Se, alguma vez na sua vida, você engoliu chiclete sem querer, pode ficar sossegado! A goma de mascar não vai virar cimento no seu estômago e, muito menos, entupir seu intestino. Apesar dessa lenda assustar muita gente, ela não tem nenhuma base científica.
"Engolir o chiclete não traz problemas. Mesmo assim, não se recomenda que a pessoa engula porque ele não é um alimento", avisa o gastroenterologista Guilherme Becker Sander.
O que acontece quando o chiclete gruda na garganta?
Engolir acidentalmente um chiclete não faz mal. Por se tratar de algo pequeno, facilmente será eliminado pelo organismo. Além disso, a goma tem a vantagem de ser flexível e macia.
Muitas vezes colocamos um chiclete bem duro na boca e, com o tempo, ele vai amolecendo, não é mesmo? Isso acontece porque a temperatura determina a maciez do chiclete. Quanto mais quente ele estiver, mais macio e amolecido ficará; mas se for resfriado, ficará duro e perderá sua elasticidade.
Segundo especialistas, é necessário procurar uma emergência após engolir um chiclete se a pessoa sentir dor ou tiver engolido uma grande quantidade de gomas de mascar. Engolir acidentalmente um chiclete pode fazer mal também a pessoas que apresentem problemas no trato intestinal, como torções e inflamações graves.
Se eu engolir chiclete, ele gruda no estômago? | Sem Frescura
É verdade que o chiclete é feito de couro de boi?
Da pele do boi se extrai ainda o colágeno, uma substância poderosa utilizada em cosméticos (cremes e esmaltes); assim como uma gelatina usada na fabricação de medicamentos, de filmes radiológicos e de chicletes.
Quanto tempo demora para o chiclete se decompor no estômago?
Mas a goma não fica no seu estômago. Ela se move de forma relativamente intacta através do seu sistema digestivo e é excretada nas fezes”. A goma pode levar até 40 horas para deixar seu corpo, levando o mesmo tempo que os outros alimentos para serem excretados.
🔹 Misture 10ml de soro fisiológico com uma ampola de acetilcisteína e inale essa mistura de manhã e à noite. Isso vai ajudar a desintoxicar a mucosa respiratória, eliminando o catarro que é a resposta do seu corpo a algum agente irritante, seja um vírus ou uma bactéria.
Por fim, os pedaços da "borracha" que já foram um chiclete saboroso vão embora nas fezes. O processo todo demora de um a dois dias, dependendo do organismo de cada pessoa e fatores como quantidade de exercícios físicos, ingestão de fibras e hidratação do corpo.
"Se engolirmos uma pastilha elástica, ela passará pelo estômago, pelo intestino e sairá inalterada na outra extremidade", resumiu Travis. "Há casos em que a pastilha elástica se aloja nos intestinos de bebés e até de crianças, se tiverem engolido muito, e depois causa uma obstrução.
Se, alguma vez na sua vida, você engoliu chiclete sem querer, pode ficar sossegado! A goma de mascar não vai virar cimento no seu estômago e, muito menos, entupir seu intestino. Apesar dessa lenda assustar muita gente, ela não tem nenhuma base científica.
“Se você engolir o chiclete, ele passará pelo estômago, chegará ao intestino e sairá inalterado na outra extremidade”, disse Travis. “Há casos de chicletes que se alojam no intestino de crianças pequenas se engolirem muito e aí causa obstrução.
A mastigação excessiva de chicletes pode levar a engolir ar em excesso, causando desconforto gastrointestinal, como inchaço e gases. - Açúcares e Aditivos: Chicletes frequentemente contêm açúcares e aditivos artificiais que não são saudáveis para o corpo.
Chiclete causa cáries? Como falamos acima, chicletes sem açucar não causam cáries, porém alguns corantes e conservantes podem conter amido e carboidratos que causam o mesmo dano do açúcar.
A goma-base é o ingrediente principal, como se fosse a “borracha” que dá consistência ao doce, ela é feita de derivados do petróleo, como resina e parafinas. Outros ingredientes são: açúcar, adoçante, xarope de glicose, corantes e aromatizantes.
O sangue bovino é uma solução coloidal, constituída de diversas proteínas, enzimas, sais minerais, lipídeos, células, glicose e vitaminas, ele é muito utilizado em outros países com alimentação humana a fim de enriquecer o alimento.