Nessa palavra, a sílaba tônica (pronunciada com mais intensidade) é “pás”. As demais sílabas são átonas. Identificando a sílaba tônica é possível classificar as palavras em oxítona, paroxítona ou proparoxítona. A palavra “pássaro” é proparoxítona.
Os dígrafos ocorrem quando duas letras são usadas para representar um único fonema, como rr, ss, sc, sç e xc. Na divisão silábica, os casos citados devem ser separados.
Já entre vogais, o som é fraco (ex: caro), e para manter o som forte, usamos RR (ex:carro) 🔹 S pode ter som de /z/ entre vogais (ex: casa) e som de /s/ em outros contextos. Para manter o som de /s/ entre vogais, usamos SS (ex: passo).
Separação Silábica: regras da divisão das palavras em sílabas
Onde é o acento de pássaro?
Acento Agudo (´): Indica que a vogal sobre a qual é colocado é tônica e aberta. É o acento mais comum em português. Exemplos incluem "café", "é", "pássaro".
Por exemplo, em "pássaro" e "passaro", o acento agudo sobre o "á" indica que a sílaba tônica é a última, enquanto em "passaro," a sílaba tônica é a primeira.
Se fizermos a divisão silábica, teremos: /ka.ru/ e /ka.Ru/. Como o som [R], entre vogais, corresponde a dois -rr-, a divisão, do ponto de vista fonético, é ca. rro. Porém, para efeitos de translineação, estas duas consoantes dividem-se; temos assim car-ro.
As vogais dos hiatos devem ser separadas na divisão silábica. De acordo com o número de sílabas, as palavras podem ser monossílabas, dissílabas, trissílabas ou polissílabas. Na translineação, não devemos deixar uma letra isolada no final ou no início da linha.