Autoridades monetárias. Conselho Monetário Nacional: o CMN acaba sendo o conselho de política econômica do país, por ser o responsável pela fixação das diretrizes da política monetária, creditícia e cambial.
No Brasil, a meta para a inflação é definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e cabe ao Banco Central (BC) adotar as medidas necessárias para alcançá-la.
Ela é calculada pelos índices de preços, comumente chamados de índices de inflação. O IBGE produz dois dos mais importantes índices de preços: o IPCA, considerado o oficial pelo governo federal, e o INPC.
O Sistema Financeiro Nacional (SFN) opera sob regras estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), pelo Banco Central (BC) e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), para garantir a eficiência da intermediação de recursos e promover a estabilidade financeira.
ECONOMIA #2: APRENDA O QUE É INFLAÇÃO E DÉFICIT PRIMÁRIO DE UMA MANEIRA SIMPLES!
Quem cuida da inflação?
No Brasil, o índice mais utilizado é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) foi criada em 07 de dezembro de 1976 pela Lei nº 6.385, com o objetivo de disciplinar, fiscalizar e desenvolver o mercado de valores mobiliários no Brasil. É uma entidade autárquica, em regime especial, vinculada ao Ministério da Economia.
O conjunto de medidas que a autarquia adota para cumprir esse objetivo é o que chamamos de política monetária. E a principal ferramenta adotada pelo BC no combate à inflação é a Selic, a taxa básica de juros da economia brasileira.
Assim, quando a Selic sobe, os juros cobrados nos financiamentos, empréstimos e cartões de crédito ficam mais altos. Isso desestimula o consumo e favorece a queda da inflação.
"O governo possui instrumentos monetários tais como juros, compulsórios e instrumentos fiscais tais como gastos e tributação para controlar a demanda agregada e logo o nível de inflação." "Um instrumento de curto prazo é a política monetária, a política de juros do Banco Central.
Manter a inflação sob controle, ao redor da meta, é objetivo fundamental do Banco Central (BC). A meta para a inflação é estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). A estabilidade dos preços preserva o valor do dinheiro, mantendo o poder de compra da moeda.
Quando mais dinheiro é colocado em circulação sem um aumento na produção de bens, os preços tendem a subir. Isso acontece porque, com mais dinheiro em mãos, as pessoas compram mais, mas se a produção das fábricas não acompanha esse aumento na demanda, os produtos ficam mais caros.
A professora da FGV afirmou: “a culpa é de todos. A empresa que aumentou o preço é culpada também. O proprietário de um imóvel que reajusta o aluguel pelo IGP-M [índice de inflação geralmente usado em aluguéis] em mais de 30% também é culpado.
Os fatores que têm influenciado a taxa de inflação no mundo são diversos, desde a pandemia e a resposta dos governos à crise sanitária instalada em 2020 até as incertezas no cenário político internacional, com disputas comerciais e guerras por território ocorrendo ao mesmo tempo.
Regime de metas para a inflação: definido pelo Decreto nº 3.088, válido para o período de 1999 a 2024, e pelo Decreto nº 12.079, válido para janeiro de 2025 em diante. Índice de preços e valores da meta e do seu intervalo de tolerância: são fixados por resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN).
De modo geral, uma elevação da Selic beneficia os investimentos de renda fixa, que oferecem uma remuneração baseada em juros. É o caso dos títulos públicos do governo federal, dos tradicionais CDBs emitidos pelos bancos, das letras de crédito, das debêntures, entre outras opções.
Em geral, sim. Juros mais altos costumam ser usados por autoridades monetárias como ferramenta para baixar a inflação. A ideia é que juros altos encarecem o custo de se tomar empréstimos — e isso tem um efeito colateral de conter altas de preço na economia.
"Ocorre quando há expansão da demanda em ritmo mais forte que a expansão da oferta. Ou seja, a oferta agregada não acompanha a demanda e a demanda tem um componente que é o lado monetário. O principal fator é oferta de moeda, quando é preciso injetar mais moeda na economia que o necessário para o processo econômico.
A taxa Selic é a taxa básica de juros da economia, que influencia outras taxas de juros do país, como taxas de empréstimos, financiamentos e aplicações financeiras. A definição da taxa Selic é o principal instrumento de política monetária utilizado pelo Banco Central (BC) para controlar a inflação.
O que o BACEN resolve? O Banco Central realiza a supervisão e fiscalização de diversas instituições financeiras com objetivo de garantir a estabilidade e integridade do setor. A instituição dispõe do BACEN resolve, um serviço oferecido para receber reclamações contra instituições financeiras fiscalizadas pelo banco.
O que o Banco Central pode fazer para diminuir a inflação?
A operação da taxa de juros é o principal instrumento do BC para controlar a inflação, pois sua implementação é mais rápida. Ajustar a taxa Selic influencia o custo do crédito e o consumo das famílias. No entanto, a medida não é a única que o Banco Central pode adotar.
CVM proíbe fundos de investir em bitcoin e criptomoedas. A CVM (Comissão de Valores Mobiliários) informou na sexta-feira (12/01) a proibição de gestores e administradores de fundos de investirem em bitcoins e outras criptomoedas.
Manter a inflação sob controle, ao redor da meta, é objetivo fundamental do BC. A estabilidade dos preços preserva o valor do dinheiro, mantendo o poder de compra da moeda.
A Taxa de Fiscalização da CVM decorre do exercício do poder de polícia legalmente atribuído à Autarquia , nos termos da Lei 7.940 de 1989. O poder de polícia se manifesta já no ato de outorga da autorização para o exercício da atividade , ou seja, no ato de registro.