Depende. Se o dono do carro reclamou baixa excessiva do nível de óleo ao verificar na vareta então colocar um outro um pouco mais viscoso pode ser a solução, mas existem muitos motores que vão além de 100 mil km ou 150 mil km, sem um excesso do consumo de óleo.
O que acontece se eu colocar um óleo mais grosso no meu carro?
E esses óleos, em geral, só têm mais viscosidade. Em vez de 5W15, eles vão para 20W60, 15W50 e vai subindo a viscosidade. O óleo fica mais grosso, fica mais difícil de baixar na vareta, de ser queimado.
Quando devo colocar óleo mais grosso no motor do meu carro?
Quando o motor envelhece e as folgas aumentam, o óleo pode queimar mais rapidamente e o nível do lubrificante no cárter diminui. Nesses casos, você pode utilizar um óleo com maior viscosidade, temporariamente. Isso ajuda a compensar o desgaste e reduzir a frequência de completar o óleo no cárter.
Os dois óleos são feitos para representarem a viscosidade em altas e baixas temperaturas. Portanto, o óleo 20w50 é mais espesso quando está em altas temperaturas, quando comparado ao 15w40.
O que acontece se colocar óleo 15W40 no lugar do 5W30?
O tipo de óleo interfere no consumo de combustível? Há uma relação direta do tipo de óleo com o consumo de combustível, segundo o especialista. “Substituir um lubrificante com viscosidade 15W40 por um 5W30 pode melhorar a eficiência do veículo em até 2%.
Qual óleo devo usar em um motor com mais de 200 mil km?
SAE 25W-50: Este óleo tem uma viscosidade mais elevada, ideal para motores que têm maior desgaste interno devido à alta quilometragem. SAE 20W-60: Este tipo de óleo oferece uma proteção robusta para motores antigos ou muito rodados, assegurando uma melhor lubrificação mesmo sob condições severas.
Um aspecto importante na escolha entre um óleo 5w30 e um 15w40 é o impacto ambiental. Óleos com menor viscosidade, como o 5w30, geralmente oferecem maior eficiência de combustível, resultando em menos emissões de gases poluentes. Isso não apenas protege o ambiente mas também reduz o custo com combustível a longo prazo.
O óleo 20W50 é uma opção comum para motores com mais de 100 mil km. Sua viscosidade mais alta é benéfica para carros com motores que já apresentam algum nível de desgaste. Esses óleos ajudam a reduzir o consumo de óleo e a manter a lubrificação eficiente, essencial para o bom funcionamento do motor.
O que acontece se colocar óleo mais fino no motor?
Um lubrificante com viscosidade inferior a recomendada, sob altas temperaturas pode, eventualmente, “vazar” da folga. Com isso, a lubrificação hidrodinâmica (cunha de óleo) pode cessar. Tem-se então a lubrificação limítrofe ou mesmo atrito seco, dependendo da condição de funcionamento.
Óleo Mineral 20w50 Classic 5 SL – TotalEnergies é um óleo multiviscoso para todas os motores à gasolina, etanol, flex e GNV. Formulado com pacote de aditivos em proporções que atendem os padrões de qualidade exigidos pelo Instituto de Petróleo Americano (API).
Qual óleo é indicado para carro com alta quilometragem?
Shell Helix HX3 Alta Quilometragem 25W-60. Carros antigos e muito rodados merecem atenção especial na lubrificação. Shell Helix HX3 Alta Quilometragem 25W-60 é o lubrificante multiviscoso que oferece uma proteção confiável para motores antigos com alta quilometragem.
Bardahl B12 cria uma película lubrificante separadora de atração polar que resiste às mais elevadas pressões e temperaturas, reduzindo o atrito e o desgaste das peças vitais do motor em até 75%. Não altera a viscosidade do lubrificante, além de possuir alto poder de limpeza, antioxidante e antiespumante.
Motores com alta quilometragem: Para veículos que já percorreram mais de 150.000 km, o 20W50 pode ser uma opção para reduzir o consumo de óleo e manter uma pressão adequada no sistema de lubrificação.
Mas isso acaba aumentando o consumo de combustível, por se tratar de um lubrificante mais grosso. Por isso tem gente por aí que recomenda o uso do óleo mais grosso depois que o carro passou dos 100 mil quilômetros rodados.
Em casos de vazamentos, fumaça excessiva, perda de potência e barulho (motor rajando), indicamos o uso do aditivo suplementar Bardahl Prolonga, na proporção de 10 a 25% em qualquer tipo de óleo.
Qual óleo é melhor para o meu veículo: 10w40 ou 15W40?
A escolha entre 10w40 e 15w40 depende de vários fatores: Recomendação do fabricante: Sempre consulte o manual do seu veículo. Clima da região: Em locais mais frios, o 10w40 pode ser vantajoso. Tipo de uso: Para trabalhos pesados, o 15w40 pode oferecer melhor proteção.
Aplicável nos seguintes veículos: Volkswagen: Gol 1.0/1.6/2.0 (1990 a 2010), Golf 1.6/1.8/2.0 (1991 a 2010), Fox 1.0/1.6 (2003 a 2012), Polo 1.0/1.6/2.0 (2003 a 2012), Saveiro 1.6 (1990 a 2012);
Qual a diferença entre o óleo de motor 20w50 e o 15W40?
Cada tipo de óleo tem sua função específica e é adequado para diferentes carros e circunstâncias. Por exemplo, o óleo de motor 15W40 possui uma viscosidade mais fina, sendo ideal para climas mais frios. Já o 20W-50 é recomendado para temperaturas mais altas, quando o motor trabalha em condições de operação mais quente.
Por exemplo, se o indicado é um óleo 20W30, é permitido usar um óleo 15W40 (a viscosidade em temperatura ambiente é menor e a com o carro funcionando é maior). Já se o carro pede um óleo 5W40, não é permitido usar o 15W40.
SAE 15W-40 diz respeito a um lubrificante multigraduado em que neste caso são mostrados dois conjuntos numéricos, separados por um travessão. O primeiro número é sucedido pela letra “W”, referente a “winter” (inverno, em inglês) e que indica o grau de viscosidade a temperaturas mais baixas.
Embora possa funcionar normalmente em temperaturas mais altas, o óleo 5w30 é especialmente adequado para veículos que operam em climas frios. Geralmente é recomendado para carros a gasolina ou motores diesel leves devido à sua menor viscosidade.
Um óleo de motor 20W-50 é tipicamente usado em veículos mais antigos ou em climas particularmente quentes. O Castrol GTX 20W-50 foi especialmente formulado para ajudar a prolongar a vida útil do seu motor, mantendo-o sem resíduos mesmo quando estiver operando em temperaturas extremamente altas.