Quando usar o verbo fazer no plural?
Enquanto o “faz” pode ser a forma conjugada do verbo a ser usada tanto como pessoal quanto como impessoal, o “fazem”, o verbo “fazer”, conjugado na 3ª pessoa do plural no indicativo, só pode ser usado como verbo pessoal. Ou seja, o “fazem” indica uma ação que duas ou mais pessoas toma.Quando eles fizerem ou fazerem?
Bem, nesse caso o verbo "fazer" está conjugado no modo subjuntivo e, de acordo com essa conjugação, o correto é dizer "quando eu fizer". Portanto, nada de sair por aí falando "quando eu fazer", "quando eles fazerem", "quando nós fazermos", etc...Fazem ou fazerem?
As duas formas estarão corretas. Então você pode dizer, eles estudaram muito para fazer a prova. ou eles estudaram muito para fazerem a prova. Veja que o sujeito do verbo fazer neste contexto.É correto dizer "houveram"?
Conforme explicado, a forma correta sempre vai ser “houve”. Isso porque o verbo haver, no sentido de existir/acontecer, é impessoal e, assim sendo, só se conjuga na terceira pessoa do singular. Dessa forma, é errado escrever houveram mesmo se a frase estiver no plural, como por exemplo: “houveram muitas oportunidades”.Você está pronunciando as palavras corretamente? Quer saber?
Vai fazer dois anos ou vão fazer dois anos?
Sempre no singular. 2. "VAI fazer ou VÃO fazer dois meses que ele viajou?" O certo é "VAI FAZER dois meses que ele viajou".Qual é a forma verbal "fazer" na terceira pessoa do plural?
A forma verbal “fazem” é usada na conjugação de 3ª pessoa do plural sempre que houver um sujeito para o verbo “fazer”.Como se escreve o nome Fazerem?
fazerem. A forma fazeremé [terceira pessoa plural infinitivo flexionado de fazer] .Faz 7 anos ou faz 7 anos?
Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos; Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.É correto dizer "me formei"?
Dicas de portuguêsAcontece que o verbo "fazer" quando denota tempo que passou (desde determinado fato) é impessoal e, portanto, deve ficar sempre no singular. O correto, então, é dizer "faz cinco anos que me formei", "fazia dois dias que ele não vinha trabalhar" e "faz alguns dias que estão trabalhando no projeto".
Faz no plural?
A palavra “faz” se refere à terceira pessoa do singular, no presente do indicativo, do verbo “fazer”. Portanto, dizemos ou escrevemos: “ela faz” ou “ele faz”. Já o termo “fazem” corresponde à terceira pessoa do plural do verbo “fazer”, no presente do indicativo, isto é, “eles fazem” ou “elas fazem”.Qual o correto: havia ou haviam?
O uso de HAVIAM e HOUVERAM no plural. O verbo HAVER, no sentido de "existir, acontecer" ou quando indica tempo transcorrido é impessoal. Isso significa que ele deve ficar fixo na terceira pessoa do singular. Portanto, diga e escreva: “HAVIA dez pessoas na sala”; “HOUVE muitas demissões na empresa”.Faz 5 anos ou faz 5 anos?
O verbo fazer, quando indica tempo decorrido, não vai para o plural, ele só fica no singular. Logo, fazem dez anos, está errado. O correto é. faz dez anos.Faz 10 anos ou faz 10 anos?
A construção correta é faz dez anos.Quando o verbo fazer indica «tempo decorrido» é impessoal e, por isso, só se usa na terceira pessoa do singular: – Faz dez anos que não viajo. O verbo fazer pode ser substituído pelo verbo haver na sua forma impessoal: – Há dez anos que não vou a Paris.