Sim! Um carro flex pode misturar álcool e gasolina e não há nenhum problema técnico nisso. Você pode fazer a mistura como quiser ou abastecer apenas com um deles.
O carro flex consegue funcionar com qualquer proporção de etanol e gasolina. A dúvida pode até parecer óbvia para os entusiastas, mas até mesmo algumas concessionárias criam restrições sem o menor cabimento quando o assunto é a mistura de combustível nos tanques flex.
O etanol é um combustível renovável, por isso, ajuda a diminuir as emissões de gases de efeito estufa. Por ser mais ecológico, ela também libera menos dióxido de carbono (CO₂). Além disso, os carros flex costumam ficar mais "espertos" quando abastecidos com etanol, dando aquele boost na potência.
Se você é um motorista que prefere autonomia, o ideal é abastecer com gasolina, afinal o consumo é menor se comparado aos demais combustíveis. Mas se você quer desempenho, o melhor é encher o tanque com etanol.
“Abastecer com etanol prejudica o motor” — mito ou verdade? Mito. Porém, é importante considerar alguns fatores. Antes de mais nada, vale lembrar que devido à composição do etanol, ele funciona como um detergente, ou seja, ele ajuda a limpar o sistema de injeção do veículo evitando o acúmulo de resíduos.
Central eletrônica em carro flex - pode misturar combustível?
Quais são as 3 desvantagens do etanol?
Desvantagens do etanol
Variação de preços: O preço do etanol costuma variar bastante e só deve ser utilizado quando está pelo menos 30% mais barato que a gasolina; Manutenção do veículo: O etanol pode ser corrosivo para certas partes do sistema de combustível e do motor, o que pode levar a um desgaste mais rápido.
A queima do etanol é mais limpa que a da gasolina, ela não gera depósitos de carvão, por exemplo. Porém o uso constante do etanol pode exigir cuidados na manutenção periódica. Um deles é a formação de uma “goma” na ponta dos bicos injetores, que em casos extremos podem entupir.
Posso abastecer meu carro flex metade etanol e metade gasolina?
Sim! Um carro flex pode misturar álcool e gasolina e não há nenhum problema técnico nisso. Você pode fazer a mistura como quiser ou abastecer apenas com um deles. Mas, vale o lembrete de que juntar o etanol e gasolina no mesmo tanque pode influenciar tanto a eficiência, quanto o desempenho de um motor flex.
A gasolina aditivada pode ser uma aliada na limpeza dos bicos injetores, peças essenciais para o bom funcionamento do motor. Esses bicos são responsáveis por pulverizar o combustível na câmara de combustão, mas com o tempo, podem acumular sujeira que atrapalha seu desempenho.
Como já explicado o etanol deixa o motor mais limpo que a gasolina comum, por isso, quando comparado com a gasolina aditivada, é possível dizer que os dois apresentam quase os mesmos resultados. Por essa razão, é difícil dizer que um combustível é melhor que outro, tudo é uma questão de escolha do motorista.
Com o tempo, toda essa sujeira começa a prejudicar o funcionamento do motor. “Por ser um excelente detergente, o etanol pode ajudar a limpar o sistema, principalmente válvulas e injetores”, diz o especialista, lembrando que a gasolina aditivada possui a mesma função e pode ser aplicada com o mesmo fundamento.
Entretanto, embora seja menos poluente, o etanol é mais corrosivo para motores movidos somente a gasolina e, na opinião da fabricante de peças Delphi, isso pode trazer consequências à manutenção desses veículos: “Por conta da composição do etanol, o combustível renovável é mais corrosivo do que a gasolina.
Atualmente, o etanol vale a pena quando custar até 70% do valor da gasolina, considerando que há, no Brasil, uma adição de 27,5% de etanol anidro na composição da gasolina (o valor mínimo da adição é de 18%). É importante ressaltar que esta é uma estimativa média e serve apenas como referência.
Um detalhe interessante é que o motor de um carro quando utiliza o etanol fica mais potente, já que esse combustível suporta uma maior compressão. No entanto, esse aumento de potência e de resistência à compressão eleva o seu consumo, o que ocorre em menor quantidade com a gasolina.
De maneira geral, o etanol é mais vantajoso quando o preço dele estivar equivalente a 70% ou menos do que o valor da gasolina. Por exemplo: se, na hora de abastecer você tiver gasolina a R$5,54 o litro e o álcool a R$3,85, a conta a ser feita é dividir o preço do álcool pelo da gasolina (3,85/5,54).
Mantenha os pneus bem calibrados. A manutenção dos pneus é um fator que tem influência no rendimento do carro. Quando eles estão mal calibrados, o motor trabalha mais para fazer o carro rodar, elevando o consumo de combustível.
- menos poluente: O etanol é um combustível limpo, ou seja, mais sustentável do que a gasolina, já que é produzido a partir de um vegetal e libera menos gases poluentes do que a gasolina, que é derivada do petróleo.
Seja para etanol ou gasolina, os aditivos trazem benefícios efetivos, como o de prolongar a vida útil do motor, promover a economia de combustível e aumentar o desempenho do veículo.
O bico injetor pode ser prejudicado por combustíveis de má qualidade. Esses combustíveis podem causar entupimento e travamento dos bicos, afetando sua função de pulverizar o combustível. Em alguns casos, isso pode até levar à queima do circuito elétrico.
Qual a melhor proporção de álcool e gasolina para um carro flex?
Uma das recomendações frequentes em relação ao carro flex é misturar gasolina e etanol na proporção 50/50. Ou seja, abastecer com os dois combustíveis, metade para cada um.
“Os veículos flex podem ser abastecidos com gasolina ou etanol ou qualquer mistura destes dois combustíveis”, afirma Raquel Mizoe, diretora de Emissões Veículos Leves da AEA, a Associação Brasileira de Engenharia Automotiva.
Mas, de modo geral, seja com gasolina ou etanol, seu carro rodará sem nenhum problema. Ou seja, é possível misturar os combustíveis no motor. Isso porque o carro flex é projetado para rodar com qualquer combustível, seja qual for a proporção.
No caso dos carros flex, não existe diferença entre qual combustível é mais prejudicial ao motor. Segundo a mecânica Luciana Félix, motores desse tipo já são projetados para aceitar tanto etanol como gasolina, logo sua vida útil é a mesma, independentemente de qual você use.
O etanol é produzido pela fermentação de açúcares, principalmente. Sua grande vantagem está no aspecto ambiental, pois sua matriz vegetal retira gás carbônico da atmosfera. Sua principal desvantagem está na dependência dos fatores climáticos para uma boa produção.