Portanto, se você não quiser receber olhares tortos, querido leitor, siga o conselho de quem só lhe fala a verdade: use sempre “primeiro” para fazer referência ao primeiro dia do mês. Se lhe disserem o contrário, será pura mentira.
Respondemos: não, não existe no idioma pátrio a expressão “dia um”. Há que se usar, quer na escrita, quer na fala, “dia primeiro, dia dois, dia três…”, e assim por diante. Igualmente, o correto, no registro escrito de datas, é sempre utilizar o ponto, em vez da barra ou de traço.
O primeiro dia do mês tem privilégios. Grafa-se com numeral ordinal. Os demais se contentam com o cardinal: Hoje é 1º de agosto. Viajo no dia 30 de setembro.
Nos textos, use a forma completa: segunda-feira, terça-feira, quarta-feira. Não esqueça o hífen. Os dois termos vão para o plural: segundas-feiras, sextas-feiras.
"MEIO-DIA E MEIO OU MEIO-DIA E MEIA": QUAL É O CORRETO? - Profa. Pamba
Quanto é um dia?
O dia possui 24 horas e cada hora possui 60 minutos, sendo que, por definição, cada minuto possui 60 segundos. Essas definições possibilitam a conclusão de que a unidade de tempo conhecida como "dia" pode ser transformada em segundos fazendo 24 x 60 x 60, o que dá um total de 86.400 segundos.
Veja qual é a forma correta? A forma correta de escrita dessa expressão é dia a dia, sem o hífen. Isso se deve ao atual Acordo Ortográfico, que entrou em vigor em 2009 e simplificou o uso da locução. Antes das novas regras, quando dia a dia tinha função de substantivo, escrevia-se com hífen.
É correto dizer 'dia primeiro', mas é incorreto dizer 'dia um'? Professor Pasquale esclarece que as duas opções são possíveis. Porém, ele lembra que a expressão 'dia primeiro' é muito mais usada, tanto na língua oral quanto na escrita.
Deve-se dizer «ao (ou no) primeiro dia do mês de Março», mais usual em documentos jurídicos, «no dia 1 do mês de Março», ou, ainda, «no dia 1 de Março».
A frase “UM DIA” ou “DIA UM” representa o início de algo novo, uma mudança importante ou o começo de uma jornada. É uma maneira de expressar que, no futuro, você olhará para trás e reconhecerá que o primeiro passo foi fundamental para alcançar seus objetivos.
Depois de entender estes significados, vamos ao veredito: o correto é “meio-dia e meia“! Isso porque o “meia”, neste caso, é um numeral que refere-se à metade de uma hora – é como se você estivesse dizendo “meio-dia e meia hora”.
Diz-se «na data de» seguida de uma determinada data (p. ex., «na data do 25 de Abril» ou «na data de 25 Abril»). «À data de» tem um sentido ligeiramente diferente e usa-se noutro contexto.
“O evento ocorrerá entre os dias 1 e 5 de setembro próximo” (no caso do dia primeiro de um mês, pode-se usar o número cardinal, 1, em vez do ordinal, 1º, para padronização).
Também conhecido como Dia dos Tolos ou Dia dos Bobos, a data é mais antiga do que se imagina e, no Brasil, começou a ser celebrada após uma “brincadeira” envolvendo Dom Pedro 1º. O quadro de um bobo da corte medieval, feito em pintura a óleo em aproximadamente 1500, inspira as brincadeiras do Dia da Mentira.
O fato é que a celebração do Ano Novo já existia na data em que é atualmente antes de Jesus, então a igreja possivelmente não quis criar um conflito entre as duas celebrações e escolheu outra data, ainda que próxima, para o Natal.
Escreva dia, mês e ano em algarismos arábicos, tudo separado por hífen, e o ano com quatro algarismos: 21-4-2000. Escreva o primeiro dia do mês com numeral ordinal: 1º de abril; 1º-4-2007. Quando forem indicados apenas o mês e o ano, escreva o primeiro por extenso e o segundo com todos os algarismos: maio de 1937.
Assim, todos os termos que os acompanham, como artigos, adjetivos, pronomes e numerais, devem concordar com eles, tanto em gênero (masculino) quanto em número (singular ou plural): os milhares, uns milhões, o bilhão.