Isto é, pessoas que cometeram algum delito grave, como roubo, estupro, assassinato… O conselho de anciões expulsou essas pessoas do sistema de castas, ficando elas fadadas a humilhações e condenadas a só poder fazer trabalhos de limpeza nas ruas, crematórios, esgotos etc. Filhos e netos de dalits também são dalits.
Os 200 milhões de Dalits da Índia encontram-se entre os cidadãos mais marginalizados do país, condenados aos escalões mais baixos da sociedade por uma rígida hierarquia de castas. Cotas em instituições estatais para Dalits reduziram as lacunas na educação, renda e saúde.
Dalit ou intocável é um termo usado inicialmente pelos ingleses para designar as pessoas que, dentro do costumes hindus baseados nas leis de Manu, foram expulsas de sua casta. Isto é, pessoas que cometeram algum delito grave, como roubo, estupro, assassinato…
O termo dálite (dalit) foi utilizado pela primeira vez em finais do século XIX pelo ativista Jyotirao Phule para designar o que, no sistema de castas na Índia, são designados como "xudras", grupo formado por trabalhadores braçais, considerados pelos escritos bramânicos, sobretudo o Manava Darmaxastra, como "intocáveis" ...
Sendo membros da casta mais alta, os brâmanes historicamente gozaram de uma posição social privilegiada — independentemente de sua riqueza. Culturalmente, a maioria dos brâmanes é conhecida por praticar um vegetarianismo rígido, apesar de, atualmente, a prática variar conforme a região.
Os sudras ou shudras (em sânscrito: शूद्र; romaniz.: śūdra) são a quarta e mais baixa casta (varṇa) hindu, constituída por aqueles que têm por natureza, o servilismo.
Depois vinham as pessoas de natureza empreendedora, como fazendeiros, mercadores e comerciantes chamados Vaishas, que tinham a função de gerar riquezas para a sociedade. Por último vinham os Sudras de natureza servil.
Brahma, o criador: Considerado o deus supremo, Brahma surgiu, segundo os hinduístas, como encarnação do espírito universal Brahman. Praticamente não é cultuado hoje, por ser "uma força tão sutil que nem consegue ser imaginada por quem não tem elevação espiritual.
Eles conseguem saber a qual casta uma pessoa pertence apenas pelo sobrenome. Foi por isso que os Sikhs, religião monoteísta muito popular no norte da Índia e que rejeita a divisão de castas, adotaram para todos os seus membros um mesmo sobrenome: Singh para homens e Kaur para mulheres.
No topo da ordem hierárquica estavam os brâmanes, que eram principalmente professores e intelectuais; acredita-se que eram descendentes de Brahma. Então, vieram os Kshatriyas ou os guerreiros e governantes, supostamente de seus braços. Em terceiro, os Vaishyas, ou mercadores, que foram criados a partir de suas coxas.
Os dalit, também conhecidos como párias, são todos aqueles que violaram o sistema de castas por meio da infração de alguma regra social. Em conseqüência, realizam trabalhos considerados desprezíveis, como a limpeza de esgotos, o recolhimento do lixo e o manejo com os mortos.
Na Índia, os párias são considerados inferiores e não têm acesso a direitos básicos como saúde e educação. A palavra dalit significa algo como pisoteado. Mais de 50 mil ¿dalits¿ foram ao Fórum da Índia em 2004.
Dalit ou intocável é um termo usado inicialmente pelos ingleses para designar as pessoas que, dentro do costumes hindus baseados nas leis de Manu, foram expulsas de sua casta. Isto é, pessoas que cometeram algum delito grave, como roubo, estupro, assassinato…
Os brâmanes são vistos como o arquétipo do homem dedicado à verdade, à austeridade e à conduta pura. No Mahabharata e nos textos hindus pré-medievais, de acordo com Hiltebeitel, "é importante reconhecer, teoricamente, que o varna não é genealógico.
Atualmente, existem cerca de 3 mil castas distintas na Índia. A proliferação do número de castas se deve, principalmente, pelo crescimento populacional e também pelo dinamismo e diversidade das atividades produtivas, promovidas pelo crescimento econômico que o país vem passando nos últimos anos.
O Trimurti era composto por Brama, Shiva e Vishnu. Brama era conhecido também por Brihm ou Brahm, e desde o início foi considerado como o deus supremo do panteão hindu. Associados ao Trimurti surgem outros deuses, como Indra e Vayu (associados a Vishnu) e Varuna e Yama (a Shiva). Cada deus Trimurti era hermafrodita.
Deusa da morte do ego, é a "esposa" do deus Shiva em algumas vertentes do hinduísmo. Já segundo os Vedas, Shiva é transformado em Kali, que seria um de seus lados, para trazer o fim da maldade. Segundo o tantrismo, é a divina "mãe" ou pai do universo, destruidor(a) de toda a maldade.
Sendo a cidade mais rica da Índia, Mumbai é muitas vezes comparada a Nova York – um lugar de oportunidades onde todos vêm de outro lugar, na esperança de crescer e sustentar as suas famílias, muitas vezes vindos de cidades rurais mais pobres.
O sistema de castas divide os hindus em quatro categorias principais: Brahmins, Kshatriyas, Vaishyas e Shudras. Muitos acreditam que os grupos se originaram de Brahma, o deus hindu da criação.
Os povos indo-arianos fazem parte de um grupo etnolinguístico de falantes de diversas Iínguas indo-arianas e vivem, predominantemente, no Sul da Ásia. Os atuais descendentes desse grupo contabilizam mais de 1 bilhão de pessoas, ou 1/7 da população mundial.
Os sudras são a quarta casta, aqueles que têm a natureza servil. São os trabalhadores braçais. Depois dos brâmanes, kshatria e vaishas vêm os sudras que são comparados aos pés de Brahma. Os sudras têm orgulho de ser sudras, pois cabe a eles o trabalho mais pesado.
O Direito hindu é o Direito tradicional da Índia, o qual é aplicado pelos e aos adeptos do hinduísmo em determinadas situações, enfatizando o Direito de Família e coexistente com o Direito indiano.