Afinal, é bem vindo ou bem-vindo? A palavra correta é "bem-vindo", ou seja, com o uso de hífen. Portanto, toda vez que for saudar uma pessoa é preciso escrever "bem-vindo(a)" e não "bem vindo" separado e sem o hífen. Confira alguns exemplos a seguir do uso correto da palavra aplicada em frases.
Qual a forma correta de escrever "sejam bem-vindos"?
O correto, segundo a nova ortografia, é escrever “bem-vindo”, com hífen. O hífen é usado porque o “bem” é um prefixo, e assim, a palavra “bem-vindo” se torna um adjetivo, devendo sempre ser escrito com hífen. Veja exemplos e entenda melhor sobre cada um abaixo: “Sejam todos muito bem-vindos ao colégio”
Como escrever bem-vindo de acordo com a nova ortografia?
Bem vindo ou bem-vindo: qual a forma correta? Devemos escrever “bem-vindo” (com hífen), essa é a forma correta dessa palavra, como é possível verificar nos seguintes exemplos: Bem-vindo, Leopoldo!
A palavra “bem-vindo” leva hífen. A expressão “bem-vindo” é ligada por hífen. Esse é um típico caso de palavra formada por justaposição, ou seja, pela junção de duas palavras (ou de dois radicais) diferentes para formar uma terceira palavra.
Como prefixo, bem exige hífen sempre: bem-arrumado, bem-afortunado, bem-aceito, bem-sucedido, bem-humorado, bem-estar, bem-querer. Há, no entanto, compostos em que bem aglutina-se com o segundo elemento: benfeito, benfazer, benfeitor, benquerer, benquisto.
As sílabas de uma palavra devem ser separadas com hífen. Não separamos ditongos, tritongos e dígrafos (com exceção de “rr”, “ss”, “sc”, “sç” e “xc”). As vogais dos hiatos devem ser separadas na divisão silábica.
Hífen e barra. O emprego do hífen na prefixação está resumido no verbete sobre hifenização do acordo ortográfico deste manual. Utiliza-se hífen para separar uma palavra composta sempre que a segunda for um substantivo e quando ambas formarem um único conceito ou significado.
Os dígrafos ocorrem quando duas letras são usadas para representar um único fonema, como rr, ss, sc, sç e xc. Na divisão silábica, os casos citados devem ser separados. Vogais de hiatos (duas vogais juntas, porém em sílabas vizinhas) também precisam ser divididas.
A palavra “bem-vindo” é composta, formada pela justaposição das palavras “bem” e “vindo”. Como essa junção forma um novo conceito e, portanto, uma nova palavra, unem-se as duas por meio do hífen (-).
Saiba, então, que a forma correta de saudar alguém é com “bem-vindo”, com hífen. Assim como, “bem-vinda/bem-vindos/bem-vindos”. Os termos semelhantes seguem a mesma regra: “boas-vindas”, “bem-recebido”, ”bem-acolhido”, entre outros. É válido lembrar que a palavra Benvindo existe, mas é um nome próprio.
Independente dos motivos que levam ao fim de um casamento – ausência de diálogo, desinteresse afetivo, incompatibilidade de gênio; insatisfação sexual; infidelidade; violência doméstica, excesso de ciúmes – nós não conseguimos atravessar esse momento sem a sensação de 'luto'.
Emprega-se o hífen nos vocábulos em que o prefixo ou falso prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por vogal igual. Exceção: Nos prefixos átonos (não possuem acento) co-, pre-, re– e pro-, não se usa o hífen: coordenar, reescrever, propor, preestabelecer.
A única forma correta é guarda-chuva, com hífen. Logo, escrever guarda chuva, sem hífen, está errado. Guarda-chuva é uma palavra composta, portanto precisa ser escrita com hífen. O termo guarda-chuva é um substantivo composto formado por justaposição da forma verbal “guarda” e do substantivo “chuva”.
Dia tem duas sílabas: di-a. Na translineação, como a palavra é muito pequena, evita-se separar o a da sílaba di-. Note-se que neste caso, mesmo na pronúncia mais rápida, não se forma ditongo.
Ditongo: O ditongo é a sequência de uma vogal e uma semivogal na mesma sílaba. Quando o nome da rua possui um ditongo, a separação deve ser feita entre as vogais. Por exemplo, se a rua se chama “Rua Sol”, a separação correta seria “Rua Sol”. Tritongo: O tritongo é a sequência de três vogais na mesma sílaba.