É certo falar vai ir?

qpage_answer_expert_verified_title. Pela normal culta é errado o termo "vai ir" e "vai voltar", por indicar uma redundância.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brainly.com.br

Vai IR é certo ou errado?

Como sabemos, milhões de brasileiros, majoritariamente os de baixa escolaridade, dizem "vou ir", "vai ir" e "vamos ir" como forma de expressar uma ação futura que, na sua vertente culta, é realizada pelo futuro simples do verbo "ir": irei, irá, iremos e irão.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em gazetadopovo.com.br

Vai vir ou vai ir?

A forma correta de escrever é "Você vai vir".

Isso porque "Vai vir" é a combinação do verbo "ir" no futuro do presente ("vai") com o verbo "vir" no infinitivo ("vir"). Essa estrutura indica uma ação que acontecerá no futuro e está certa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em querobolsa.com.br

É certo falar eu vou ir?

No Brasil "eu vou ir" é considerado redundante e inadequado. "Vou" já é flexão do verbo "ir" portanto não há porque usar ambos. Usar "eu vou", embora no tempo presente, coloquialmente é usado para indicar ação que está para ocorrer. É muito mais popular que "irei".
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portuguese.stackexchange.com

Vai ir ou irá?

Use o verbo ir no presente do indicativo acompanhando o verbo principal no indicativo: A senadora vai fazer um discurso. A forma "a senadora irá fazer um discurso" não existe. Use a forma composta (vai fazer) ou a simples (fará).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www12.senado.leg.br

❌✅ "VOU IR" está CERTO? Entenda tudo sobre essa LOCUÇÃO VERBAL! | Português com Letícia

Vai IR não existe?

Está correto. previsto na gramática normativa da língua portuguesa, no caso a sua, da mesma forma que você fala, vou andar, vou jantar, vou falar, você pode falar, vou ir.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tiktok.com

É correto falar para mim ir?

“Para eu” ou “para mim”: qual a forma correta? Tanto a expressão “para eu” quanto a expressão “para mim” são corretas. Ambas são formas que existem na língua portuguesa, mas que são usadas em ocasiões diferentes de acordo com a construção do enunciado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mundoeducacao.uol.com.br

O que é vou ir?

A locução “vou ir” está correta e pode ser utilizada para indicar uma ação no futuro. Neste artigo, vamos explicar por que não há erro algum nesse tipo de expressão.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em clubedoportugues.com.br

É certo falar vou indo?

1) Em expressões como vai indo, vem vindo, há indiscutível cunho pleonástico; são, porém, ambas formas corretas, e podem ser empregadas normalmente no vernáculo. 2) Veja-se, nessa esteira, o exemplo de Camilo Castelo Branco: "Parece-me que são horas de vir vindo o jantar".
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em migalhas.com.br

Qual é a diferença entre ir e vir?

O verbo “vir” é um verbo irregular de 3ª conjugação (terminado em –ir). É usado em contextos diversos para indicar chegada, origem ou surgimento de algo ou alguém. Leia também: Como funciona o verbo “pôr”?
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brasilescola.uol.com.br

Não vai dar pra ir ou não vai dá pra ir?

As duas formas são aceitas, mas seus significados são distintos. Dá é a forma conjugada do verbo dar na terceira pessoa do singular do presente do indicativo ou segunda pessoa do singular do imperativo, enquanto dar é a forma do verbo no infinitivo. veja mais detalhes e exemplos de uso abaixo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em vestibulares.estrategia.com

Vai e do verbo ir?

* ir - verbo em que os dois presentes e os dois imperativos apresentam a mesma forma para a 1ª pessoa do plural (vamos) e para a 3ª pessoa do plural (vamos). Presente: vou, vais, vai, vamos, ides, vão. Pretérito perfeito – fui, foste, foi, fomos, fostes, foram.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portugues.com.br

Vão ir ou irão?

O autor desta resposta solicitou a remoção deste conteúdo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em vestibulandoweb.com.br

Vai ir ou ir?

No Brasil, as construções desse tipo serão admissíveis (ex.: «Ele disse que vai ir»), pelo menos no discurso oral/informal, ao passo que em Portugal elas são evitadas, quando o verbo principal está no infinitivo, embora sejam usadas se este estiver no gerúndio (ex.: «O trabalho vai indo bem»).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ciberduvidas.iscte-iul.pt

Pode falar vou ir?

Resposta: Deve-se evitar a todo custo a locução "eu vou ir". Não que esteja rigorosamente fora dos padrões gramaticais, pois é comum entre os brasileiros o uso do verbo ir como auxiliar do futuro [vamos ver, vou trabalhar, vão falar, por exemplo, em vez de veremos, trabalharei, falarão].
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em linguabrasil.com.br

É correto dizer vamos ir?

Vamos indo (ou andando) é uma excepção idiomática. Seria mais correcto eu ter escrito que o verbo ir não pode ser seguido pelo seu próprio infinitivo (vamos ir). Vamos indo não me parece considerar-se perifrástico, ao contrário de vamos fazer, por exemplo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ciberduvidas.iscte-iul.pt

Não vai dar para eu ir ou não vai dar para mim ir?

Tanto a expressão “para eu” quanto a “para mim” estão corretas, existem e podem ser utilizadas na língua portuguesa. Entretanto, deve-se usar cada uma em situações diferentes. “Para eu” deve ser usado quando se assume a função de sujeito e “para mim”, quando se assume função de objeto indireto.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.stoodi.com.br

Que horas é pra eu ir ou pra mim ir?

Qual a diferença entre "para eu" ou "para mim"? Primeiro você deve saber que ambas as expressões estão corretas, mas devem ser utilizadas em contextos diferentes. O “eu” é um pronome pessoal reto – eu, tu, ele (a), nós, vós, eles (as) – e o “mim” é um pronome pessoal oblíquo tônico – mim, comigo, ti, contigo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em querobolsa.com.br

Será se está certo?

Deverá dizer-se será que, e nunca “será se”. Será que é uma expressão feita a partir da interjeição será com valor dubitativo (= talvez). Não se trata do verbo ser que introduz uma outra oração, mas, sim, de uma partícula de realce ou expletiva, que acentua a dúvida já presente na interrogativa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ciberduvidas.iscte-iul.pt

Qual a regra do IR?

O limite para rendimentos tributáveis subiu de R$ 28.559,70 para R$ 30.639,90. “A Lei 14.663/2023 (sobre o salário mínimo) mudou a tabela e alguns limites que estavam atrelados a ela foram alterados. Um deles é o limite de rendimentos tributáveis, que não era atualizado desde 2015.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em gov.br

Onde é utilizado o IR?

Em dados divulgados pelo Ministério da Fazenda, há destinação específica à educação, saúde pública, segurança, inclusão social, incentivo ao esporte, meio ambiente, geração de empregos, dentre outras políticas públicas”, diz.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em infomoney.com.br

Vai indo é correto?

Vai indo… Vou indo… dá ideia de continuidade ou de lentidão da acção. Não só pela redundância como pelo uso da forma gerundiva.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pt.quora.com