São animais criados especialmente para o consumo humano. A receita mais comum no país é o pombo recheado, com arroz, embutidos e frutas, por exemplo, mas é possível grelhar e assar sua carne. Outros países do Oriente Médio, Ásia e Europa também apreciam esta variedade de carne.
A carne é uma especiaria que ficou muito popular entre os turistas, porque teoricamente faria parte da culinária tradicional do povo local. Acontece que, na verdade, somente 1% da população come baleia com alguma frequência nos dias de hoje – e 1% dos islandeses corresponde a pouco mais de 3 mil pessoas.
Já a zebra, sua colega de estepes e savanas, fica mais saborosa se preparada como churrasco. Era inevitável. Depois de anos e anos de exuberância irracional na economia e já esgotadas as incursões à alta culinária francesa e italiana, o norte-americano endinheirado começa a descobrir a graça das carnes exóticas.
A carne de hipopótamo é considerada uma iguaria em algumas áreas da África Central e os dentes têm sido usados como um valioso substituto do marfim dos elefantes.
As carnes de antílopes como o Kudu e a Impala são os mais consumidos, mas chegando lá você verá que o arroz e feijão também fazem parte desse cardápio típico sul africano.
De sabor delicado semelhante ao peixe, porém mais suave e de textura parecida com peito de frango, sua preparação pode ser bem diversificada, desde um versátil grelhado a ensopados incorporados e nutritivos. O corte referente à região dos pés de um jacaré tem gosto semelhante de perna de rã.
Consumo de carne de urso por caça esportiva é permitido, mas sua comercialização é proibida. Desde 2016, 51 casos de triquinelose foram registrados nos EUA, sem óbitos. Em 2022, seis casos em Dakota do Sul após consumo de kebabs de carne de urso congelada por 45 dias, incluindo uma criança de 10 anos.
Os australianos e turistas estrangeiros apreciam o canguru por sua carne vermelha saborosa, muito parecida com a do boi, mas com um teor infinitamente menor de gordura. Tem menos colesterol. Ela não é barata. Custa tanto quanto o filé de boi.
Os animais que vocês podem comer são os seguintes: o boi, a ovelha, a cabra, o veado, a gazela, a corça, o bode montês, o antílope, o bode selvagem e o gamo. Vocês poderão comer qualquer animal que tenha as unhas fendidas e o casco dividido em dois e que rumine.
A girafa é um exemplo de animal herbívoro. Os animais herbívoros alimentam-se de plantas ou algas, sendo possível identificar várias espécies com esse hábito alimentar. No que diz respeito aos animais que se alimentam de plantas, eles podem comer, por exemplo, seus frutos, suas folhas, seu néctar e pólen.
Uma porção de 100g de carne de tartaruga pode suprir em média 34% das necessidades diárias de proteínas e 2,5% de gordura total, para uma dieta de 2.000 kcal. O depósito de gordura na carne de tartaruga encontra-se principalmente entre os músculos.
Infelizmente, a pesca e comércio de tubarões e raias é permitida. No caso da pesca, é liberada se o animal for pescado como 'fauna acompanhante' (não há embarcações no Brasil com licença para pesca de tubarão). O que é proibido é a pesca e comércio de espécies de tubarão ameaçadas de extinção.
Embora o governo afirme que comer carne de baleia é uma parte apreciada da cultura do Japão, o consumo, que atingiu o pico no início dos anos 1960, tem diminuído constantemente à medida que outras fontes de proteína se tornaram disponíveis e acessíveis.
Sim, a carne de cavalo pode ser consumida no Brasil. De acordo com o artigo 10 do Decreto 9.013, de 2017, os equinos são considerados como espécies de açougue, portanto, sem impedimentos para consumo. A carne pode ser consumida desde que os animais sejam abatidos em estabelecimentos sob inspeção veterinária.
Apesar de se inserir em um mercado de carnes de caça, que normalmente são de sabor mais característico e forte, a carne de capivara pode ir de um extremo ao outro, podendo ser excelente, como na maioria dos casos é a produzida em criações, ou ser repudiada como é a maioria dos casos, se proveniente de animal da ...
Segundo o Ministério da Agricultura, o Brasil exportou 2,3 toneladas de carne de equinos — cavalo, jumento e mula no ano passado —, 13% a mais do que em 2011. Essa carne é consumida na Bélgica, Holanda, Itália, Japão e Estados Unidos.
Deve-se saber que a carne de veado se destaca por conter muito pouca gordura, o que a torna muito saudável. Isto porque o veado é um animal muito dinâmico e muito activo na sua vida diária. O sabor da sua carne é semelhante ao da carne de vaca.