“Bora” é redução de “Vamos embora” E, atenção: por ser uma palavra paroxítona terminada em “a” (como “bola” ou “tora”), “bora” não leva acento (“bóra“, com acento, está errado).
A expressão "vamo ou bora?" é uma gíria brasileira que significa "vamos ou não vamos?", usada aqui para instigar a decisão de se jogar na festa sem hesitação.
P: Qual é a diferença entre “bora” e “vamos”? R: “Vamos” é a maneira padrão de dizer “vamos embora”, enquanto “bora” é uma versão mais informal e animada.
A expressão muito embora, aplicada como locução conjuncional concessiva, foi registada em 1966 no vocabulário de Rebelo Gonçalves e presentemente confirmada no dicionário de Houaiss com o significado, por exemplo, de «se bem que», e a frase em estudo tem na realidade o sentido: «se bem que longe, estou perto».
De "vamos embora!" uma expressão correntíssima em Portugal até hoje. Nos anos 1980, começou a ser abreviada para " Embora!" e a partir dos anos 1990 passou, sobretudo no sotaque de jovens lisboetas, a "Bora!".
Quando você está prestes a sair de algum lugar e precisa comunicar alguém de sua retirada, quais palavras você costuma dizer? Seja qual for a sua resposta, é bem provável que a maioria das pessoas comente que estão indo embora.
A expressão correta é «a gente vai», com a forma verbal no singular (ou seja, «vai» – e não «vamos»). A palavra «gente», que é um nome coletivo, significa um conjunto de pessoas; porém, é um nome singular; por isso é que a forma verbal tem de estar na 3.
Bora Bora é uma ilha do grupo das Ilhas de Sotavento do arquipélago de Sociedade, na Polinésia Francesa, um território ultramarino francês localizado no Oceano Pacífico.
Sim, é totalmente correto e aceitável. No Brasil, está em desuso, tendendo aos casos que o @AndréLyra citou. Em Portugal, já não sei. Em Portugal apenas se "vou-me embora", qualquer outra forma será imediatamente notada.
No primeiro, “embora” é uma conjunção concessiva, que é usada para formar estruturas no presente e no pretérito imperfeito do subjuntivo. São sinônimos de embora: ainda que, apesar de, mesmo que, conquanto.