Então, o SENHOR se arrependeu de ter feito o ser humano sobre a terra, e isso lhe cortou o coração. O SENHOR disse: ― Eliminarei da face da terra o ser humano que criei — e com ele também os animais de rebanho, os animais rastejantes e as aves do céu —, pois me arrependo de havê‑los feito.
Onde está escrito na Bíblia que Deus se arrependeu?
Mas como isso pôde ser, se Deus tudo sabe? Recebemos no suporte do site a seguinte pergunta: “Em Gn 6, 6 está escrito: 'O Senhor arrependeu-se de ter criado o homem na terra, e teve o coração ferido de íntima dor'.
Quantas vezes tem na Bíblia que Deus se arrependeu?
Duas vezes a Bíblia diz que Deus se arrependeu de algo que havia feito no passado (Gn 6.6-7 e 1Sm 15.11), e pelo menos onze vezes diz que ele se arrependeu ou se arrependeria de algo que estava prestes a fazer no futuro (Êx 32.12-14; 2Sm 24.16; 1Cr 21.15; Sl 106.45; Jr 4.28; 18.8; 26.3, 13, 19; 42.10; Jl 2.13-14; Am ...
“E Javé disse: Vou exterminar da face da terra os homens que criei, e junto também os animais, os répteis e as aves do céu, porque me arrependo de tê-los feito” (Gn 6,7). “Então Javé disse a Noé: Para mim, chegou o fim de todos os homens, porque a terra está cheia de violência por causa deles.
DEUS SE ARREPENDEU? UMA EXPLICAÇÃO DE GÊNESIS 6.6 #rodrigosilva #biblia
Como foi o fim do dilúvio?
Fim do dilúvio
As fontes do mar profundo e as comportas do céu fecharam-se e a chuva deixou de cair. As águas que estavam sobre a terra foram recuando a pouco e pouco e ao fim de cento e cinquenta dias já tinham diminuído. A arca poisou então nas montanhas de Ararat .
Sem saber do que se trata, Noé experimenta vinho e fica embriagado. Cam o encontra nú e desacordado em meio às vinhas e debocha da situação. Na manhã seguinte, Noé volta envergonhado para casa e é alvo de humilhações de Cam: em resposta, Noé amaldiçoa a ele e seus descendentes!
Então o SENHOR se arrependeu de ter criado o ser humano sobre a terra, e isso cortou o seu coração! Disse o SENHOR: “Farei desaparecer da face da terra tudo o que tem vida: as pessoas, os animais, os répteis e as aves do céu.
Portanto, quando Gênesis 6:6 diz que Deus “se arrependeu”, está afirmando que o Senhor “sentiu profunda dor, pesar” (lembremos que não temos como expressar em linguagem humana os sentimentos de Deus, como realmente foi essa dor divina) por ter de executar juízo (por ocasião do dilúvio) contra o homem que Ele havia ...
O Senhor preserva os justos. Assim como Noé e sua família foram poupados do dilúvio por causa de sua retidão, o Senhor também protegeu as pessoas justas da época da torre de Babel.
6 E arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra, e pesou-lhe em seu coração. 7 E disse o Senhor: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até o animal, até o réptil, e até a ave dos céus, porque me arrependo de os haver feito.
O SENHOR Deus falou com Samuel: — Eu estou arrependido de ter feito Saul rei, pois ele me abandonou e desobedeceu às minhas ordens. Samuel ficou triste com isso e a noite inteira orou em voz bem alta a Deus, o SENHOR, em favor de Saul.
Deus tudo criou para o homem (cf. Gs 12,1; 24,3; 39,1), mas o homem foi criado, para servir e amar a Deus e para oferecer-lhe toda a criação: «Quem é, pois, o ser que vai vir à existência cercado de tal consideração?
Na narrativa sobre um dilúvio encontrada no Gênesis da Bíblia Hebraica, Deus decide inundar a terra por causa da profundidade do estado pecaminoso da humanidade. O justo (aquele que segue as diretrizes divinas) Noé recebe instruções para construir uma arca.
Shuv é o termo hebraico para “conversão, arrependimento e volta” para Deus depois de reconhecimento de pecado. Shuv é a palavra usada para o arrependimento humano em retornar a Deus, e indica contrição, mudança e confissão.
Qual a diferença entre o arrependimento de Deus e o arrependimento do homem?
Simplesmente porque o arrependimento do homem é causado pelo reconhecimento de uma atitude precipitada, como resultado da ignorância do que havia de acontecer. Nós nos arrependemos porque erramos. No caso de Deus é extremamente diferente. Ele jamais comete erros.
Considerando a doutrina da imutabilidade de Deus, o conceito do arrependimento de Deus apresenta um desafio lógico a este atributo divino. Se o arrependimento divino indica uma mudança de plano na parte de Deus (por exemplo, em Gên. 6:6), é difícil dizer que o plano de Deus é imutável.
Primeiramente, a imutabilidade de Deus significa que Ele não muda em Seu ser, em Seus atributos, em Seus conselhos ou em Suas promessas. Deus é eternamente o mesmo. Ele é constante e imutável, não sujeito às variações e mudanças que afetam a criação.
O Senhor declarou: “Eis que aquele que se arrependeu de seus pecados é perdoado e eu, o Senhor, deles não mais me lembro” (D&C 58:42). O arrependimento é uma experiência pessoal com Jesus.
Bebendo do vinho, embriagou-se e se pôs nu dentro de sua tenda" (Gênesis 9:20). Obviamente, o próprio texto responde que esse vinho tinha teor alcoólico, já que levou Noé à embriaguez. No Antigo Testamento não temos uma proibição de beber vinho em todos os casos.
Deus disse a Noé que, passados sete dias sobre a entrada de todos na arca, choveria na terra, durante quarenta dias e quarenta noites, exterminando, através de um dilúvio, a vida à face da terra. Depois do dilúvio, Noé soltara uma pomba para ver se as águas já tinham diminuído.