Para feridas com esfacelo mais espesso ou duro, podem ser utilizados curativos que promovem o desbridamento enzimático ou mecânico, como alginatos ou gazes impregnadas com soluções enzimáticas. Esses curativos ajudam a quebrar o tecido necrótico e removê-lo da ferida.
Como posso remover esfacelo de uma ferida em casa?
Use água, soro fisiológico ou uma solução para limpeza de feridas; A limpeza pode ser feita sob água corrente para remover detritos que estejam presentes.
Desbridamento autolítico: utiliza as enzimas naturais do corpo para eliminar o tecido desvitalizado;
Desbridamento enzimático: envolve o uso de um produto químico ou a aplicação de um tratamento tópico no leito da ferida onde o esfacelo está presente e trabalha para quebrar o esfacelo;
O Gel Cicatrizante Dersani Hidrogel é indicado para feridas secas, periféricas ou profundas, com ou sem infecção, com necrose ou esfacelo, causadas por: Úlceras venosas e arteriais.
Lave a lesão com soro fisiológico 0,9% morno ou em temperatura ambiente ou com outro líquido específico para limpeza de feridas (como os com PHMB), aplicando-o em jatos.
É POR ISSO QUE A FERIDA NÃO CICATRIZA - MOTIVOS QUE IMPEDEM A CICATRIZAÇÃO
Como devo tratar uma ferida amarelada?
A coloração do pus, que pode variar entre amarelo e verde, juntamente com o odor, pode indicar o nível de infecção ¹; O tratamento de feridas com pus envolve limpeza cuidadosa, aplicação de pomadas antibióticas como a Nebacetin e o uso de curativos adequados.
Para desbridar uma fístula ou ferimento perfurante que vai de um lado a outro, umedecer uma gaze e puxá-la delicadamente ao longo do trato na direção oposta à perfuração utilizando uma pinça ou hemostato. Após o desbridamento, irrigar novamente a ferida para remover quaisquer fragmentos remanescentes.
Fibrina ou esfacelo: é uma proteína insolúvel formada a partir do fibrinogênio pela ação proteolítica da trombina durante a coagulação normal do sangue. Na lesão, a fibrina é aderente aos tecidos e tem coloração esbranquiçada ou amarelada, podendo ser confundida com pús (UNICAMP, 2000).
Escara (tecido inviável): necrose preta ou marrom. Tecido desvitalizado que pode estar solto, aderido, duro, macio ou com flutuação (Figura 5). Fonte: Acervo pessoal. Esfacelo (tecido inviável): é um tecido suave, úmido e não vascularizado.
Isso pode ser feito por meio da aplicação de soluções antissépticas, como clorexidina ou iodo povidona, ou por meio da utilização de curativos antimicrobianos, como a prata.
O desbridamento enzimático atua com a ação da enzima (mais comuns a Colagenase clostridiopeptidase, bromalina e papaína) quebrando as fibras de colágeno que unem o tecido necrosado ou esfacelado ao leito da ferida(3). A base de colagenase é a mais utilizada com bons resultados.
Em seguida o tecido se desfaz, formando esfacelo, um tecido de característica fibroso e úmido que adere ao leito da ferida. Esfacelo pode ser verde ou acinzentado na presença de infecção (Fig 4).
Você já se perguntou o que são aquelas camadas esbranquiçadas ou amareladas que surgem nas feridas durante o processo de cicatrização? Apesar de muitas vezes serem confundidas com pus, essas camadas correspondem a esfacelo ou biofilme, já que a fibrina só pode ser visualizada ao nível microscópico.
É melhor cobrir o machucado ou deixar ele respirar?
Não tem crença popular mais conhecida do que aquela que diz que a ferida tem de “tomar ar” para sarar. Você certamente já deve ter ouvido isso muitas vezes da sua mãe ou da sua avó quando se ralava no chão. Infelizmente, deixar o ferimento “respirar” não acelera a cicatrização.
Quando o machucado gera muito exsudato é preciso fazer uso de coberturas absorventes, capazes de drenar a quantidade de líquido extra. Por vezes, também é necessário proteger a pele do excesso de fluido com cremes ou mesmo sprays barreira, que formam uma película protetora, ajudando a preservar a pele.
Colagenase é destinada como agente desbridante enzimático, quando indicado o desbridamento, em feridas, úlceras e lesões necróticas, em geral. Promove o preparo do leito da ferida através da limpeza enzimática das áreas lesadas, com uma cicatrização uniforme e de forma mais rápida.
A drenagem consiste em uma pequena incisão ou corte no local da boca onde há um acúmulo de pus e na subsequente drenagem do material infeccioso. Ele pode acontecer de forma natural, em que o pus sai através do corte, ou com a ajuda de um dreno, nos casos em que há um volume muito maior de secreção.
A pomada Basilicão é indicada para atenuar os sintomas dos furúnculos pois ajuda a reduzir a dor e a inflamação e a retirar o pus. Para amenizar os sintomas dos furúnculos ajudando a reduzir a dor e a inflamação e também a retirar o pus.
Compressa Quente: Aplicar uma compressa morna no local várias vezes ao dia pode ajudar a aliviar a dor e promover a drenagem natural do pus, facilitando a cicatrização. Mel Cru: O mel possui propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias.