Como um avião é capaz de se sustentar no ar sem cair?
Devido à geometria aerodinâmica da asa, há diminuição da pressão atmosférica em cima da asa em relação à pressão embaixo dela. É a maior pressão de baixo para cima, portanto, que supera a força da gravidade e que mantém o avião suspenso no ar”, elucida o docente.
O avião utiliza-se de outras superfícies fixas além das asas para manter o vôo, sendo elas, os estabilizadores horizontais e verticais localizados na cauda do aparelho. O estabilizador horizontal tem a função de evitar que o avião gire em torno do eixo das asas, nem baixando, nem levantando o nariz do avião.
Como a física do avião funciona. O avião sai do chão e permanece no ar, sem cair, por dois fatores: resistência do ar e peso da aeronave. Ao decolar, o vento bate de baixo e “suga” as asas para cima. Isso gera a força necessária para tirá-lo do chão.
A pressão maior abaixo da asa cria uma força chamada sustentação, que é o principal responsável por manter o avião no ar. É como se a asa fosse “sugada” para cima pelo ar que flui mais lentamente abaixo dela. Essa sustentação precisa ser maior do que o peso do avião para que ele se eleve.
O formato da asa causa uma perturbação na corrente de ar, este é acelerado para baixo e produz uma força de reação, de acordo com as leis de Newton, dando sustentação à asa.
O TCAS funciona de maneira simple: o transponder – conjunto de equipamentos eletrônicos – capta através de ondas de rádio, informações de aeronaves que estejam em um raio de cerca de 65 km, interpretando sua posição, altitude, velocidade, direção e calcula a rota programada, emitindo avisos aos pilotos, caso uma ...
Um possível acúmulo de camadas de gelo sobre as asas pode mudar a curvatura delas. Assim, há perda de sustentação. Se muda demais essa curvatura, a aeronave perde a sustentação e, nesses casos, é como se ele deixasse de ser um avião e passasse a ser uma como uma pedra, que foi o que vimos hoje.
Um avião pode voar sem parar por várias horas, dias ou até meses, como no recorde de voo mais longo da história. Mas, quando pousam, precisam "descansar" antes de voar de novo?
É sim! . Quando o vento que vem de encontro ao avião, chamado de vento de Proa, é tão forte que iguala a potência do motor do avião e ele não consegue "vencer" esse vento! .
Quando o avião está próximo do solo, ele está perto o suficiente para que sua velocidade seja medida em relação a um ponto de referência, permitindo-nos perceber sua velocidade.
À noite, o ar tende a ser mais frio do que de dia, melhorando as condições para que a aeronave decole. O ar mais frio e, ocasionalmente, mais seco, se torna mais denso, o que facilita o pouso e a decolagem dos aviões.
Os flaps que se abrem para cima criam uma força decrescente, além de reduzir a velocidade do ar, forçando o avião em direção ao solo; inversamente, os flaps que se abrem para baixo criam uma força ascendente que empurra o nariz da aeronave para o ar.
“Isso normalmente acontece quando você tem algum tipo de perda de superfície. Tecnicamente falando foi uma perda de controle em voo. Normalmente há uma perda de parte, perdeu uma parte da asa… ou ocorreu gelo muito severo que modificou a sustentação, isso pode causar esse tipo de acidente também”, afirmou à CNN.
32 horas em quaisquer 7 dias consecutivos (com um descanso de 24 horas consecutivas durante este período). 100 horas em qualquer mês civil. 1.000 horas em qualquer ano civil.
Voo mais longo do mundo, no qual passageiros veem sol nascer 2 vezes, decola em 2026. Voar longas distâncias não é incomum, com muito voos durando 10, 12, 14 horas. Mas uma grande companhia aérea planeja quebrar todos os recordes ao lançar voos com duração entre 19 e 22 horas, conectando Sydney a Nova York e Londres.
Qual a velocidade mínima para um avião se manter no ar?
De maneira geral, para introduzir uma noção sobre essa questão, podemos afirmar que a estimativa de um avião comercial é que se mantenha no ar voando acima de 200 km/h – ou aproximadamente 108 kn (nós, unidade de medida comumente utilizada na aviação).
O que acontece com o piloto quando o avião perde altitude?
Quando o avião cai, perde altitude repentinamente, a primeira atitude do piloto é acelerar”, disse o perito. “É claro que se houve formação de gelo suficiente para fazer com que a aeronave caísse, os pilotos iriam também acelerar a aeronave, isso é fato.
Iniciando, o avião voa por conta de impulsos gerados pelo formato das suas partes: asas, turbinas e pás. O voo é possível também devido aos caminhos que o ar percorre pela aeronave, gerando diferenças de pressão. O avião quando sai do chão e permanece no ar, sem cair, devido a resistência do ar e peso da aeronave.
Os dados são compilados pela consultoria Aviation Safety Network. O ATR-72 é um turboélice comercial bimotor de médio porte e asas altas cujo primeiro voo se deu em 1988. De lá para cá, foram registrados 403 ocorrências envolvendo a aeronave, sendo 66 acidentes e 532 mortes.
Aviões que parecem parados no ar não são nenhum truque ou algo paranormal; O fenômeno pode acontecer devido a ventos que impedem que ele se locomova normalmente, reduzindo sua velocidade; Outro motivo é uma ilusão de ótica causada pelo avião estar voando no sentido contrário do observador.
Usando a comunicação via antenas de transmissão localizadas em determinados pontos, o piloto consegue as orientações sobre quais rotas seguir. Apesar do avanço da tecnologia, o VOR ainda é utilizado por diversos pilotos.