A creatina não é apenas segura para mulheres acima dos 40 anos, mas também pode trazer diversos benefícios para a saúde e qualidade de vida, especialmente nessa fase. Principalmente preservando e estimulando o crescimento da sua massa magra!
De forma geral, a dose recomendada de creatina para adultos é de 3 a 5 gramas por dia. No entanto, para mulheres no climatério pode ser interessante iniciar com uma dose mais baixa e gradualmente aumentá-la, sob supervisão de um médico ou nutricionista.
O consumo de creatina por pessoas saudáveis nas doses recomendadas não faz mal para a saúde nem afeta os rins. Até o momento, não há evidências científicas que sustentem que o uso do suplemento possa causar alguma lesão renal em pacientes saudáveis.
Segundo especialistas, seu uso pode ser indicado para pessoas de qualquer idade, adolescentes, adultos ou idosos, homens ou mulheres. Ao contrário de muitos outros suplementos, a creatina é de consumo contínuo e deve ser ingerida diariamente, mesmo nos dias em que a pessoa não treina.
Creatina: os efeitos reais do suplemento na performance e na saúde
Quais os efeitos negativos da creatina?
Quais são os efeitos colaterais da creatina? Os efeitos colaterais da creatina são náuseas, diarreia, cãibras e desidratação. Contudo, isso varia de acordo com cada organismo. Além disso, existe a possibilidade de uma possível sobrecarga dos rins e no fígado, quando essa substância é consumida de forma exagerada.
Além de seus benefícios para o corpo, estudos recentes mostraram que a creatina pode ter efeitos positivos na saúde da pele. Ela atua como um poderoso antioxidante, combatendo os radicais livres que podem causar danos às células da pele.
O mecanismo que explica o porquê a creatina incha a barriga, em alguns casos, não está associado ao ganho de gordura - porque a creatina não causa ganho de gordura - mas sim à retenção de água nas células musculares.
Por isso, ela pode ser contraindicada para pacientes com problemas ou comprometimentos renais pré-existentes. Devido à retenção de líquidos que pode ser ocasionada pelo uso da creatina, ela está associada a um ligeiro aumento da pressão arterial.
A creatina pode fazer mal para o coração? Não pessoal, normalmente a creatina não faz mal para o coração, porém quando Dada em doses. inadequadas, não adequadas pra aquela Pessoa, pra aquela atividade física, em algumas situações. ela pode Dar 1 sobrecarga nos rins, principalmente outros efeitos.
Entre as diversas opções disponíveis, a dermatologista afirma que o colágeno tipo 1 é o mais recomendado para essa idade: "O colágeno tipo 1 é recomendado para pessoas acima dos 50 anos, pois é o mais abundante no corpo e essencial para a saúde da pele, ossos, tendões e ligamentos", esclareceu a especialista.
Beba água regularmente e evite o consumo excessivo de cafeína. A quantidade de água recomendada por dia é de 40 ml/kg/dia. Um nutrólogo pode avaliar suas necessidades específicas e recomendar suplementos, medicações e fitoterápicos para potencializar a produção de energia pelo seu corpo.
Algumas pessoas acreditam que a creatina tem testosterona, mas não tem. A creatina é composta por três aminoácidos: arginina, glicina e metionina, que são os blocos construtores básicos das proteínas. Ou seja, não tem nenhum hormônio "dentro" da creatina.
Quais são os benefícios da creatina para quem não treina?
A creatina ajuda no bom funcionamento de tecidos com intensas flutuações de energias, como o cérebro e os músculos. “Mas, tratando-se do cérebro devido ao seu papel fundamental no equilíbrio de energia, a ingestão de creatina para quem não treina pode ajudar a melhorar a performance cerebral”, concluiu Aline Becker.
O tempo necessário para que a creatina faça efeito depende da quantidade consumida, embora os resultados sejam normalmente observados nas primeiras seis semanas. Os efeitos imediatos são a força e a potência, enquanto os resultados visíveis a nível muscular aparecem normalmente nas primeiras 4-6 semanas.
Os músculos são compostos de aproximadamente 80% de água, logo, quando esse tecido aumenta, é estimado que haja um aumento da quantidade de água. As células musculares são abastecidas por água, por isso, ao tomar a creatina e favorecer o crescimento dos músculos, ele terá maior presença desse líquido, consequentemente.
Apesar de ser um composto naturalmente produzido pelo corpo humano, o uso indiscriminado da creatina apresenta riscos. O suplemento pode causar desconforto gastrointestinal leve, desidratação e levar ao aumento da creatinina sérica, um resíduo químico derivado da degradação da creatina no organismo.
A creatina não causa inchaço na barriga. Apesar da creatina causar retenção de líquidos em alguns casos, geralmente não causa qualquer tipo de inchaço visível na barriga. Isso vale para quem usa doses recomendadas de creatina (0,1 g de creatina / kg de peso corpóreo / dia).
Quem quer emagrecer pode tomar creatina? A creatina não tem atuação direta no emagrecimento, mas pode auxiliar no ganho de massa magra, atuando no processo saudável de perda de peso. Além disso, a substância tem baixo valor calórico e pode potencializar os treinos realizados com o objetivo de reduzir o peso corporal.
Redução da fadiga: Ajuda a reduzir a fadiga mental e física, proporcionando mais disposição e energia para o dia a dia. Imunidade: Estudos sugerem que a creatina pode ter efeitos positivos no sistema imunológico, mas, segundo Coutinho, ainda são necessárias mais pesquisas para confirmar seus benefícios.
A creatina não é apenas segura para mulheres acima dos 40 anos, mas também pode trazer diversos benefícios para a saúde e qualidade de vida, especialmente nessa fase. Principalmente preservando e estimulando o crescimento da sua massa magra!
A creatina auxilia no emagrecimento saudável ao preservar a massa magra durante a perda de peso, evitando a flacidez comum em processos de emagrecimento rápido, como no pós-bariátrica. Além disso, ela melhora o desempenho nos treinos, potencializando os resultados com exercícios de força.
Qual o melhor suplemento após os 40 anos femininos?
Depois dos 40 anos, os principais suplementos que se consagram bons aliados são: Ginkgo Biloba: a planta de origem chinesa auxilia na memória, concentração, função cognitiva, no alívio de enxaquecas e no combate ao envelhecimento.