e aonde com verbos de movimento; estes exigem a preposição a, enquanto aqueles, a preposição em. De acordo com a regra, os verbos morar e estar indicam permanência. Portanto, as expressões corretas seriam "Onde você mora" e "Onde está você?"
Se “muito” sofrer variações, ele é adjetivo e concordará sempre com o substantivo devendo ser utilizada a forma “bastantes”. Se não sofrer variações ele é advérbio, portanto, invariável devendo permanecer na forma singular “bastante”.
"Ela mesma recebeu os convidados". A palavra "mesmo" como adjetivo, com sentido de adequado, conveniente, exato, idêntico etc.: "Seu projeto é mais bom que ruim. Forma correta de se usar o adjetivo, pois se comparam qualidades de um mesmo ser". "A leitura é ela mesma infinita".
Para melhor compreensão, pode ser substituído por próprio e própria: a garota mesma (a própria garota), o ator mesmo (o próprio ator), as garotas mesmas (as próprias garotas), os atores mesmos (os próprios atores), eu mesma (eu própria), eu mesmo (eu próprio), ele mesmo, ela mesma, nós mesmos, eles mesmos, elas mesmas.
E, por ser um adjetivo, varia em gênero (masculino e feminino) e número (singular e plural), conforme o sujeito. Por exemplo: ela mesma, ele mesmo, elas mesmas e eles mesmos. No caso, "ela" é um sujeito feminino e singular, por isso, o correto é utilizar "mesma".
Quando equivale a próprio, mesmo é variável: Ela mesma (própria) arrumou a sala; As vítimas mesmas reclamaram. Como advérbio, significa até, também, de fato, exatamente, e é invariável: Mesmo as amigas a deixaram; Foi mesmo uma boa notícia.
CONSIGO é um pronome reflexivo e devemos evitar usá-lo com o sentido de “com ele”, “com você” ou “contigo”. Isso significa que a expressão CONSIGO MESMO seria redundante. Não é necessário dizer: “Ele levou os dólares consigo mesmo.” Basta: “Ele levou os dólares consigo.”
Os psicólogos referem-se ao hábito de falar consigo mesmo em voz alta como conversa interna-externa. Se você fala consigo mesmo às vezes, não está sozinho. Longe de ser apenas uma tendência ocasional, na verdade é bastante comum. Algumas evidências sugerem que falar sozinho pode ter vários benefícios psicológicos.
o “mesmo” está correto quando denota ideias como “justamente, de fato, até, ainda”. Pense em frases semelhantes a “É aqui mesmo que quero morar quando estiver mais velho”; o “mesmo” também é adequado quando falamos da exata mesma coisa já referida.