A palavra “país”, com acento agudo na vogal “i”, tem duas sílabas. Como o encontro vocálico entre elas fica separado, trata-se de uma palavra com hiato. Já a palavra “pais”, sem acento agudo, tem uma única sílaba, ou seja, as vogais permanecem na mesma sílaba. Assim, trata-se de uma palavra com ditongo.
Os dígrafos ocorrem quando duas letras são usadas para representar um único fonema, como rr, ss, sc, sç e xc. Na divisão silábica, os casos citados devem ser separados. Vogais de hiatos (duas vogais juntas, porém em sílabas vizinhas) também precisam ser divididas.
Já entre vogais, o som é fraco (ex: caro), e para manter o som forte, usamos RR (ex:carro) 🔹 S pode ter som de /z/ entre vogais (ex: casa) e som de /s/ em outros contextos. Para manter o som de /s/ entre vogais, usamos SS (ex: passo).
Isso se deve ao conceito de vogal que a gramática estabelece: a vogal é a base da sílaba, é o som vibrante que não é obstruído pela cavidade bucal no momento da pronúncia.
Separar as sílabas das palavras é dividi-las em pedaços que formam cada uma delas. Uma regra básica da separação de sílabas é saber que cada sílaba tem, pelo menos, uma vogal. As sílabas das palavras são separadas por um hífen.
Um ditongo está em uma palavra que possui ao menos uma sílaba com duas vogais, ou melhor, com uma vogal e uma semivogal. De modo que, quando pronunciamos a sílaba da palavra, reproduzimos o som das duas vogais de uma só vez. Já um hiato, possui o encontro de duas vogais, porém, em sílabas diferentes.
Com a revogação dessa regra pela entrada em vigor do novo acordo ortográfico, o uso da maiúscula se restringe aos nomes próprios, e devem escrever-se com inicial minúscula os substantivos comuns: “o governo”, “o país”, "o povo", "a nação", “a língua portuguesa”, etc.
O hiato é um tipo específico de encontro vocálico, no qual ocorre de duas vogais aparecerem lado a lado na palavra, mas pertencerem a sílabas diferentes. Entre as combinações de sons da língua portuguesa há os encontros vocálicos, que ocorrem quando duas ou mais vogais se encontram na palavra.
Existe alguma forma de distinguir a palavra pais (como sendo o pai e mãe) do plural de pai (pais). Por exemplo, na seguinte frase: "Os pais dos empregados são licenciados." Que pais são estes? Lembrei-me da palavra progenitores, mas essa nem sempre está correcta pois existem pais adoptivos.
Entre vogais usamos RR quando o som é forte. Exemplo: carro – ferradura – carroça. Ortografia: emprego de SS - S Em início de palavras usamos somente um S. Exemplo: sapo – Sara – suco.