Neste caso, a sogra continua a ser sogra. Mas se o casamento terminar por divórcio, de acordo com a actual legislação, em vigor desde 1 de Novembro de 2008, cessam os laços de afinidade. Agora, pode dizer-se com toda a propriedade “ex-sogra”.
É mais correta a designação de «o meu cunhado» ou a de «o meu ex-cunhado» para referir o irmão da minha ex-mulher? Se se trata de fazer referência, numa situação de divórcio, ao irmão da ex-mulher, a expressão adequada é ex-cunhado.
O termo genro, que quer dizer «marido em relação aos pais da esposa», deriva «do lat[im] genĕru-, por genĕre-, "genro"». Quanto a cunhado, vem «do lat[im] cognātu-, "aparentado"», e é «irmão de um dos cônjuges em relação ao outro» ou «marido da irmã de alguém».
Se você estiver falando sobre eles para outra pessoa (em vez de falar com eles), você se referiria a eles como "Os pais da minha namorada/noiva" ou "A mãe ou o pai da minha namorada/noiva". Após o casamento, você se referiria a eles como "Meus sogros" ou "Minha sogra" ou "Meu sogro" quando estiver falando sobre eles.
A partir do casamento ou união estável, o seu sogro ou sogra torna-se seu parente por afinidade, vínculo este que não se encerra nem mesmo com o divórcio do casal. É o que determina o atual Código Civil, que regula as regras sobre o parentesco e a relação de família, incluindo herança, alimentos, regime de bens, etc.
Permanece, portanto, a afinidade entre sogro (a) e nora ou genro, padrasto/madrasta e enteado (a). Assim, não existe ex-sogro ou ex-sogra, expressões comuns nas conversas informais.
O namorado da sua filha é o seu genro. O "genro" se trata de um substantivo masculino que determina um certo grau de parentesco com uma pessoa que está envolvida dentro de um relacionamento com alguém e essa mesma pessoa tem pais.
a forma mais educada. de se referir a ela é como dona e senhora. e aí na 1ª vez que você vai conhecê la. é bom que você se dirija a ela com respeito. então dessa forma.
Tecnicamente, sogro é o pai do seu cônjuge. Informalmente, muitas pessoas em relacionamentos sérios ainda chamam os familiares do parceiro de "sogros", independentemente do estado civil. Você também pode dizer "pai do [namorado]".
O professor Pasquale explica que a tradição da língua sempre registrou 'elefanta' ou 'aliá'. 'Elefoa' só o vocabulário ortográfico da Academia Brasileira de Letras registra.
Quando unido por hífen a um nome , indica que o nome indicado deixou de ser aquilo que era (ex.: ex-casal; ex-mulher) ou de exercer o cargo ou função que tinha (ex.: ex-jogador; ex-presidente).
Uma madrasta não poderá casar com seu enteado nem enteada; o genro não poderá se casar com sua sogra, seu sogro, nem com a mãe da sogra, avó da sogra, bisavó da sogra, mesmo com a dissolução do casamento ou união estável, o vínculo de parentesco por afinidade não extingue!
Pessoa que já teve com outra uma relação de namoro, em relação a esta última. Origem etimológica: ex- + namorado. Feminino: ex-namorada. Plural: ex-namorados.