É certo falar "enfim"?
O termo “enfim” é um advérbio de tempo e, segundo o dicionário Michaelis, é definido como “ao fim, ao cabo, finalmente”. Ou seja, é utilizado para indicar a conclusão de algo ou de alguma ação. Portanto, o certo é dizer que você “enfim” realizou o sonho de entrar para a universidade.Quando devo usar "mas enfim"?
O uso está correto. É possível usar apenas a palavra 'enfim' com o sentido de encerramento ou a expressão 'mas enfim', significando que o acontecido se opõe ao que talvez fosse desejado.Como usar "enfim" em uma frase?
Exemplos: Enfim, estamos sós! Após tantas dificuldades, enfim poderemos comprar uma casa. Enfim poderei ver Pedro nesta semana.Pode usar enfim na redação?
Os termos enfim e em fim estão corretos, porque ambos existem na língua portuguesa, mas nem por isso podem ser usados sem critério. Então, quando alguém escreve um em vez de outro, acaba fazendo uma escolha possível, mas que compromete o sentido do texto se não estiver cumprindo sua correta função na frase.USO DA VÍRGULA: DICAS RÁPIDAS
Qual é o certo: até que enfim ou até que enfim?
até que enfim. Expressão que indica alívio ou contentamento por algo muito esperado ou desejado finalmente acontecer (ex.: até que enfim nos encontramos, meu bom amigo; o barulho parou, até que enfim!).Como escrever "enfim férias"?
Exemplo do uso de enfim
- Após tantos compromissos, estamos enfim a sós! ( finalmente)
- Poderei, enfim, sair merecidamente de férias! ( por fim)
- Depois de tantas dificuldades, enfim conseguimos dinheiro para comprar nossa casa! ( finalmente)
- Enfim, podemos remarcar nossa reunião para a próxima semana? ( em conclusão)
"Enfim" é uma preposição?
“Enfim” com a palavra escrita junta é um advérbio de tempo, que refere-se a uma conclusão de pensamento com sinônimo de “em suma”, “por último” e “em síntese”, sendo usada principalmente para indicar conclusões de discurso. “Enfim” tem significado de “finalmente”, “por fim” e “principalmente”.Como escrever de repente ou derrepente?
“De repente” é a forma correta de escrever, não “derrepente”. O termo “derrepente” não existe na língua portuguesa. O certo é “de repente” porque a locução adverbial é composta pela preposição “de” e o substantivo masculino “repente”, garantindo características ao verbo que acompanha.Como usar o Senao?
Então anote a dica. Escreva SENÃO tudo junto quando significar DO CONTRÁRIO. Assim, na frase “Fale alto, SENÃO ninguém vai ouvir”, devemos escrever esse SENÃO tudo junto, pois tem o sentido de “Fale alto, DO CONTRÁRIO ninguém vai ouvir”. Devemos escrever SE NÃO separado quando pudermos substituir por CASO NÃO.Qual é o correto: acima ou acima?
Espero, acima de tudo, que você se saia bem! Essa cidade está acima do nível do mar. O termo "a cima", é sinônimo de "para cima" e antônimo de "de baixo" ou "para baixo" e não leva crase. Ele significa que algo está no alto ou no topo, sendo formado pela preposição "a" mais o substantivo "cima".Quando devo usar enfim?
Enfim, escrito junto, é um advérbio de tempo sinônimo de finalmente, por último, para finalizar e em suma. Por exemplo: “enfim, a sós”. Em fim, escrito separado, é uma locução adverbial de tempo que significa no final de algo, como em: “Beto está em fim de carreira”.Estou onde ou aonde?
Utilizamos onde com verbos de permanência e aonde com verbos de movimento; estes exigem a preposição a, enquanto aqueles, a preposição em. De acordo com a regra, os verbos morar e estar indicam permanência. Portanto, as expressões corretas seriam "Onde você mora" e "Onde está você?"Que demais ou que de mais?
“Demais” expressa intensidade e quantidade = “muito” (contrário de “pouco”); “De mais” expressa apenas quantidade = “a mais” (contrário de “a menos”, “de menos”).Como se escreve "enfim casados"?
Enfim, Casados! Em fim separados. Vivo aprendendo. Aí Letícia Oliveira e Cris Santtos!O que significa "até que enfim"?
Expressão que indica alívio ou contentamento por algo muito esperado ou desejado finalmente acontecer (ex.: até que enfim nos encontramos, meu bom amigo; o barulho parou, até que enfim!). Origem etimológica: em + fim.O que significa "Até que sim"?
"Acho que sim" pode implicar coisas diferentes dependendo de qual palavra é enfatizada. "Você acha...?" respondido com "Acho que sim" significa que você concorda e está meio surpreso.Por que ou porque?
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.Tem ou têm?
Resumo sobre “tem” e “têm”São formas conjugadas do verbo “ter”, no tempo presente do modo indicativo. “Tem”, sem acento circunflexo, é usado para a 3ª pessoa do singular (“ele”, “ela” e “você”). “Têm”, com acento circunflexo, é usado para a 3ª pessoa do plural (“eles”, “elas” e “vocês”).