É ou são 10 minutos?
Lembre-se que predicativo é a qualidade atribuída ao sujeito ou objeto que completa o sentido do verbo, neste caso do verbo “ser”. Portanto, se o predicativo é “dia”, então é singular. Se é a representação numérica de soma ou “dias”, então é plural. Assim também ocorre com as horas: São cinco horas da tarde.Estou há 5 minutos ou há 5 minutos?
Há indica passado e equivale a faz, enquanto a exprime distância ou tempo futuro (não pode ser substituído por faz): Chegou há (faz) duas horas (tempo passado) e partirá daqui a cinco minutos (tempo futuro).É 10 reais ou são 10 reais?
A resposta depende também da situação psicológica de quem responde: assim, se a pessoa tiver em mente o pronome isto, dirá: «Isto são nove reais». Mas, se tiver em mente a forma verbal é, a resposta será: «É nove reais». Ambas as respostas estão certas.Quando usar é ou são?
a) Quando não há sujeito (=referindo-se a tempo ou a espaço), deve concordar com a palavra seguinte: “É uma hora da tarde.” “SÃO duas horas da tarde.” “SÃO treze horas.” “DEVE SER meio-dia e meia.” “PODERIAM SER doze horas e trinta minutos.” “ERAM dez para as três.” “SÃO treze quilômetros até o centro da cidade.”🔴 BENFICA 0-1 BARCELONA 🔵 (Análise) Benfica perde a jogar com mais desde dos 22 minutos!
É 2 horas ou são 2 horas?
Se plural, use a forma são. Mas lembre-se: mesmo que "doze horas" seja plural, "meio-dia" e "meia-noite" são singulares.É 2 ou sao 2?
O verbo da frase/oração apresentada («são») está correctíssimo, porque concorda com o sujeito, que também está no plural: 2 de Março. E mais vejamos: «Hoje são 2 de Março» = «Hoje existem 2 dias de Março».É 15 minutos ou são 15 minutos?
* Quando estivermos nos referindo a expressões que indicam quantidade, ou seja, medida, peso, preço e valor, o verbo “ser” permanece no singular. Vamos ver alguns exemplos? Quinze minutos de recreio é muito pouco.É meio dia ou são meio dia?
que definem tempo variam: Já são 10 horas./Já é (e não "são") 1 hora./Já é meio-dia. implícita a palavra hora, o certo é: Chegue ao meio-dia e meia (hora). indicam passado, não use os dois juntos: Ele chegou há dois meses.É mil ou são mil?
As expressões de quantidade, medida, peso, valor, tempo — como é muito, é pouco, é suficiente, é caro, é barato — são invariáveis. Não ligam para o sujeito. Com elas, só o singular tem vez. Veja exemplos: Dois mil reais é muito.Faz 2 anos ou fazem 2 anos?
Porém, quando o verbo “fazer” indica tempo decorrido ou temperatura, ele se torna invariável ou impessoal. Isso quer dizer que ele deve ser usado sempre no singular. Desse modo, o correto é dizer ou escrever “Faz cinco dias que não como carboidrato”, e não “Fazem cinco dias que não como carboidrato”.Estou há 20 minutos ou estou há 20 minutos?
Deve-se escrever há nos casos em que se trata do verbo haver. “Há uma hora o trem passou pela Estação Central.” “A live de Caetano Veloso acabou há uma hora.” Como vimos em publicações anteriores, nesses casos, o verbo haver expressa tempo transcorrido, passado.São 1h30 ou é 1h30?
Que horas são? Na resposta, o verbo concorda com o numeral: É 1h. É 1h30.Quantos são 10 minutos?
480 segundos correspondem a 10 minutos.É suficiente ou são suficientes?
Concorda com o sujeito: Os 28% não são suficientes. Quaisquer 5 mil reais são suficientes para pagar a viagem. Uns dois quilos a mais seriam suficientes para ele recuperar o peso. Todas as vezes que usar é suficiente, não se precipite.É 13h ou são 13h?
A regra geral do verbo ser com as horasOu seja, se as horas forem singulares, o verbo deve estar no singular; se as horas forem plurais, o verbo deve estar no plural. Veja alguns exemplos: É uma hora da tarde. São duas horas da tarde.