Lasers. Se a hiperpigmentação for de origem genética, os lasers são a solução, segundo a médica especializada em procedimentos faciais Ariana Mendonça. Os mais indicados para essa finalidade são os lasers de túlio e o Q-switched, que promovem o clareamento e ainda estimulam a hidratação da boca.
Normalmente são necessárias técnicas especiais para eliminar as manchas castanhas dos lábios, como um peeling. Também podem usar como complemento ou tratamento, produtos de dermocosmética formulados especificamente para tratar a manchas de pigmentação, corrigir, uniformizar a tez e proteger a pele.
É importante hidratar bastante, principalmente no frio, fazer uso de protetor solar, mesmo no frio. E investigar se existem outros fatores que podem estar escurecendo os lábios.
Manchas pretas na boca podem ter várias causas, como bolhas ou hiperpigmentação. Em casos raros, elas podem indicar algo mais sério, como câncer de boca. Muitas condições inofensivas podem causar o desenvolvimento de uma ou mais manchas pretas na boca.
Laser: Os procedimentos a laser envolvem a emissão de luz ou calor na área afetada, capaz de promover o clareamento e ainda estimulam a hidratação da boca. Desse modo, Os mais indicados para clarear os lábios escurecidos são os lasers de túlio e o Q-switched.
MANCHAS ESCURAS na BOCA o que podem ser? Quando buscar ajuda? #estomatologia #melanina #dicas
Porque a boca fica preta?
A mucosa oral tende a ser mais escura em indivíduos de pele escura, porque seus melanócitos (células que produzem a melanina, o pigmento que dá cor ao cabelo, à pele e aos olhos) são mais ativos.
Aposte em ativos clareadores para reduzir manchas na pele
Já o ácido kójico é uma boa opção para manchas de acne e melasma. O ácido tranexâmico também é eficaz no clareamento de manchas, e o ácido glicólico promove renovação celular, deixando a pele mais iluminada.
O que é HPV na boca? O HPV é um DNA vírus que possui tropismo por pele e mucosas do organismo. Quando está presente na mucosa oral, as manifestações clínicas mais frequentes são condiloma, papiloma e verruga na cavidade oral. São causados principalmente pelo HPV 6 e 11.
Manchas escuras: manchas escuras nos lábios podem significar mancha melânica ou nevos melanocíticos( pintas escuras- nome popular), em alguns casos podem indicar a Síndrome de Peutz-Jeghers, que está associada a tumores internos principalmente do trato gastrointestinal.
O câncer de boca pode se manifestar sob a forma de feridas na boca ou no lábio que não cicatrizam, caroços, inchaços, áreas de dormência, sangramentos sem causa conhecida, dor na garganta que não melhora e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na parte interna da boca ou do lábio.
Hidratação. A boa e velha hidratação é uma das vias de corrigir o problema, conforme explica a dermatologista Clarissa Borges. “Lábios mais hidratados são mais resistentes a fatores ambientais que podem resultar no escurecimento. Por isso, a hidratação labial não deve ser negligenciada”, afirma.
A boca pode apresentar zonas azuis escuras ou pretas devido à massa de uma obturação, ou a grafite, como consequência de uma queda com um lápis na boca, ou devido a uma verruga.
Qual é uma receita caseira para clarear os lábios da boca?
Mistura 3 colheres de café de açúcar, 1 colher de sopa de mel e um pouco de óleo numa tigela pequena até que o mel e o açúcar derretam juntos. Aplica a máscara nos lábios com uma escova de dentes durante dois a cinco minutos com movimentos circulares.
Podem ocorrer manchas nos lábios. Várias manchas pequenas espalhadas, de coloração negro-acastanhada, podem ser um sinal de uma doença hereditária chamada síndrome de Peutz-Jeghers, na qual pólipos se formam no estômago e intestino.
A neutralização labial é uma técnica de micropigmentação que é usada para corrigir cores indesejadas nos lábios, como pigmentos acinzentados, azulados ou arroxeados. Essa técnica é usada principalmente em pessoas que têm lábios escuros ou com manchas.
“A hiperpigmentação nos lábios tem aparência de sardas ou manchas mais escuras. O tabagismo, a exposição solar prolongada e o contato com substâncias específicas, presente em alguns medicamentos, favorecem o surgimento dessas marcas”, conta a especialista.
Quando um paciente é acometido pela cianose, suas unhas, lábios e mucosas ganham uma coloração azulada. É normalmente alguns dos sintomas da doença, que podem interferir na oxigenação e na circulação do sangue, como a insuficiência cardíaca congestiva (ICC) ou a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).
“A saliva é muito ácida e acaba irritando a pele que fica ao redor dos lábios, causando manchas escuras nesta região”, afirma a dermatologista Gabriella Albuquerque.
A rachadura dos lábios, também chamada de queilite, pode ser causada por vários fatores externos, como clima frio, sol ou alérgenos no batom. Os lábios ficam secos, doloridos e rachados.
O principal sintoma de HPV é a presença de verrugas irregulares de tamanhos variáveis na região genital do homem e da mulher, que também podem aparecer na boca ou na garganta. Eventualmente, o paciente ainda pode sentir coceira e ardência no local.
Para lesões visíveis na mucosa oral, a aplicação de terapias tópicas pode ser uma opção, assim como a ressecção. Essas terapias visam destruir ou remover as verrugas e lesões causadas pelo HPV. No entanto, é fundamental ressaltar que a eficácia desses tratamentos pode variar de pessoa para pessoa.
A mucocele, também conhecida como cisto mucoso, é uma espécie de bolha que se forma no lábio, língua, bochechas e/ou céu da boca. É provocada pelo acúmulo de saliva no interior do tecido, isso pode acontecer pelo rompimento de canais que transportam a saliva devido a algum trauma ou pancada local.
O que fazer: Para eliminar as manchas escuras ou brancas causadas pela falta de escovação dos dentes, é recomendado melhorar a higienização bucal, escovando a língua, com movimentos de trás para frente, pelo menos 2 vezes por dia e usando um enxaguante bucal que deve ser recomendado pelo dentista.
Café: o consumo exagerado do café, bem como do chá preto, pode levar a aparência dos lábios a se tornar mais escura devido aos corantes presentes nas bebidas. Para evitar esse problema, o consumo moderado é recomendado. Cosméticos: os produtos de beleza também podem causar a pigmentação labial.
Alguns casos de manchas no céu da boca são mais simples, como uma afta ou resíduos de alimentos, que saem com uma boa escovação. Porém, outros podem indicar doenças graves, como o melanoma maligno, um tipo de câncer.