O avião voa por causa do formato das asas e de outras partes, como turbinas e pás, que geram impulsos. Além disso, os caminhos que o ar percorre por todo o comprimento do avião geram diferenças de pressão que permitem o vôo.
Vamos olhar as asas de perto: o vento passa mais rápido na parte de cima das asas do que na parte de baixo. As turbinas do avião ajudam a fazer o vento passar pela asa. Essa diferença de velocidade do vento faz com que a força de sustentação fique maior do que o peso, e o avião suba!
O avião utiliza-se de outras superfícies fixas além das asas para manter o vôo, sendo elas, os estabilizadores horizontais e verticais localizados na cauda do aparelho. O estabilizador horizontal tem a função de evitar que o avião gire em torno do eixo das asas, nem baixando, nem levantando o nariz do avião.
Um carregamento inadequado reduz a eficiência da aeronave com respeito ao teto, manobrabilidade, razão de subida, velocidade e consumo de combustível, podendo ser motivo para interrupção de um voo, ou mesmo de seu cancelamento.
Como os aviões conseguem voar, mesmo sendo tão pesados?
O voo de um avião é possível graças ao equilíbrio de quatro forças fundamentais: sustentação, peso, empuxo e arrasto. A sustentação é a força que contraria o peso da aeronave, permitindo que ela se mantenha no ar. Essa força é gerada pelas asas, que possuem um design especial conhecido como aerofólio.
Por que os aviões não conseguem voar acima do teto operacional?
Geralmente não ultrapassam esses 12 km para os aviões comerciais. Acima dessa altitude o ar fica tão rarefeito que a queima de combustível fica prejudicada e o motor não consegue funcionar adequadamente.
O que acontece se o peso do avião se deslocar para frente?
É a distribuição de pesos no interior da aeronave. Cargas fora da posição correta obrigam o piloto a defletir o profundor para compensar tendências de nariz ou cauda pesados.
Quando o avião está próximo do solo, ele está perto o suficiente para que sua velocidade seja medida em relação a um ponto de referência, permitindo-nos perceber sua velocidade.
Quanto mais pesado, maior a velocidade necessária para decolagem. Isso exige que o avião percorra um comprimento maior de pista para sair do chão. Na hora do pouso, o avião mais pesado demora mais para parar.
Os pousos e decolagens de aviões são sempre feitos contra o vento. Isso porque, ao correr contra o vento, aumenta-se a sustentação das aeronaves, o que torna as operações mais seguras.
Aviões que parecem parados no ar não são nenhum truque ou algo paranormal; O fenômeno pode acontecer devido a ventos que impedem que ele se locomova normalmente, reduzindo sua velocidade; Outro motivo é uma ilusão de ótica causada pelo avião estar voando no sentido contrário do observador.
“Isso normalmente acontece quando você tem algum tipo de perda de superfície. Tecnicamente falando foi uma perda de controle em voo. Normalmente há uma perda de parte, perdeu uma parte da asa… ou ocorreu gelo muito severo que modificou a sustentação, isso pode causar esse tipo de acidente também”, afirmou à CNN.
Eles voam praticamente da mesma maneira que durante o dia. Aviões comerciais não são realmente pilotados olhando pela janela como você imagina com um carro. Eles são durante a decolagem e o pouso, mas para a maior parte do voo isso é feito por instrumentos no cockpit.
Para isso, são abastecidas com combustível, água e alimentos para garantir a normalidade durante o tempo que estará no ar. Alguns modelos de aviões comerciais de grande porte devem voar ao menos cerca de 10 horas por dia para manter uma operação lucrativa.
Durante uma turbulência, é comum sentir o avião balançar, mas é importante lembrar que as aeronaves são construídas com materiais extremamente resistentes e flexíveis, capazes de absorver e dissipar a energia gerada por essas perturbações atmosféricas.
❓❓Quando o avião chega a 10 mil pés, significa que ele está em uma altitude segura e mais estável. A tripulação pode, então, começar a servir os passageiros, preparar o serviço de bordo e realizar outras tarefas sem se preocupar com as condições de decolagem.
Primeiro, as bússolas dos aviões não funcionam corretamente quando estão logo acima dos polos magnéticos. Isso dificulta que os pilotos sigam a rota. Segundo, o frio extremo é um problema.
Se um avião comercial voar muito alto, encontrará ar menos denso passando sobre as asas para criar sustentação. Isso pode fazer com que a aeronave perca velocidade considerável e fique fora de controle. A altitude exata para esse tipo de ocorrência pode variar conforme as condições climáticas e o peso.
O que acontece com o corpo humano na queda de um avião?
As forças na queda são intensas e podem reduzir o fluxo sanguíneo ao cérebro, levando à perda de consciência. Além disso, podem resultar em queda de pressão e diminuição do oxigênio no cérebro, o que também deixa o indivíduo inconsciente.
Os pilotos fazem esse aviso para que a tripulação saiba que pode entrar em contato com eles, pois antes de dez mil pés a cabine de comando é que exige mínima contaminação por parte dos comissários para que os pilotos tenha maior concentração abaixo de dez mil pés.
A cada 100 horas de voo realizadas durante a madrugada, os comandantes de jato cometem, em média, 9,5 erros de nível 3, o mais perigoso para a segurança da aeronave. Nos demais períodos do dia a probabilidade de haver um sério equívoco operacional se reduz praticamente à metade.
Sustentação. Esta força é o componente vertical da aerodinâmica, que age no centro de pressão. Na prática, ela compensa o peso da aeronave. A aerodinâmica, por sua vez, é uma força perpendicular a asa, resultante da diferença entre as pressões dinâmica (ar em movimento) e estática (em repouso).