De onde vem o dinheiro? O dinheiro doado pela Igreja Católica vem da Esmolaria Apostólica, uma espécie de departamento no Vaticano inteiramente dedicado à solidariedade.
De todas as fontes de renda das instituições religiosas, o dízimo e as ofertas são os responsáveis pela maior renda dos cofres sagrados. Na paróquia do Espinheiro, arrecada-se por mês, uma média de R$ 25 mil, sendo 80% correspondente ao somatório das duas taxas.
Nenhuma instituição fez e faz tanta caridade como a Igreja. Ela é muito rica, sim, espiritualmente. Na verdade, ela é rica desde sua origem, porque seu Criador é o próprio Deus; é d'Ele que vem toda a riqueza dela. Ela é o próprio Corpo de Cristo (cf.
A hierarquia da Igreja Católica tem fundamento nas Sagradas Escrituras. Foi Jesus Cristo, Pastor Eterno, quem edificou a Igreja como a conhecemos e cremos, enviando os apóstolos como Ele mesmo foi enviado pelo Pai (cf. Jo 20, 21).
Igrejas e templos religiosos são isentos de impostos no Brasil porque se enquadram na chamada imunidade tributária, prevista no artigo 150 da Constituição Federal de 1988. O texto garante que qualquer entidade de cunho religioso esteja imune a impostos cobrados por estados, municípios e União.
Com a transformação do cristianismo em religião oficial do Império Romano, em 391, durante o reinado de Teodósio, a Igreja passou a acumular fortunas e vastos territórios, tornando-se altamente influente também no âmbito político.
O poder da Igreja Católica Medieval esteve presente, sobretudo, no: Controle das terras e bens: a Igreja detinha vastas propriedades de terra e riqueza, graças a doações de fiéis. Isso a tornou uma das instituições mais ricas e poderosas da época.
O Instituto para as Obras de Religião (em italiano: Istituto per le Opere di Religione), mais conhecido como Banco do Vaticano, é uma instituição financeira ligada à Santa Sé e localizada na Cidade do Vaticano. A instituição é presidida por um diretor executivo ligado a um comitê de cardeais e ao Papa.
A economia do Vaticano é baseada na captação de donativos nas igrejas subordinadas ao país em questão pelo mundo fora. Essa maneira de arrecadação existe com a finalidade de suprir as contas do Vaticano com evangelização e suportar os programas sociais que desenvolve.
Depósitos e ativos do Banco do Vaticano somam 6 bilhões de dólares. “Os ativos em bens imóveis da Igreja Católica no mundo todo já foram estimados em 3 trilhões de dólares, soma comparável ao Produto Interno Bruto da Rússia, da Índia ou do Brasil.”
A Igreja Católica, enquanto instituição jurídica, é descentralizada, ou seja, cada diocese é responsável pela arrecadação financeira, bem como tem autonomia para dispor desses haveres da forma como bem entender.
Diferente de chefes de Estado ou líderes empresariais, o pontífice argentino não recebe um salário fixo, seguindo uma tradição milenar da Igreja que prioriza os votos de pobreza, especialmente marcantes em sua formação como jesuíta.
O dízimo mantém uma comunidade que visa expressar sua fé, atender as necessidades dos mais pobres e os que necessitam de ajuda. Se ainda há questionamentos, dúvidas ou desconfiança, basta procurar a administração responsável e oferecer-se para se envolver mais com o grupo.
A Igreja católica não cobra pelo sacramento do batizado, mas há uma taxa de custeio da igreja– tanto para emissão da certidão de batismo e manutenção – que, dependendo da paróquia varia de Valores, no caso de batizados coletivos, e para as celebrações de batizados individuais.
Tradição, Magistério e Sagrada Escritura: Os três pilares. Estes três pilares da Igreja Católica estão entrelaçados para sustentar a fé e a doutrina e garantir que, mesmo com o passar dos séculos, esta se mantenha incorruptível.
Jesus Cristo deixou-nos a Sua Igreja, para que nos falasse e ensinasse com a mesma autoridade que a Bíblia. Ele foi tão positivo neste ponto que ameaçou com severidade, todo aquele que recusasse a crer nesta verdade. (Mc 16,16).
Os territórios dos Estados Pontifícios, antecessor ao atual Vaticano, haviam sido doados em 756 por Pepino, o Breve, rei dos francos pela Doação de Pepino.
Chama-se a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (ver D&C 115:4). Cristo é o cabeça da Igreja hoje, assim como nos tempos antigos. O Senhor disse que ela é “a única igreja verdadeira e viva na face de toda a Terra, com a qual eu, o Senhor, me deleito” (D&C 1:30).
Qual é a igreja verdadeira, a católica ou a evangélica?
A Igreja Católica Romana ensina que Cristo fundou apenas "uma Igreja verdadeira", e que esta Igreja verdadeira é a Igreja Católica, o lugar de comunhão, com o bispo de Roma (o papa) como seu chefe supremo e infalível.
Dela saíram, por revolta, os primeiros grandes expoentes do Protestantismo como Martinho Lutero e João Calvino. Graças à Igreja Católica, a moral cristã constituiu-se como um dos três pilares da história da civilização ocidental.
A Igreja Adventista do Sétimo Dia é uma instituição religiosa mundial organizada oficialmente em 1863 e que hoje conta com mais de 22 milhões de membros, distribuídos oficialmente em 212 países.