Em geral, não há qualquer produto totalmente eficaz na remoção de tatuagem, ou seja, nenhum creme, dermocosmético ou peeling pode remover os pigmentos de forma satisfatória. Ou não vai clarear/remover ou vai causar uma cicatriz.
Cremes milagrosos realmente não funcionam. Aliás, não há uma solução milagrosa para a remoção da tatuagem, mas sim tratamentos que podem remover consideravelmente o pigmento, deixando pequenas ou às vezes nenhuma mancha ou cicatriz.
Quem tira esta e mais dúvidas é a dermatofuncional Michele Nishioka. Ela afirma que, sim, é possível remover 100% da tatuagem, mas tudo vai depender da profundidade com a qual ela foi feita, das cores usadas e da tonalidade da pele.
Outro método muito utilizado para remover tatuagem em casa é a salabrasão ou, simplesmente, abrasão da pele utilizando sal. Utilizando apenas três ingredientes – água, instrumento abrasivo e sal – o pigmento da tatuagem é removido da pele pelo processo de lixamento e esfoliação da área tatuada.
O processo mais comum e eficaz para remover tatuagens é com a utilização de lasers. Existem alguns específicos para remoção de tatuagens nessa tonalidade, que emitem pulsos de luz absorvidos pelos pigmentos da tinta.
Qual pomada posso usar para anestesiar uma tatuagem?
Quais são as melhores pomadas anestésicas para tatuagem?
POMADA EMLA. É composta por xilocaína e prilocaína, apenas 2 gramas são indicadas em uma única aplicação, utilize cerca de uma hora antes de fazer a tatuagem.
Os dois ácidos mais comuns usados para esse procedimento são o ácido tricloroacético (ATA) e o ácido fenol. O primeiro age de forma mais rápida, causando desmações em camadas variadas da pele, até que se chegue onde estão os pigmentos da tatuagem.
Além disso, suas propriedades clareadoras não são tão poderosas a ponto de clarear o pigmento das tatuagens, visto que é depositado nas camadas mais profundas epiderme e derme, onde os princípios ativos não conseguem penetrar.
Além disso, as tatuagens recentes costumam responder melhor ao tratamento, o que significa que o processo de remoção pode ser mais rápido, sendo necessário menos sessões. No entanto, isso não significa que tatuagens antigas não possam ser removidas.
A grande preocupação de quem quer remover uma tatuagem é o receio de ficar com cicatrizes ou marcas após o tratamento a laser. O procedimento de remoção de tatuagem a laser é um método seguro e selectivo, não danificando as áreas envolventes ao pigmento, não, gerando, por conseguinte, lesões na pele.
Um dos tratamentos caseiros mais difundidos para apagar tatuagens é o sal. Tão simples como isso! É só esfregar sal na zona da pele. Só que apesar de fácil, é um tratamento inútil que pode causar ferida.
– Acabar com o sedentarismo: Manter uma vida de atividades físicas diárias ajuda a quebrar os fragmentos de tinta da tatuagem, eliminando-os mais rápido. – Manter a pele e o corpo hidratados: Cuidar bem da pele e manter-se hidratado pode ajudar a eliminar a tinta da tatuagem mais rapidamente.
Os cremes para tirar tatuagens, como TatBGone ou Tattoo-Off, podem ser utilizados em casa e ajudam a clarear a tatuagem ao longo de vários meses, sem criar qualquer tipo de lesão na pele ou dor. No entanto, este tipo de tratamento não é tão eficaz como o laser, podendo não remover completamente a tatuagem.
Pomadas. Há alguns anos chegou ao mercado o Bisphosphonate Liposomal Tattoo Removal, uma pomada que prometia remover a tatuagem com a ampliação da ação dos macrófagos. O composto é liberado no organismo, fazendo com que os macrófagos sejam direcionados apenas para a tinta, sem danificar o tecido circunvizinho.
O que é necessário? Em uma vasilha coloque meio de litro de água filtrada e adicione uma colher de chá de bicarbonato de sódio. Pegue o álcool e molhe uma pequena parte do pano limpo, feito isso, passe o pano sobre a tatuagem para esterilizar (matar as bactérias) o local. Afunde os pelos do pincel no ácido glicólico.
Os métodos recomendados pelos dermatologistas são abrasão mecânica, química, cirurgia e laser. Entre os fatores que podem interferir na escolha estão tamanho da tatuagem, cor do pigmento, qualidade da tinta, idade da tatuagem, profundidade do pigmento, entre outros, a serem avaliados pelo médico em consulta presencial.
"Se você está fazendo uma tatuagem você está lesando o local. A gente nunca recomenda aplicar em pele lesada ou inflamada", diz. "No caso da tatuagem, se o produto não é retirado, o produto vai ser levado ainda mais para dentro do corpo."
A Xilocaína é um dos nomes comerciais da Lidocaína, sendo um medicamento anestésico local indicado para o alívio da dor durante a realização de exames, instrumentações ou para prevenir as dores de um procedimento.
A pomada TKTX Black tem uma das maiores durabilidade anestésica da linha, garantindo cerca de 3 a 5 horas da pele anestesiada, com cerca de 90 a 100% da inibição dos desconfortos do procedimento.
Logo após fazer a sua tattoo, o local pode soltar um pouco da tinta que foi injetada na pele. Essa tinta pode sair acompanhada por sangue e uma secreção, chamada plasma. Esse processo pode demorar alguns dias para passar, mas tudo isso faz parte da cicatrização da tatuagem.
Quantas sessões são necessárias e quanto custa o procedimento? A média de sessões necessárias para o procedimento é de oito a dez, que devem ser realizadas com um intervalo de um a dois meses. O custo de uma sessão gira em torno de R$ 1 mil, dependendo da clínica e do tipo de laser escolhido.
É possível remover a tatuagem com limão? Não, embora algumas pessoas desinformadas criam conteúdo na internet afirmando ser possível remover tatuagens ou manchas com limão, esse é um procedimento não recomendado por dermatologistas.