Barato só não flexiona (permanece no masculino singular) quando é usado adverbialmente, isto é, junto com verbos que não sejam de ligação, como custar e sair: A roupa custa barato, mas os móveis custam caro.
Por ex.: Aquela calça é barato ou aquela calça é barata? O adjectivo barato toma o género do substantivo a que está ligado, pois qualquer adjectivo assume o género (e o número) do substantivo que ele qualifica. No exemplo apresentado, temos: aquela calça é barata.
Uma: a oração se constrói com os verbos custar, pagar ou similares. A outra: o complemento do verbo pode ser substituído pelos advérbios pouco ou menos: No Catar, a gasolina custa barato (pouco). Paguei barato (pouco) pelo quadro no leilão. Em Natal, as lagostas custam mais barato (menos) que em Brasília.
a banana é barata ou barato? - Especialmente para Márcia Lima =) As expressões corretas são “a gasolina é (ou está) cara”, “a banana é (ou está) barata”. Mas caro e barato também podem funcionar como advérbios, e, nesse caso, ficam invariáveis, isto é, não se flexionam: mantêm sempre a forma do masculino singular.
A palavra que designa o inseto vem do latim blatta (o bicho, inclusive, é da família dos blatídeos). Com o passar do tempo, blatta virou brata e, mais tarde, “barata”.
Assim podemos afirmar que Caras são as coisas pelas quais você pagou mais do que elas valem para você, enquanto que Baratas são as coisas pelas quais você pagou menos do que elas lhe proporcionam em bem-estar, status, conforto, reconhecimento, segurança e tranquilidade; e pasmem, geralmente não é o preço que determina ...
Em meio aos milhares de ditados populares nas cinco regiões, “o barato sai caro” foi eleito o mais utilizado em todo o Brasil — à frente dos também comuns “quem ri por último, ri melhor” (56,9%) e “a pressa é inimiga da perfeição” (56,9%), por exemplo.
A BARATA DIZ QUE TEM UM SAPATO DE VELUDO É MENTIRA DA BARATA, O PÉ DELA É PELUDO AH RA RA, IU RU RU, O PÉ DELA É PELUDO ! A BARATA DIZ QUE TEM UM SAPATO DE FIVELA É MENTIRA DA BARATA, O SAPATO É DA IRMÃ DELA. AH RA RA, IA RO RÓ, O SAPATO É DA IRMÃ DELA.
O adjetivo “bom” é utilizado para qualificar algo que possui qualidade ou característica positiva. Existem diversas situações em que essa palavra pode ser empregada, sempre com a intenção de exaltar as características positivas de algo ou alguém.